TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Geografia Urbana

Por:   •  21/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  894 Palavras (4 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

Nayara Teresinnha Bonfim

RA 1114686

GEOGRAFIA URBANA

LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

[pic 3]

                                                       

CURITIBA

                                                                2015

Atividade do 1º Ciclo de Aprendizagem.

Descrição da atividade.

Com base nas leituras e vídeos propostos, responda às questões a seguir:

1) Descreva de maneira sucinta, o sítio urbano da cidade ou do lugar onde você vive, citando a influência do relevo sobre o traçado do plano urbanístico municipal.

Cidade de Curitiba

A cidade de Curitiba é a capital do estado do Paraná, na região Sul do Brasil, considerada referência mundial em planejamento urbano. Curitiba tem 1.746.896 habitantes é o município principal da região metropolitana conhecido como Grande Curitiba, que reúne 26 cidades, totalizando 3.168.980 habitantes (Censo 2010). A área de Curitiba são 434.967 km2, área verde por habitante 51m2, divide-se em 75 bairros, o clima subtropical, com temperatura média no verão 21º C e 13º C no inverno, pluviosidade 1500 mm/ano, o relevo é levemente ondulado, altitude média da cidade é de 900m acima do nível do mar, esta localizada na parte sul do Primeiro Planalto do Paraná, entre a Serra do Mar e Escarpa Devoniana, com uma topografia ondulada de colinas suavemente arredondadas, há cadeias de montanhas em praticamente todo o entorno da cidade, a Serra do Mar, localizada a leste, representando o divisor natural entre o planalto e o litoral do Estado.

A cidade organizou-se em uma área plana, rodeada de morros na parte norte e cortado por rios, que correm no sentido norte para o sul. Traçado de ruas da cidade onde as avenidas passaram a ser desenhadas em linhas retas com cruzamentos em ângulos retos para facilitar a circulação, atualmente o uso e ocupação do solo define zonas de ocupação agrupadas em zonas de uso misto, residenciais, de serviços, de transição, eixos de adensamento e de habitação de interesse social, de proteção ambiental.

A urbanização acelerada especialmente nos anos de 1970, em grande parte provocada pelas migrações no campo, a cidade enfrenta o desafio de grande metrópole, o Plano Diretor a partir de 1971 foram instituídas ruas exclusivas para pedestres calçadões, a integração do transporte coletivo e o emprego de caneletas exclusivas para ônibus. A marca na evolução econômica de Curitiba no século 20 foi à consolidação da indústria no perfil da cidade, inclusive com a incorporação de grandes empresas multinacionais, derivando disso impactos sociais e urbanos que caracterizam uma grande cidade industrializada. A cidade planejada e premiada internacionalmente, em gestão urbana, meio ambiente e transporte coletivo.

2) O que é densidade demográfica? De que maneira este importante conceito poderá ser abordado nas aulas de Geografia para o Ensino Fundamental? Descreva as estratégias e métodos que você utilizaria em uma aula sobre esse tema. Você poderá incluir a análise de imagens e/ou gráficos em sua resposta.

Densidade demográfica é a quantidade de indivíduos de uma população por unidade de área, ou seja, o numero de habitantes por quilômetro quadrado (hab./km2). A densidade demográfica de Curitiba é 4.025 habitantes por km2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (144.5 Kb)   docx (31.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com