TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Geografia Urbana

Por:   •  15/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 3

AP2 _Geografia Urbana – 2015.2

Padrão resposta

(o termo “gabarito” não se aplica plenamente a provas discursivas)

O aluno deve estar ciente que o processo de correção leva em conta a clareza e coerência da resposta, e não apenas a mera presença “palavras” ou expressões” contidas no padrão resposta abaixo.

1 – De acordo com Roberto Lobato Correia, “no bojo do processo de urbanização, a rede urbana passou a ser o meio através do qual produção, circulação e consumo se realizam efetivamente”. Toda a economia, de um modo geral, funciona tendo como suporte a rede urbana. Cite e explique duas situações em sua vida cotidiana nas quais a rede urbana cumpriu ou cumpre papel determinante.

R) o ALUNO deve citar e explicar duas formas de consumo de bem que precisaram cumprir deslocamento pela rede urbana (ex :aquisição de livro, vindo de Rio ou SP para interior, ou de produto agrícola que realizou o percurso contrário).

2 - O qualificativo “sustentável” – e seus congêneres, como “qualidade de vida” ou “cidadã” – via de regra, tem significado, na reestruturação urbana, um processo de “reestilização” da paisagem da cidade, com a aplicação da nova estética e a construção de objetos geográficos que, entre diversas possibilidades, dinamizam o “city marketing”. Com as fábricas distanciadas do cotidiano urbano, as cidades se “suntentabilizam”, sem que isso altere a realidade social das mesmas. Disserte sobre que medida a realização dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em 2016 atinge a promessa do desenvolvimento urbano sustentável, apontando aspectos positivos e negativos.

R) positivos: tentativa de despoluir a Baia GB e criação do VLT (veículo leve, de baixo impacto energético e ambiental), negativos: invadir reserva Marapendi, beneficiar transporte poluente (BRT) etc.

3 – defina “especulação imobiliária”:

R) na aula consta: consiste na aquisição e retenção ou subutilização de terrenos dotados de infraestrutura urbana por agentes privados, visando sua valorização futura, para simplesmente adquirir ganhos sem qualquer trabalho. Tal atitude reduz a oferta de terras e por isso, segundo as leis básicas da oferta e da procura,  as encarece cada vez mais.  E assim força os segmentos de baixo poder aquisitivo a recorrer às terras baratas da periferia distante e sem infraestrutura. Em suma, a especulação imobiliária acentua a pobreza e as desigualdades sociais na cidade.

4 – Comente o argumento a seguir, apresentando dois motivos que o justifiquem: “O automóvel merece uma atenção especial para quem estuda a cidade, pois ele não é um produto industrial como outro qualquer”.

R) seu consumo se faz no espaço publico, interferindo diretamente na vida coletiva, incluindo poluição sonora, atmosférica e engarrafamentos; permite a expansão horizontal do espaço urbano (“suburbanização”); sobrecarrega cofres públicos com investimento em vias; altamente poluente e gerador de mortes e invalide.

5 - Verificamos nas últimas décadas um processo de migração de empresas, população e recursos em direção à cidades médias brasileiras, configurando um quadro que Milton Santos (1993) denominou “dissolução da metrópole”. Cite e justifique dois fatores que contribuem para tal processo.

R) consta na aula: uma cidade de predominante função industrial vai procurar difundir a imagem de um lugar próspero e estável, dotado de ampla infraestrutura, concentrador de fatores produtivos, e, sobretudo, um lugar ordeiro, de um povo disciplinado e predisposto a engajar-se na atividade laboral de forma pacífica, muito longe das agitações sindicais. De um modo geral, as cidades médias se enquadram bem nesta perspectiva, pois são menos propícias a situações consideradas adversas, mais tipicamente metropolitanas, tais como grandes congestionamentos de tráfego, poluição de diversos tipos, violência, marginalidade, tensões sociais e limites de governabilidade. Tais cidades tendem a apresentar menor grau de mobilização política da sociedade civil (SPÓSITO, 1999), sendo mais dóceis às suas lideranças políticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com