TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos Econômicos, Culturais E E Históricos Dos EUA, México E Canadá

Artigo: Aspectos Econômicos, Culturais E E Históricos Dos EUA, México E Canadá. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2015  •  1.799 Palavras (8 Páginas)  •  1.268 Visualizações

Página 1 de 8

ESTADOS UNIDOS

A data oficial da fundação dos Estados Unidos é 4 de julho de 1776, quando o Segundo congresso Continental, representando as 13 colônias secessionistas, assinou a declaração da independência. Contudo, a estrutura do governo sofreu uma grande mudança em 1788, quando os Artigos da Confederação foram substituídos pela Constituição dos Estados Unidos.

A cidade de New York foi a capital durante um ano, antes de o governo transferir-se para a Filadélfia. Em 1791, os estados ratificaram a Carta dos Direitos, dez emendas à constituição que proíbem as restrições às liberdades pessoais e garantem uma série de proteções legais. Os estados do norte aboliram a escravidão entre 1780 e 1804. Em 1800, o governo federal mudou-se para Washington, DC (Distrito de Columbia).

No intuito de expandir seu território em direção ao o oeste, o governo americano iniciou um ciclo de guerras contra as populações indígenas, que durou até o fim do século XIX. A guerra contra a Inglaterra, que acabou empatada, serviu para reforçar o nacionalismo americano.

As tensões entre estados escravistas e abolicionistas, junto com o aumento dos desacordos entre o governo federal e os estatais provocaram conflitos na expansão da escravidão nos novos estados. Abraham Lincoln, candidato do partido republicano e um grande abolicionista, foi eleito presidente em 1860. Antes que tomasse posse do seu cargo, os sete estados escravistas declararam sua secessão, formando os Estados Confederados da América. O governo federal argumentou que a secessão era ilegal e, assim, teve início a Guerra Civil Estadunidense.

Em 1867, os Estados Unidos compram da Rússia o Alaska, completado a expansão continental do país. Em 1898, o Havaí foi anexado pelos americanos. No mesmo ano, os americanos vencem a Espanha, anexando Porto Rico e as Filipinas.

Quando começou a I Guerra Mundial, os EUA mantiveram-se neutros, mas em 1917, uniram-se aos Aliados, contribuindo com a derrota das Potências Centrais.

Os EUA tem uma economia capitalista, que é abastecida por recursos naturais abundantes, e por uma infraestrutura bem desenvolvida pela alta produtividade. De acordo com o FMI, o PIB dos EUA, de 14,4 trilhões de dólares, representa 24% do PIB mundial no mercado de câmbio, e quase 21% do PIB mundial em paridade do poder de compra. O maior PIB nacional do mundo. O país ocupa a décima sétima posição no mundo em termos de PIB nominal per capita e a sexta posição em PIB per capita PPC.

Os EUA são os maiores importadores e os terceiros maiores exportadores de bens, embora as exportações per capita sejam relativamente baixas. O Japão e a Alemanha são seus principais parceiros comerciais.

O turismo nos EUA também é de extrema importância para a economia do país. Terceiro país mais visitado por turistas estrangeiros, os EUA recebem cerca de 15 bilhões de turistas de outros países.

A mineração também tem grande destaque na economia do país. Grande parte da extração de petróleo e gás natural ocorre nos estados do Texas e do Alasca. Já o carvão natural é extraído principalmente nos estados do Wyoming, Kentucky e Virgínia ocidental.

O centro financeiro do país concentra-se em Wall street na ilha de Manhattan (Nova Iorque), onde se localiza a maior bolça de valores do mundo, a New York Stock Exchange (Bolça de valores de Nova Iorque).

Outro destaque na economia norte-americana é a produção de softwares, produtos de informática e eletrônica.

Informações e dados curiosos dos Estados Unidos:

- O café da manhã (breakfast) nos Estados Unidos é extremamente calórico. As famílias norte-americanas costumam se alimentar com bacon frito e ovos. Os flocos de milhos (corn flakes) com leite também fazem parte desta refeição.

- O hambúrguer é o tipo de comida mais comum dos Estados Unidos. No churrasco das famílias norte-americanas não pode faltar à carne de hambúrguer. Outros pratos típicos da culinária dos Estados Unidos são: bolo de carne, frango frito, pizza, hot-dog e torta de maçã.

- Embora existam vários partidos políticos, somente dois se alternaram na presidência da República desde 1853: O Partido Republicano e o Partido Democrata.

- Barack Obama foi o primeiro negro a assumir a presidência da República em toda história dos EUA.

A religião nos Estados Unidos é caracterizada por uma grande diversidade de crenças e práticas. Vários credos religiosos têm florescido, assim como perecido, nos Estados Unidos. As religiões que abrangem a herança multicultural dos imigrantes no país, bem como as fundadas no interior do país, levou os Estados Unidos a se tornar um dos países com maior diversidade religiosa do mundo. O Protestantismo é a religião mais seguida pelo povo dos Estados Unidos.

MÉXICO

O México é um país que compõe a América do Norte, seu território ocupa uma área de 1.958 201 km2, na qual habitam aproximadamente 109,6 milhões de pessoas. Dentre os países de língua latina, sua população é superada somente pelo Brasil, que tem cerca de 192,3 milhões de habitantes.

Etnicamente, a população é constituída, em sua maioria, por euro-ameríndios, isto é, mistura entre espanhóis e índios. Esse grupo étnico responde por cerca de 60% dos habitantes do país. Já os ameríndios correspondem a 30% da população, seguidos pelos brancos, que respondem por cerca de 9%.

Quanto à dispersão do povo dentro do território, essa acontece de maneira irregular, ou seja, determinadas áreas são extremamente povoadas enquanto outras praticamente não abrigam ninguém. Essa disparidade acontece em virtude das condições impostas pelo clima e pelo solo. O território mexicano abrange extensas áreas desérticas de clima árido e semiárido; desse modo, cerca de 75% das pessoas encontram-se na região do Planalto de Anáhuac.

O índice de crescimento natural do país caiu, fato proveniente da queda da taxa de natalidade. No entanto, o percentual de jovens ainda sobressai sobre as outras camadas da pirâmide etária. Apesar da grande ascensão social, o país ainda enfrenta muitos problemas, tais como desigualdade, marginalização, corrupção, falta de infraestrutura, entre outros.

A cultura do México reflete a complexidade da história do país, resultante da fusão gradativa dos que começou na era dos poucos laços culturais pré-colombianos e espanhóis. Este intercambio cultural foi construído durante os três séculos de colonização espanhola, deixando profundas marcas na religiosidade e demais expressões culturais. Após o rompimento político no início do século

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com