TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Região Conceito

Por:   •  19/9/2021  •  Resenha  •  1.501 Palavras (7 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE federal do pará[pic 1]

FACULDADE DE GEOGRAFIA

campus universitário do tocantins-Cametá

curso de licenciatura EM GEOGRAFIA

docente:DR. MÁRIO JÚNIOR DE CARVALHO ARNAUD

Discentes: alexandre de oliveira gonÇalves

felipe de jesus da cruz xavier

gabriel nery machado

josé elielson mendes moraes

maycon flávio dourado araújo

CORRÊA, Roberto Lobato.  Região: Um conceito complexo. InRegião e Organização Espacial . 7 ed. São Paulo: Editora Ática, 2000.

Região: um conceito complexo

“O conceito de região está ligado à noção fundamental de diferenciação de área, quer dizer, à aceitação da ideia de que a superfície da Terra é constituída por áreas diferentes entre si.” Pg. 03

Pg. 03

“A utilização do termo entre os geógrafos, no entanto, não se faz de modo harmônico: ele é muito complexo. Com diferentes conceitos de região [...] Isto quer dizer que, quando falamos em região, implicitamente, mas de preferência de modo explícito, estamos nos remetendo a uma das correntes já identificadas anteriormente.” Pg. 03

Pg. 03

“[...] Primeiramente, achamos que a região deve ser vista como um conceito intelectualmente produzido [...] Em segundo lugar, queremos deixar claro que todos os conceitos de região podem ser utilizados pelos geógrafos [...]” Pg. 03

Região natural e determinismo ambiental

“No final do século XIX, e durante as duas primeiras décadas deste, quando a ciência geográfica foi impulsionada pela expansão imperialista, sendo o determinismo ambiental uma de suas principais correntes de pensamento, um dos conceitos dominantes foi o de região natural, saído diretamente do determinismo ambiental. [...]. Em outras palavras, uma região natural é um ecossistema onde seus elementos acham-se integrados e são interagentes”. Pg. 03

Pg. 04

“Em primeiro lugar, as regiões naturais propostas constituem uma base para estudos sistemáticos, como se infere do título de seu artigo [...]Em segundo lugar, o clima aparece, em Herbertson, Dryer e outros, como o elemento fundamental da natureza. [...] Em terceiro lugar, convém lembrar que à época em que o conceito de região natural desfrutava de prestígio não se podia mais falar em área da superfície da Terra que, em algum grau, não tivesse sofrido ação humana e alterado o seu meio natural, a primeira natureza”

Pg 04 e 05

“O conceito de região natural foi introduzido no Brasil, via influência francesa, por Delgado de Carvalho em 1913. [...]. Guimarães, aceitando a identificação das regiões naturais propostas por Delgado de Carvalho, considera as seguintes grandes regiões naturais: norte, nordeste, leste, sul e centro-oeste. Estas unidades regionais maiores foram divididas em regiões, sendo estas, por sua vez, subdivididas em zonas fisiográficas, caracterizadas por elementos de ordem humana.”

Possibilismo e região

“O possibilismo considera de modo diferente a questão da região. Não é a região natural, e sua influência sobre o homem, que domina o temário dos geógrafos possibilistas. É, sem dúvida, uma região humana vista na forma da geografia regional que se torna seu próprio objeto. A região considerada é concebida como sendo, por excelência, a região geográfica.” Pg. 05

Pg. 05

“Reagindo ao determinismo ambiental, o possibilismo considera a evolução das relações entre o homem e a natureza, que, ao longo da história, passam de uma adaptação humana a uma ação modeladora, pela qual o homem com sua cultura cria uma paisagem e um gênero de vida, ambos próprios e peculiares a cada porção da superfície da Terra.”

Pg. 05

“A região geográfica abrange uma paisagem e sua extensão territorial, onde se entrelaçam de modo harmonioso componentes humanos e natureza.[...] constitui o resultado de um longo processo de evolução, de maturação da região, onde muitas obras do homem fixaram-se, ao mesmo tempo com grande força de permanência e incorporadas sem contradições ao quadro final da ação humana sobre a natureza.”

Pg. 05

“A região geográfica assim concebida é considerada uma entidade concreta, palpável, um dado com vida, supondo portanto uma evolução e um estágio de equilíbrio. Sendo assim, o papel do geógrafo é o de reconhecê-la, descrevê-la e explicá-la, isto é, tornar claros os seus limites, seus elementos constituintes combinados entre si e os processos de sua formação e evolução. Neste aspecto, a região geográfica dos possibilistas não se diferenciava da região natural.”

Pg. 05

“No processo de reconhecimento, descrição e explicação dessa unidade concreta, o geógrafo evidenciava a individualidade da região, sua personalidade, sua singularidade, aquela combinação de fenômenos naturais e humanos que não se repetiria.”

Pg. 05

“A região geográfica definida por Vidal de Ia Blache e seus discípulos tem seus limites determinados por diversos componentes: uma fronteira pode ser o clima, outra o solo, outra ainda a vegetação.”

