TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Água dá Vida

Por:   •  10/12/2015  •  Resenha  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 4

ÁGUA

A água e o homem.

A água é talvez, o mais precioso recurso do planeta. É um bem essencial a todas as formas de vida já conhecidas. No caso da espécie humana além da dependência biológica há uma profunda relação cultural e social com a água. O desenvolvimento das civilizações encontra-se associado à presença da água, fator determinante no estabelecimento dos primeiros núcleos humanos. Na impossibilidade de transportá-la e/ou armazená-la, o homem primitivo se estabelecia em suas proximidades; a princípio, aproveitando abrigos naturais e mais tarde, construindo palafitas em lagos e rios. A água proporcionava-lhes proteção contra predadores e fonte de alimento fácil e abundante. Ao longo de sua evolução o homem foi descobrindo outras possibilidades de uso consolidando seu vínculo primitivo com a água.

A agricultura, a pecuária, a pesca, a navegação, o abastecimento das cidades, a geração de energia elétrica, a diluição de esgotos, os processamentos industriais, a higiene pessoal, são necessidades humanas que usam a água como recurso estratégico.

Aparente  Abundância  /  Real  Escassez  

O planeta tem 1,4 bilhão de km3 de água. Entretanto a quase totalidade é composta pelas águas salgadas dos oceanos e mares. A parte doce corresponde a apenas 2,5% desse total e ainda assim, mais da sua metade encontra-se retida nos pólos na forma de gelo enquanto outra parcela fica aprisionada nos lençóis subterrâneos. Rios e lagos - considerados fontes de água doce de fácil acesso - representam apenas 0,26% do total disponível do líquido. A água que existe hoje é a mesma água que se formou com planeta a bilhões de anos atrás, muito antes do surgimento dos primeiros seres vivos. Essa água circula por todos os ambientes, evapora com o calor do sol e retorna na forma de chuvas e, graças a esse ciclo, tem uma capacidade natural de se renovar.

Demanda  x  Disponibilidade

 

A disponibilidade está diretamente relacionada com o consumo, e quando se fala em consumo de água deve se considerar o número de pessoas gerando demanda (beber, cozinhar, fabricar, plantar, etc.) e a forma como vem sendo usado esse recurso natural.

Há uma crise anunciada. Estudos revelam que o século XXI será marcado por conflitos provocados pela escassez da água. Um estudo das Nações Unidas divulgado neste ano prevê que 2,7 bilhões de seres humanos - isto é, 45% da população mundial - ficarão sem água em 2025. Atualmente, no Oriente Médio e no norte da África, 1 bilhão de pessoas já sofrem com esse problema. Os países em desenvolvimento devem aumentar o seu consumo em 200% nos próximos 25 anos, segundo estudos do Instituto Hidrológico Estatal de São Petersburgo, Rússia.  O Brasil detém 16% do total de reservas de água doce do planeta, possuindo o maior rio e o maior aqüífero subterrâneo do mundo e, apesar de não usar nem 1% do seu potencial de água doce, algumas metrópoles já sofrem racionamento e conflitos de interesses pelo uso da água.

A escassez de água é causada por uma combinação de fatores: crescimento exagerado da população mundial, inexistência de reservas naturais que atendam à demanda produzida por esse crescimento, uso inadequado do solo das bacias hídricas, poluição e assoreamento das reservas existentes e mau gerenciamento do recurso água.

O aumento crescente da população mundial acarreta o crescimento da agricultura (atividade  humana que mais consome água), de indústrias e demais necessidades humanas que de alguma forma envolvem consumo de água.  Metade das reservas do planeta estão ameaçadas pela poluição e pelo assoreamento. Somente a Ásia despeja anualmente 850 bilhões de litros de esgoto em seus cursos d'água. Os desmatamentos e o uso indevido do solo acabam por comprometer a capacidade de reservação dos cursos d'água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (343.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com