TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO ESTAGIO SUPERVISIONADO ENSINO FUNDAMENTALII

Por:   •  6/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.606 Palavras (7 Páginas)  •  961 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Nilza dos Santos Cintra - RA 397101

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO –ENSINO FUNDAMENTALll

                                     Bonito - MS

                                                     2015

[pic 2]

NILZA DOS SANTOS CINTRA - 397101

RELATÓRIO FINAL DE ESTAGIO SUPERVISIONADO – ENSINO FUNDAMENTAL Il

Relatório apresentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-UNIDERP, como exigência para aprovação da disciplina de estágio supervisionado sob a orientação da professora-tutora presencial SimaraAndrade Xavier.

BONITO-MS

2015

SUMÁRIO

1 - Ficha de Identificação do Aluno.........................................

2- Introdução..........................................................................

3-Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado Ensino fundamental Il..........................................................

4 – Observação e Interação na Escola..........................................

5 – Plano de Aula..........................................................................

6 – Regência..................................................................................

8-considerações finais..........................................................

      9- Referências Bibliográficas.......................................................

       Anexos...............................................................................

FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DO ESTAGIÁRIO

Nome do Estagiário: NILZA DOS SANTOS CINTRA

RA: 397101

 Curso: Pedagogia:

Semestre:

Ano: 2015

Início do estágio: 01/06/2015

Término do Estágio: 09/06/2015

Introdução

O presente relatório é uma síntese das observações e regência realizada na Escola Municipal João Alves da Nóbrega, situada à rua Santana do Paraíso, no Bairro Vila América na turma do 5°ano A matutino do ensino fundamental da professora Dulce, com o total de 32 alunos matriculados.

O presente estágio de docência no Ensino Fundamental tem como objetivo, observar como se desenvolve o ensino em sala de aula, de que maneira a professora conduz a aprendizagem, como se processa a apreensão do conhecimento pela criança. Objetiva ainda analisar como é a interação dos alunos com a professora, dos alunos entre si e com o ambiente no cotidiano escolar.
O referido estágio é de suma importância para instrumentalizar o estudante de Pedagogia e futuro profissional da educação, para que o mesmo se familiarize com a prática da sala de aula, conviva com os alunos e professores e habituem-se ao ambiente escolar com seus problemas, desafios, dificuldades, mas também repleto de alegria, realizações e, sobretudo, cheio de crianças e jovens transbordantes de vida e vontade de aprender.

Os dados relativos ao estágio serão apresentados seguindo esta ordem: 1ª parte, sobre funcionamento e estrutura da instituição, 2ª parte,sobre as observações feitas durante o estágio e 3ª parte, que são as conclusões feitas a partir da minha prática docente durante o estágio.

Todo o estágio ocorreu na Escola Municipal João Alves da Nóbrega, no mês de maio de 2015. Escolhi esta instituição pela proximidade com minha residência. Esta instituição me elucidou muitos aspectos importantes, tanto na relação entre os docentes, quanto na relação aluno-professor. Portanto durante este estágio pude vivenciar diferentes práticas e formas de trabalho com as crianças.

Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental Il

A escola João Alves da Nóbrega é uma escola municipal de educação infantil e ensino fundamental que vai do 1º ano até o 5º ano, os alunos tem a faixa etária de cinco a 14 anos de idade.  

A entrevista realizada com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na escola foi muito importante para poder conhecer o ambiente escolar e também os profissionais da escola.

A escola conta com, seis salas de aula, uma sala de tecnologia com ar condicionado, refeitório com mesa e cadeira para a refeição dos alunos, biblioteca, quadra coberta, parque infantil, sala dos professores e secretária juntamente com a diretoria.

Os profissionais prezam muito a saúde dos alunos principalmente com a saúde bucal toda vez após a merenda escolar os alunos são orientados a escovar os dentes. A merenda é feita por etapa começando pela turma dos alunos menores. O cardápio é feito por uma nutricionista, tudo bem saudável.

A escola é bem arejada tem muitas arvores, e mesinha com tabuleiros de xadrez embaixo das arvore para estimular os alunos ao habito do esporte.

A diretora da escola se preocupa muito com bem estar dos alunos e com a aprendizagem de cada um. São desenvolvidas muitas reuniões para ver como está sendo o desenvolvimento dos alunos.

Observação e interação

Durante a realização da aula os alunos estavam organizados, individualmente um atrás do outro. Os recursos didáticos usado nas aulas foram jogos, livros, computador, vídeos, lousa giz. O conteúdo trabalhado durante a aula pertencia ao bloco tratamento da informação. De modo geral a aula  foi realizada oralmente pelo professor, que apresentou definições, propôs exercício com modelo para fixação e em seguida fez correções. Quanto ao professor seu desempenho demonstra que ele atuou como organizador competente e que apesar de tudo, demonstra respeito para com os alunos. Os alunos demonstraram bastante carinho e muito respeito também para com a mesma. A professora demonstrou segura, e conduziu a sala com firmeza e dedicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (192.8 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com