Nova geografia, classes e região

“A região, neste novo contexto,t é definida como um conjunto de lugares onde as diferenças internas entre esses lugares são menores que as existentes entre eles e qualquer elemento de outro conjunto de lugares.” Pg 07

Pg. 07

“As similaridades e diferenças entre lugares são definidas através de uma mensuração na qual se utilizam técnicas estatísticas descritivas como o desvio-padrão, o coeficiente de variação e a análise de agrupamento.”

Pg. 07

“Nesse sentido, definir regiões passa a ser um problema de aplicação eficiente de estatística: considerando-se os mesmos território, propósitos e técnica estatística, duas divisões regionais deverão apresentar os mesmos resultados, independentemente de terem sido feitas por dois pesquisadores distintos.”

Pg. 08

“Se a intenção é definir regiões climáticas, utilizam-se então informações pertinentes ao clima; no caso de elas serem agrícolas, fontes relacionadas seriam usadas. Ao contrário da região vidaliana, a da nova geografia não é considerada uma entidade concreta, e sim uma criação intelectual balizada por propósitos especificados, tal como aponta Grigg6.”

Pg. 09

“Na nova geografia, o conceito de sistema de regiões (já estabelecido muitos anos atrás por geógrafos "tradicionais" como Unstead) está calcado explicitamente nos princípios da classificação, tal como se adota nas ciências da natureza, como a botânica.”

Pg. 09

A divisão lógica é uma classificação caracterizada pela divisão sucessiva do todo (superfície da Terra ou de um país, por exemplo) em partes. O agrupamento ou classificação indutiva caracteriza-se pelo fato de partir-se do indivíduo (lugar, município) e, progressivamente, por agregação, que implica a perda de detalhes ou generalização crescente, chegar-se ao todo.”

Região e geografia crítica 

“Assim, entre outros, Aluízio Duarte8 comenta que, a partir do materialismo histórico e da dialética marxista, diversos pesquisadores introduziram, na década de 70, novos conceitos visando uma definição de região.” Pg 12

Pg. 12

(...) “consideram-se o conceito de região e o tema regional sob uma articulação dos modos de produção, como faz Lipietz; através das conexões entre classes sociais e acumulação capitalista, conforme é o caso de VilIeneuve; por meio das relações entre o Estado e a sociedade local, mostradas por Dulong; ou então, introduzindo a dimensão política, conexão de Chico de Oliveira ao fazer a elegia do Nordeste brasileiro.”

Pg. 13

“Uma vez iniciada a difusão do processo de regionalização, de diferenciação de áreas, via contatos comerciais, migrações e conquistas, esta assume ritmos distintos, isto é, duração e intensidade que variam. Em determinados momentos e áreas, a regionalização dá-se com maior rapidez e profundidade: a diferenciação de áreas é aí mais notável. Simultaneamente, em outras áreas não ocorre este processo ou ele é extremamente lento.”

Pg. 13

“É no modo de produção capitalista que o processo de regionalização se acentua, marcado pela simultaneidade dos processos de diferenciação e integração, verificada dentro da progressiva mundialização da economia a partir do século XV.”

Pg. 14

“A região pode ser vista como um resultado da lei do desenvolvimento desigual e combinado, caracterizada pela sua inserção na divisão nacional e internacional do trabalho e pela associação de relações de produção distintas[...] Uma observação considerando o futuro impõe-se: se o processo de regionalização está em marcha, assim como a história do homem, como pensar na existência de regiões sob o socialismo?”

Pg. 14

“Certamente, e nos limites do nosso raciocínio, sob a influência de uma nova divisão do trabalho, motivada por razões técnicas. Não é mais admissível esta região – que poderá ter até outra denominação - exercer um meio de controle sobre o homem que, na história, seguiu um caminho que o conduziu a uma sociedade sem classes, sem dominação.”

Região, ação e controle

“Ao se definir uma região para fins de ação e controle, considera-se, alternativamente: o conceito de região natural, tal como foi definido anteriormente; o de região geográfica nos termos propostos, entre outros, por Vidal de Ia Blache; e uma área vista por um aspecto ao qual se atribui relevância, como uma determinada produção, um suposto problema social, a gravitação em torno de uma cidade dotada de funções regionais, ou pertinente a uma mesma bacia hidrográfica.” Pg. 14-15

Pg. 15

“Assim, as diferentes conceituações de região estão presentes na prática territorial das classes dominantes.”

Pg. 15

“A ação e controle sobre uma determinada área quer garantir, em última análise, a reprodução da sociedade de classes, com uma dominante, que se localiza fora ou no interior da área submetida à divisão regional ou, como se refere a literatura, à regionalização.”

Pg. 15

“Em muitos casos, a ação decorrente do planejamento regional proporcionou um relativo progresso e uma maior integração da região ao modo de produção capitalista, quer dizer, a região sob intervenção planejadora passa a ficar sob maior controle do capital e de seus proprietários.”

Pg. 16

“A história dirá até quando a região de planejamento capitalista será um meio de se exercer ação e controle sobre a maioria da população.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (107.8 Kb)   docx (29.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com