TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Proposta de Educação Ambiental

Por:   •  11/1/2021  •  Monografia  •  7.892 Palavras (32 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 32

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS

CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

FABRICIO RAMIRES BONACINA

PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL:

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL INTEGRAL NO AMBIENTE ESCOLAR E SEUS PRESSUPOSTOS ÉTICOS E SOCIAIS

Porto Alegre 2016

PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL:

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL INTEGRAL NO AMBIENTE ESCOLAR E SEUS PRESSUPOSTOS ÉTICOS E SOCIAIS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciado em Geografia.

Orientador: Prof. Dr. Nelson Rego.

Porto Alegre 2016

PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL:

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL INTEGRAL NO AMBIENTE ESCOLAR E SEUS PRESSUPOSTOS ÉTICOS E SOCIAIS

Trabalho de conclusão de curso aprovado, apresentado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, no Instituto de Geociências, como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciado em Geografia, com conceito final igual a

           conferida pela Banca Examinadora formada pelos professores:

[pic 1]

Prof. Dr. Nelson Rego – Orientador Universidade Federal do Rio Grande do Sul

[pic 2]

Profa. Dra. Roselane Costella Zordan

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

[pic 3]

Prof. Dr. Roberto Verdum

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Porto Alegre, 23 de dezembro de 2016.

Aos meus pais e aos meus avós maternos que tanto me incentivaram na conclusão de meu curso superior proporcionando o suporte necessário e ainda continuam a fazê-lo, me fazendo acreditar, com todo carinho e amor, que era possível chegar até aqui.

Aos meus pais, que tanto me incentivaram na conclusão de meu curso superior proporcionando o suporte necessário dentro de suas possibilidades e ainda continuam a fazê-lo.

Aos meus avós maternos, Erni Ramires (In memoriam) e Amélia Furtado Ramires por todo apoio incondicional, emocional e financeiro ao longo de minha vida e de minha trajetória, me fazendo acreditar que era possível chegar até aqui, com todo carinho e amor.

Aos meus mestres do Ensino Fundamental e Médio por também terem acreditado em meu potencial e por terem me apoiado com inúmeros livros didáticos quando eu não tinha condições de adquiri-los.

Aos mestres do Ensino Superior e todo corpo administrativo e de funcionários em geral desta Universidade e da UFPel, onde iniciei meus estudos superiores, pela paciência, pelo incentivo e pela compreensão.

Ao meu orientador Prof. Dr. Nelson Rego por me compreender e me fazer vislumbrar possibilidades de êxito, bem como ao Prof. Francisco Eliseu Aquino, por transmitir seu conhecimento, sua visão de mundo e incentivar a minha conclusão de curso. Ao Prof. Dr. Mario Lahorgue pela sua recepção e pronto auxílio nos assuntos da minha reestruturação curricular, até hoje sempre presente.

Aos meus amigos de curso, pelos bons momentos que passamos juntos.

Ao nosso país, pelo acesso à educação pública, gratuita e de qualidade e aos contribuintes que fomentam o sistema e o desejo de que continue a ser assim, para que pessoas como eu possam chegar até aqui.

“Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades, lembrai-vos de que as grandes coisas do homem foram conquistadas do que parecia impossível.”

(Charles Chaplin)

Partindo do pressuposto de que uma nova ética socioambiental se faz necessária e da necessidade de uma lógica ecocêntrica, esta pesquisa objetivou através da lei 9795/99 do Plano Nacional de Educação Ambiental propor novas práticas de educação do meio ambiente nas escolas. A proposta desta pesquisa visa a complementação e a integração de práticas sustentáveis como a implantação de pontos de coleta seletiva nas escolas, comercialização dos resíduos sólidos, compostagem dos resíduos orgânicos e a implementação de hortas escolares. As aplicações dos recursos obtidos nestas atividades podem ser convertidas em equipamentos que proporcionem qualidade de vida aos discentes, bem como melhorias na estrutura predial e arquitetônica das escolas visando à ecoeficiência energética. Tal projeto apoia-se na ação prática e na formação de multiplicadores lembrando que a Educação Ambiental é tratada como tema transversal, cabível nas mais diversas disciplinas.

Palavras-chave: Educação. Ambiental. Ecocentrismo. Ecoeficiência.

Starting from the assumption that a new socio-environmental ethics becomes necessary and with an ecocentric logic, this research aimed through the law 9795/99 of the National Environmental Education Plan to propose new practices of environmental education in schools. The purpose of this research is to complement and integrate sustainable practices such as the implementation of selective collection points in schools, commercialization of solid waste, composting of organic waste and the implementation of school gardens. The applications of the resources obtained in these activities can be converted into equipments that provide quality of life to the students, as well as improvements in the buildings of schools aiming at eco- efficiency. This project supports the practical action and training of multipliers remembering that Environmental Education is treated as a transversal theme, applicable in the most diverse disciplines.

Keywords: Environmental Education. Ecocentric. Ecoefficiency.

Figura 1:  Localização da Borregard Celulose no município de Guaíba        17

Figura 2: Modelo de Lixeira Seletiva        19

Figura 3: Projeto de Educação Ambiental Barragem Mãe d’Água 2013        25

Figura 4: Feira de Projetos do Meio Ambiente E.M.E.F Anita Garibaldi        25

Figura 5: Maquete Urbana Produzida pelos Alunos        26

Figura 6: Início da Horta Suspensa        26

1 INTRODUÇÃO        10

  1. REFERENCIAIS TEÓRICOS E ATITUDINAIS        11
  1. Política Nacional de Educação Ambiental        11
  2. Uma perspectiva holística        13
  3. O exemplo de Lutzenberger        17
  1. ANALISANDO, REFLETINDO E PROPONDO        19

  2. DAS VIVÊNCIAS E PRÁTICAS        22
  3. CONCLUSÕES E CONSIDERAÇÕES FINAIS        27

REFERÊNCIAS        29

ANEXOS        30

1 INTRODUÇÃO

Esta monografia traz como principal problema as formas de se construir uma educação ambiental nas escolas baseando-se em um aporte teórico a respeito da Educação Ambiental no Brasil, propondo práticas no âmbito escolar ao tomar como ponto de partida a imposição legal do Plano Nacional de Educação Ambiental, Lei 9.745/99, e a aplicação deste.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.3 Kb)   pdf (652.7 Kb)   docx (569.8 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com