TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

Por:   •  3/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.761 Palavras (20 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 20

ANHANGUERA EDUCACIONAL

UNIDADE 3 - CAMPINAS

TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA

                                                                

VALDEMIR NOGUEIRA JUNIOR

RA: 1259480397

 PROPOSTA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL, SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO EM EMPRESAS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE: UM ESTUDO DE CASO DA INDÚSTRIA USICAL.

CAMPINAS

2015


VALDEMIR NOGUEIRA JUNIOR

RA: 1259480397

 PROPOSTA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL, SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO EM EMPRESAS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE: UM ESTUDO DE CASO DA INDÚSTRIA USICAL.

.

Trabalho de Conclusão de semestre apresentado ao Projeto Interdisciplinar Aplicado Curso Superior de Tecnologia em Logística (PROINTER II) da Faculdade anhanguera educacional como requisito parcial à obtenção do título de Tecnólogo em Logística.

Tutor(a) Distancia :Raphael Jensen Anselmo

Orientador (a): Everson Galusni

CAMPINAS

2015


                                                RESUMO

Este trabalho desenvolve uma proposta metodológica de aplicação de Sistema de Gestão Ambiental, (SGA) com enfoque para empresas de pequeno e médio porte. A metodologia foi baseada nas diretrizes contidas na ISO 14001:1996 – Sistema de Gestão Ambiental. É apresentada, como estudo de caso, a aplicação da metodologia em uma empresa especializada na fabricação de estruturas metálicas e caldeiraria, localizada na região de Jundiaí SP. Conclui-se, ao final do trabalho, pela viabilidade da implantação do SGA em empresas de pequeno e médio porte, adaptando-se alguns requisitos das normas para as especificidades deste tipo de organização.

  1. INTRODUÇÃO

O rápido desenvolvimento da sociedade nos últimos anos protagonizado pela quebra de barreiras geográficas, aliadas à velocidade na produção e na transmissão de informações, indica que se vive um momento de mudanças aceleradas e constantes, em diversas áreas, em especial no campo tecnológico. Desta maneira, as empresas devem competir em um mercado repleto de desafios.

A medida da competitividade de uma empresa é a capacidade de transformar seu setor para que gere nova riqueza, isto é, depende da sua capacidade de gerar mudanças, aliado a inovação se tornando essencial para a empresa manter a competitividade.

A gestão da tecnologia aliada ao conceito de responsabilidade ambiental é uma prática essencial para qualquer negócio de sucesso. Ajuda as empresas a administrar as operações existentes de forma mais eficaz e sustentável também ajuda a se desenvolver estrategicamente para fortalecer seus recursos e reduzir seus desperdícios gerando maiores lucros.

Procurando resolver os problemas de gestão ambiental e evitar acidentes de trabalho, a Usical contratou uma empresa de consultoria (Gestão Empresarial; Gestão da Produtividade e Qualidade e Assessoria Ambiental), buscando com isso a adequação aos modelos padrões da atualidade.

O presente estudo visa apresentar uma proposta de Sistema de gestão Ambiental buscando uma padronização das atividades da empresa com âmbito de conquistar as certificações necessárias para adquirir credibilidade e adequação para atender as exigências dos seus clientes, e conquistar novos em potencial no mercado.

2. - Levantamento de campo

2.1 - Empresa: Usical

A USICAL Usinagem e Caldeiraria Jundiaí Ltda. é uma empresa familiar que atua no mercado desde 1982, é uma empresa tradicionalmente conhecida na cidade de Jundiaí e região que atuava em consertos, reparos, de peças em geral de para veículos pesados. Com os equipamentos existentes e a clientela já formada inicio-se um novo desafio, surgindo a Betin que primeiro nome dado à empresa com a participação da atual administração.

Durante um longo período a empresa operou com sede no mesmo local de sua fundação, mantendo o mesmo seguimento e com os mesmos clientes. Logo nos anos seguintes a empresa passou por uma reestruturação organizacional para que obtivesse sucesso nessa nova empreitada que necessitou inicialmente de novos funcionários. Os outros investimentos foram voltados à aquisição de equipamentos e máquinas para atender o aumento da demanda.

Os proprietários perceberam que o mercado era carente em máquinas de médio e grande porte para usinagem e caldeiraria de peças pesadas e decidiram que os novos investimentos estariam direcionados para esse tipo de aquisição. As previsões estavam corretas e em pouco tempo o resultado do investimento já estava visível imediatamente quando outras grandes empresas passaram a procurar pelos serviços de usinagem pesada, a Betin se tornou referência na região.

Com o continuo aumento no volume de serviços a empresa passou a ter dificuldades em conciliar os trabalhos de manutenção automotiva com os trabalhos destinados a indústria mecânica. Então em 2000 houve a separação de segmentos e a sociedade foi desfeita e assim surgia neste momento a USICAL Usinagem e Caldeiraria Jundiaí nas mesmas instalações.

2.1.1 - Instalações e Atividades

  • Terreno Próprio: 4.000 m².
  • Área Construída: 2.366 m².
  • Ramo de Atividades: Realização de serviços de Usinagem de grande porte e caldeiraria.

2.1.2 - Missão

A Missão da Usical é prestar serviços de Usinagem e Caldeiraria, utilizando processos com tecnologia presente, superando a satisfação de nossos Clientes e Colaboradores.

2.1.3 – Visão

A visão é ser reconhecida como empresa de referência no mercado pela sua qualidade na prestação de serviços na área que atua..

2.2 - Produto/ Serviço.

  • Usinagem Média e Pesada 

A empresa dispõe de serviços de usinagem em: Tornos Horizontais e Verticais, Mandrilhadoras Convencionais e CNC, Furadeiras e Fresadoras. 

A empresa tua na fabricação de peças e equipamentos para diversos segmentos do mercado: Sucroalcooleiro, Papel e Celulose, Petrolífero, Geração de Energia Hidroelétrica, Eólica, dentre outros.

  • Caldeiraria:

Executam serviços de caldeiraria em aço carbono e inoxidável, sendo suportes, tubulações, bases, proteções, peças, conjunto para máquina de papel etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)   pdf (599.3 Kb)   docx (787.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com