TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de uma Cidade Policêntrica: o Caso de Resende-RJ, no Médio Vale do Paraíba

Por:   •  8/11/2023  •  Artigo  •  809 Palavras (4 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 4

TÍTULO: Análise de uma Cidade Policêntrica: o Caso de Resende-RJ, no Médio Vale do Paraíba 

AUTOR: Monique Deise Guimarães Bastosi

OBJETIVO:Apresentar um dos efeitos urbanos desse novo papel econômico-produtivo de Resende

Palavras-chave: Reestruturação Produtiva; Reestruturação Urbana; Cidades Médias.

FICHAMENTO

  • A dinâmica de reestruturação urbana está ligada à atuação de inúmeros processos  e agentes, que redefinem ao longo de eras a organização convencional da cidade.
  • Entre passado e  presente, essa dinâmica passou a ser orientada por uma nova ordem produtiva, ascendi da na década de 1970 e inspirada pelo então novo modelo de acumulação flexível, que  começava a vigorar em boa parte do mundo a partir desse momento.

Da Reestruturação Produtiva à Econômica, da Reestruturação Urbana  à da Cidade

  •  Surgido quando “a antiga ordem está suficientemente esgarçada para impedir os  remendos adaptativos convencionais”, o processo de reestruturação, segundo Soja (SO JA, 1993, p. 193), mantém-se na relação entre manutenção e mudança de uma dessa perspectiva de complexidade, a dinâmica de reestruturação também pode orientar- -se a partir de diversos processos, estando alguns deles relacionados entre si, como é o  caso das reestruturações produtiva/econômica e urbana/da cidade. 
  • A reestruturação produtiva, que acompanhou a consolidação do modelo de acumulação flexível, surge com o potencial de reorientar fluxos econômicos e  inserir novos espaços em suas redes.  
  • Como aponta Carvalho (2013, p. 100), este  “rearranjo nas funções das cidades aconteceu devido à reestruturação que movimentou  as estruturas produtivas no espaço”, alterando a composição interna de suas características, que passaram “por um processo de adequação a uma nova realidade, na qual indústrias de diversos setores passaram a fixar-se no espaço e mudar toda a funcionalidade existente”.
  • No que diz respeito ao debate sobre reestruturação urbana, é importante que algumas considerações conceituais sejam bem contornadas, e a compreensão sobre a escala  de seus impactos espaciais é uma elas. Ao tornarem-se palco da reestruturação produtiva, as cidades médias testemunham mudanças em sua estrutura tanto em escala interna,  da cidade, quanto na que extrapola seus limites político-administrativos, da sua escala  regional, o que justifica a diferenciação conceitual entre os processos de reestruturação  urbana e reestruturação da cidade.
  • Ao considerar a reestruturação urbana sob a escala interurbana, regional – das redes urbanas –, e a reestruturação da cidade sob o recorte do interior da própria cidade.

O Uso da Forma, da Função, da Estrutura e do Processo como Recursos de Análise

  • Os conceitos de forma, função, estrutura e processo podem ser usados como categorias primárias na compreensão da atual organização espacial.
  • A reorganização do espaço urbano de Resende/RJ, o trabalho se baseia nas noções de forma, função, estrutura e processo como importantes recursos que sustentam sua análise, mas não de modo individualizado.

Cidades médias, Médio Vale do Paraíba, Resende/RJ e Cidade Alegria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (62.1 Kb)   docx (192.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com