TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agua indispensavel a vida

Por:   •  23/2/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.353 Palavras (6 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – UFCG[pic 3]

CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES – UFP

UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS

MAYARA LAIANE VIEIRA DE SOUSA

MEIO AMBIENTE, ÁGUA INDISPENSÁVEL À VIDA

CAJAZEIRAS – PB

2014


MAYARA LAIANE VIEIRA DE SOUSA

[pic 4]

 MEIO AMBIENTE, ÁGUA INDISPENSÁVEL À VIDA

Projeto apresentado ao Curso de Licenciatura do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande como requisito parcial sendo umas das etapas da disciplina Estagio Supervisionado III.

CAJAZEIRAS – PB

2014

[pic 5]

SUMÁRIO[pic 6]

1. APRESENTAÇÃO        3

2. JUSTIFICATIVA        4

3. OBJETIVOS        5

3.1 Objetivo Geral        5

3.2 Objetivos Específicos        5

4. TEMATICA        6

5. METODOLOGIA        8

REFERÊNCIAS        9

[pic 7][pic 8]


1. APRESENTAÇÃO

O tema a ser abordado nesse projeto é de suma importância, principalmente nos dias atuais e também aqui na nossa região. A água é essencial para todos os seres vivos do planeta, um bem de todos, mas infelizmente pouco valorizado.

Cada um de nós tem o dever de economizar e utiliza-la com atenção, falar sobre a agua levanta questionamentos de grande importância para os alunos, tanto na sala de aula como também no seu convivo diário.

A mobilização para o não desperdício desse bem natural deve se alastra em todas as partes do mundo, a preservação da mesma pode ser realizada de varias maneiras, uma das principais é não poluir fontes de água doce.

Assim sendo, necessário que os alunos do ensino fundamental II do 8º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Francisco Carlos de Vasconcelos tenham acesso á como se encontra as condições atuais da nossa região com foco maior para a cidade de Sousa-PB.

2. JUSTIFICATIVA

Desde que existe vida na terra, o homem como um ser ontológico, utiliza-se do espaço geográfico, delimitando consideravelmente, por meio da sua interação o seu lugar no mundo. Lugar este, sujeito a constantes transformações que se configuram de suas ações, consequentemente afeta o meio ambiente.

Diante disso é necessário que os alunos tenham e detenham informações valiosas sobre a importante da agua para a sobrevivência mundial de todos os seres vivos.

Nessa perspectiva, considero que é fulcral este trabalho na escola, quando desperta no sujeito o esclarecimento do por que da importância da água, sendo capaz de construir conhecimento da realidade que se faz presente.

3. OBJETIVOS

3.1 Objetivo Geral

  • Proporcionar aos alunos sobre a importância da água na vida de todos os seres vivos do planeta, através de dados e pesquisas.

3.2 Objetivos Específicos

  • Abordar sobre a importância e o funcionamento do ciclo das águas;
  • Identificar as doenças causas por aguas poluídas;
  • Propor métodos de como economizar a agua.

4. TEMATICA

        No Sistema Solar a Terra é o único planeta que existe água no estado liquido. Para existir vida tem que existir água, pois todas as formas de vida necessitam de agua, o que explica o fato de só existir organismos vivos no  nosso planeta.

A água é um recurso limitado, mas alguns pesquisadores afirmam o contrario, que no planeta sempre existiu e sempre vai existir, mas pesquisas recentes mostram o total de agua no planeta permanece o mesmo, pois 97% da agua se econtra nos oceanos e mares, sendo imprópria para o consumo humano, mas a agua que nos utilizamos para beber, para as atividades domesticas, etc, essas sim, temos que conservar.

Água é um bem de domínio publico um recurso que pode ser esgotável e dotado de um grande valor. Essa definição é a base da politica nacional de recursos hídricos, instituído pela Lei Federal nº 9.433 de 08 de janeiro de 1997. Esta lei trata dentre outros pontos, da concessão de direitos de uso de recursos hídricos naturais para a realização de atividades econômicas.

O que explica o fato de sempre existir agua na Terra é o Ciclo Hidrológico, ou simplesmente Ciclo da Água, que é o trajeto que a água faz a maneira pela qual a água se movimenta pelo nosso planeta, as características de cada local e outros fenômenos podem ser explicados nesse ciclo. Ele compreende uma serie de transformações nos estados físicos da água, em cada etapa do ciclo a é transforma e não é possível saber onde se inicia ou termina o ciclo, mas sim o que acontece em seguida de cada etapa.

O ciclo da água é a constante mudança de estado da água na natureza, devido as diferentes e particulares condições climáticas em nosso planeta, a agua pode ser encontrada em seus vários estados: solido, liquido e gasoso. Em seu incessante movimento na atmosfera e nas camadas mais superficiais da crosta, a água pode percorrer desde o mais simples ate o mais complexo caminho.

Quando chove, uma parte da agua se infiltra através dos espaços que se encontra no solo e nas rochas. Pela ação da força da gravidade esta água vai se infiltrando ate encontrar mais espaços, começando então a se movimentar horizontalmente em direção as áreas de baixa pressão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (186.6 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com