TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DA GESTÃO RESÍDUOS SÓLIDOS

Por:   •  1/7/2021  •  Relatório de pesquisa  •  4.117 Palavras (17 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 17

FACULDADE SANTÍSSIMO SACRAMENTO

RAFAEL SILVA DE SOUZA

SISTEMA DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS

TEMA: ANÁLISE DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS E OS PROBLEMAS SOCIAMBIENTAIS.

ALAGOINHAS / BA

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO 05
  2. REFERENCIAL TEÓRICO 05

2.1 OS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS E A PROBLEMÁTICA SOCIOAMBIENTAL 05

2.2 O DESAFIO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E A GERAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS.06

  1. DISPOSIÇÃO FINAL DE RSU NO BRASIL 08
  2. METODOLOGIA10
  3. RESULTADOS E DISCUSSÕES 11

5.1 GERAÇÃO E COLETA DE RSU NO BRASIL EM 201612

  1. CONCLUSÃO 14
  2. REFERÊNCIAS16

ANÁLISE DA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS E OS PROBLEMAS SOCIAMBIENTAIS

Resumo: O presente artigo teve como objetivo apresentar um analise sobre os resíduos sólidos urbanos (RSU), abrangendo a Política Nacional de Resíduos Sólidos e os aspectos sociais e ambientais. Com intenção de contribuir para a responsabilidade do poder público e da sociedade sobre o problema dos resíduos sólidos urbanos visando à redução, geração, reutilização, reciclagem, e disposição final. A metodologia adotada foi o estudo por meio de revisões bibliográficas e documentais em uma abordagem qualitativa que trouxe referências sobre o contexto da gestão dos resíduos sólidos urbanos no Brasil, com destaque na Bahia. Os dados apresentados retratam que a gestão dos resíduos sólidos urbanos nos municípios brasileiros é precária e a sociedade adota cada vez mais praticas consumistas aumentando a geração de resíduos descartáveis, ocasionando prejuízos tanto para a sociedade quanto para o meio ambiente. A Lei 12.305/10 estabelece a responsabilidade compartilhada entre o poder público e as fontes geradoras de resíduos sólidos, entretanto, obter resultados positivos na gestão de resíduos é uma tarefa difícil, isso requer a sensibilização e envolvimento da sociedade no descarte e na separação dos resíduos.

Palavra-chave: Resíduos. Meio Ambiente. PNRS.

  1. INTRODUÇÃO

O desenvolvimento econômico, tecnológico e o aumento da população mundial desencadearam uma mudança no estilo de vida e consumo da população, gerando de maneira desenfreada um aumento da produção de resíduos sólidos, no Brasil são gerados por dia cerca de 214.405 mil toneladas por dia (ABELPRE,2016), a diversidade dos elementos presentes, aumentaram os riscos ao ecossistema e a saúde, por apresentarem componentes sintéticos e nocivos, resultantes das mudanças do cotidiano que necessitou em um aperfeiçoamento tecnológico.  Estando evidente que a sociedade, da forma como se organiza, mantem uma intensa relação de degradação com o meio natural devido as suas necessidades, em manter em funcionamento indústrias, redes comerciais, estradas e demais infraestruturas.

No ano de 2010, a Lei de Nº 12.305, também conhecida como Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) trouxe diversas mudanças e junto a essas, ferramentas úteis para a gestão e gerenciamento dos resíduos produzidos nas cidades. Analisando toda a cadeia geradora de resíduos sólidos (fabricação do produto, venda, uso e disposição final), a produção e disposição final são os que exigem maior cuidado.

Diante do aumento do consumo/produção o uso de recursos finitos provenientes do meio ambiente, as matérias primas surgem os materiais resultantes do desperdício e das sobras do processo. Nessa fase e no descarte final, em relação aos aspectos ambientais exige maiores cuidados principalmente devido a necessidade da adequada gestão ambiental. O solo, água, ar e a saúde humana, são alguns dos atingidos pela ineficiente gestão dos resíduos gerados. Dentro da cadeia geradora, todos possuem responsabilidades pelo que é disposto no meio ambiente de forma inadequada, fabricante, consumidor e gestores públicos (BRASIL, 2010).

Com a necessidade de se produzir bens e serviços de maneira sustentável, visando reduzir, reciclar e reutilizar os Resíduos Sólidos Urbanos passou a ser interesse de todos. As problemáticas no âmbito das ciências ambientais propiciam contribuições favoráveis ao fortalecimento de projetos sociais e políticos existentes e na iniciativa de novos. Com a implantação da PNRS no ordenamento político brasileiro, em conjunto com a Política Nacional do Meio Ambiente, implementou a regulamentação e o desenvolvimento da gestão de resíduos do pais.  Para se obter um Sistema de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos com padrões sustentáveis escutáveis e desenvolvíveis, é necessário obrigatoriamente um planejamento e implantações de políticas públicas eficientes (BESEN, 2006).

Em 2016 ocorreu uma queda de 2% da produção de Resíduos Sólidos Urbanos, em relação ao panorama do ano anterior. A coleta deste ano atingiu 71,3 milhões de toneladas recolhidas, cerca de 91% dos resíduos gerados. Porem estima-se que sete milhões de toneladas foram despejados nos ambientes sem nenhum tipo de tratamento (ABRELPE, 2016).

Diante dessas considerações, esta pesquisa teve como objetivo apresentar uma discussão teórica sobre a produção de Resíduos Sólidos Urbanos, abrangendo as políticas públicas e os aspectos sociais e ambientais, com a intenção de contribuir para a responsabilidade dos poderes públicos e da sociedade para a gestão integrada dos RSU.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 OS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS E A PROBLEMÁTICA SOCIOAMBIENTAL

Resíduos sólidos são materiais que não sevem mais para o consumo e são descartados diariamente pelas residências, industrias, empresas e etc. segundo as estatísticas divulgadas pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) nos anos de 2003 a 2014 a geração de lixo no Brasil aumentou em 29% próximo a cinco vezes a taxa de crescimento populacional. Cada brasileiro gera em média 1,1 quilo de resíduos sólidos por dia. Os serviços de coleta chegam a quase 98% nas áreas urbanas e 33% nas áreas rurais; 188, 8 mil toneladas se resíduos urbanos são depositados em diversos lugares. (IBGE, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)   pdf (1.6 Mb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com