TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sistematização da Assistência de Enfermagem Transoperatória e Em Recuperação

Por:   •  27/9/2023  •  Projeto de pesquisa  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  29 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Enfermagem em Centro Cirúrgico, Central de Materiais e Esterilização e Recuperação Pós Anestésica

Disciplina:        Sistematização da Assistência de Enfermagem Transoperatória e Em Recuperação

Pós-anestésica

Tutor: Mona Lisa Teresinha Alves Tasca Chaguri

RA: 8189009

Aluno(a): Pâmela Beatriz da Silva

Turma:

Unidade: Polo Ribeirão Preto - SP

[pic 2]

O pensamento abrange as funções mentais de conceber, julgar e raciocinar, desta forma é preciso organizar o processo de pensamento para que assim seja realizado o raciocínio clínico; Desta forma o processo de pensamento que leva ao raciocínio clínico deve ser realizado nas fases do processo de enfermagem, é preciso que o profissional faça a coleta de dados onde faz a apreensão de pistas (concepção), como também faz uma escolha (julgamento), o julgamento é compreendido como a capacidade de reconhecer dados relevantes de uma situação clínica, interpretar e dar uma resposta. Ao realizar o julgamento está utilizando o pensamento crítico, que envolve várias habilidades para o desenvolvimento do raciocínio clínico.

O processo de pensamento que leva ao raciocínio clínico é preciso ocorrer em todas as fases, o profissional precisa reconhecer pistas sobre a situação, diferenciar uma situação de outra e concluir o seu pensamento a partir de dois ou mais juizos (raciocínio).

O raciocínio clínico é compreendido como o processo de pensamento e tomada de decisão. O raciocínio clínico na enfermagem é um processo que ocorre na identificação de situações que demandam atendimento quanto na busca de ações para que esse atendimento ocorra de forma que se alcance resultados.

A SAE (Sistematização da Assistência de Enfermagem) é uma metodologia utilizada onde garante que os procedimentos de enfermagem e cuidados sejam feitos de forma padronizada.

O método é organizado em etapas que auxiliam no julgamento é na tomada de decisões clínicas assistencial do profissional de enfermagem, na SAE é realizado a coleta de dados onde é analisado todo o histórico clinico do paciente, é realizado o diagnóstico de enfermagem onde é interpretado e realizado o agrupamento dos dados que foram

coletados, é realizado também o planejamento de enfermagem, onde é determinado quais ações serão tomadas e após realizado a implementação.

REFERÊNCIAS

Carvalho EC, Oliveira-Kamakura ARS, Morais SCRV. Raciocínio clínico em enfermagem: Estratégias de ensino e instrumentos de avaliação. Rev Bras Enferm [iIternet]. 2017; 70(3):662-8. DOI: https://dx.doi.org/10.1590/boas-7167-2016-0509

[pic 3]

[pic 4]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (107.2 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com