TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apontamentos preliminares sobre Geografia Urbana

Por:   •  19/2/2016  •  Relatório de pesquisa  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 2

Apontamentos preliminares sobre Geografia Urbana

Maria Viviane

A Geografia Urbana possibilita refletir acerca das cidades, suas produções, configurações e expansão e os agrupamentos sociais que ocorrem no ambiente urbano. O espaço urbano remete a um dinamismo diante do tempo, uma área antes inabitada passa a ter seu espaço ocupado e surgem novos aglomerados urbanos. O processo de surgimento e evolução das cidades não é em momento algum estático, o crescimento e consequente evolução são irregulares e diferenciados.

Dentro de um mesmo espaço urbano pode ocorrer dualidade no desenvolvimento, visto que pode haver maior atenção social, econômica e/ou politica para alguma parte especifica normalmente esse fato tem maior evidencia nas áreas centrais.

Esses aspectos citados permitem através da Geografia Urbana uma releitura dos espaços através das modificações que podem ser observadas no meio. Há uma dificuldade em se caracterizar o espaço como urbano, devido às configurações e características gerais e dificuldade de separação entre rural e urbano, perante as necessidades do “produto” urbano que se torna cada vez mais necessário a vida seja em áreas urbanas ou rurais, provocando mais um elo entre essas áreas de dependência mútua e constante.

A Geografia Urbana estuda as aglomerações do espaço geográfico

O geógrafo urbano reflete a urbanização, analisa e descreve os processos de formação e consequência dos processos de formação das áreas urbanas. Portanto o objeto de estudo da Geografia Urbana é o espaço urbano, partindo do objeto de estudo o geógrafo analisa, reflete e consegue estabelecer as características do espaço urbano e suas modificações.

Para essas analises é necessário diferenciar urbano e cidade. Que são respectivamente a junção das formas sociais e a obra ou seja o espaço urbano materializado (concreto), de acordo com Henri Lefebvre.

Pode haver em uma cidade espaços urbanos e rurais, caracterizados pela essência rural características desses espaços.

Processos históricos levaram a atual configuração do espaço, atualmente a população urbana é superior à população rural, fato desencadeado por fatores como industrialização, que provocou grande mobilidade populacional, o êxodo rural. Com essa mudança e o meio rural se torna dependente do meio urbano.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com