TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Água e Vida

Por:   •  9/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.367 Palavras (6 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDA ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA BAHIA

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS

DISCIPLINA EXA 470: DOCÊNCIA EM QUÍMICA

PROFESSORA: DALILA DOS SANTOS MONTEIRO

DIEGO ALVES SOARES

DANILO ...

ÁGUA E VIDA

Feira DE Santana -BA

2016

DIEGO ALVES SOARES

DANILO ...

ÁGUA E VIDA

[pic 2]

_________________________________________

¹ Acadêmicos de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Feira de Santana

Introdução

No tempo contemporâneo, a ciência é altamente considerável. A reprodução do conhecimento que releva as possibilidades e desafios do nosso planeta e muito além dele. Aparentemente há uma crença muito aceita de que a algo muito especial a respeito da vida e a existência da água no nosso planeta e em Marte.

A água tem fundamental importância para a manutenção da vida no planeta, e, portanto, falar da relevância dos conhecimentos sobre a água, em suas diversas dimensões, é falar da sobrevivência humana e a dependência entre seres vivos.

Com base no princípio existencial da “Água e Vida”, que vamos iniciar nosso assunto para os alunos do primeiro ano do ensino médio relacionando os conhecimentos em Química da tabela periódica aplicados ao “Filme Perdidos em Marte”.

O assunto é relevante sobre a probabilidade da existência de monóxido de dihidrogênio e a terra ser habitada em Marte. Foi colocado em pauta diversas vezes pela mídia global, mas é com base nos conhecimentos da Química que podemos ter os esclarecimentos necessários do que é relevante e o fantasioso.

Na exploração do universo revelado pela ciência, em viagens planetárias puderam encontrar formas raras de matéria, como: gelo, roxa e água liquida. No mundo pequeno quente e enevoado do continente e oceano essas condições forma a matéria ainda mais preciosa, a vida.

A ausência ou presença de água escreve a história, cria culturas e hábitos, determina a ocupação de territórios, vence batalhas, extingue e dá vida às espécies, determina o futuro de gerações. Nosso planeta não teria se transformado em ambiente apropriado para a vida sem a água. Desde a sua origem, os elementos hidrogênio e oxigênio se combinaram para dar origem ao elemento-chave da existência da vida. 

Marte o planeta vermelho, contém uma quantidade elevada de óxidos de ferro, o que podemos dizer ferro oxidado, ou seja, ferrugem, que transformam em partículas de poeira, além de ter uma atmosfera vermelha às vezes sobre toda a superfície do planeta. Por mais deslumbrante que seja a superfície de Marte é um lugar brutal e inóspito para seres humanos, é frio, seco, desola as tempestades de poeira podem escurecer o céu por semanas ou meses, a temperatura cai para -73°C todas as noites, a atmosfera não tem oxigênio e o ar marciano ou nuvens ocasionais são formados inteiramente por compostos dióxido de carbono e destituído de oxigênio.

Os cientistas acreditam que marte já foi quente e que o volume de água corria em sua superfície. Entretanto nos leva aos variados questionamentos. Não há água líquida no planeta hoje? Qual processo pode ter ocorrido para mudança tão drástica do quarto planeta a parte do sol?  

 A cerca de 4,5 bolhões de anos o sistema solar nasceu por um super nova, uma explosão estrelar que emitiu massa e gases e partículas moleculares, essa massa revolta chamada nevula,  começou a resfriar depois condensou e separou em anéis de partículas, que começou se agrega gradualmente formando planetas, o processo de agressão gera calor então fazem com que as partículas mais pesadas desçam ao centro da massa, Marte com o tempo formou um núcleo de ferro derretido, que criou um potente acamo magnético que projetou para fora o cercando, protegendo de emissões solares nocivas. Há uma pressão constante do sol, chamado “vento solar”, é feito de prótons, elétrons e raios cósmicos, todos os tipos de partículas elétricas que podem ionizar a terra com efeito pulverizador. Mas com o tempo perdeu seu escudo protetor e parte da atmosfera, quando o processo de agressão terminou o planeta começou a resfriar, o núcleo de ferro não podia mais gerar o campo magnético e o vento solar começou a castigar a superfície de Marte.   Com a ausência da atmosfera a superfície de Marte perdeu calor e pressão e como a água precisa desses componentes para se manter líquida, seu estado se tornou instável.

Se enchermos uma panela de pressão em Marte irá se evaporar e tentar congelar ao mesmo tempo, um ou outro vencera mais a água não será mais líquida.

A atmosfera é muito fina, quase toda cheia de dióxido de carbono, com temperatura e pressão que liquefazem o gelo e que criaram lenções aquíferos. A sondas detectaram autos níveis de hidrogênio no solo, a água é formada por um átomo de oxigênio e dois de hidrogênio, portanto a possibilidade de existência de gelo oculto é muito grande.  Mas as evidências de água no planeta têm mais de um século e a de vida inteligente existiam no planeta vermelho causou ansiedade na primeira metade do século XX. Com o meteorito de Marte encontrado na Antártida por astrônomos, os cientistas poderão analisar e observa que tinha glóbulos de carbono, sendo o principal constituinte da vida e com a aproximação do microscópio pode ver os vestígios de uma possível vida primitiva de Marte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (201.9 Kb)   docx (73.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com