TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BACIAS HIDROGRÁFICAS E RECURSOS HÍDRICOS

Por:   •  19/4/2017  •  Artigo  •  2.366 Palavras (10 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 10

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

COLOQUE AQUI O SEU NOME COMPLETO

BACIAS HIDROGRÁFICAS E RECURSOS HÍDRICOS

COLOQUE AQUI O SEU NOME COMPLETO

CORONEL FABRICIANO - MG

2016

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

COLOQUE AQUI O SEU NOME COMPLETO

BACIAS HIDROGRÁFICAS E RECURSOS HÍDRICOS

Artigo Científico Apresentado à Universidade Candido Mendes - UCAM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Geografia.

CORONEL FABRICIANO - MG

2016


BACIAS HIDROGRÁFICAS E RECURSOS HÍDRICOS

COLOQUE AQUI O SEU NOME COMPLETO

Resumo: O presente trabalho pretende relatar sobre o conceito de bacia hidrográfica e os recursos hídricos. Para o planejamento dos recursos hídricos, geralmente as bacias hidrográficas são adotadas como áreas preferenciais. Contudo, com a evolução dos exemplares de gestão da água, o planejamento passou a congregar ao conceito de sustentabilidade. Segundo pesquisadores, as bacias hidrográficas se alteram conceitualmente. Houve várias definições sobre as bacias hidrográficas ao longo do tempo e as subdivisões apresentam diferentes abordagens principalmente fatores que vão do ecológico ao físico. Portanto é importante que os pesquisadores tenham uma melhor compreensão sobre as bacias e as subdivisões da mesma.

INTRODUÇÃO

        As bacias hidrográficas geralmente são definidas por áreas onde ocorrem captação de água para um determinado rio. A bacia hidrográfica é um local natural de captação da água, geralmente ocorre o escoamento para uma única saída nos locais.  Segundo Tucci (1997) a bacia hidrográfica é composta por conjunto de superfícies vertentes de drenagens formadas por fluxos de água resultando em um leito único.

Diante do exposto, podemos dizer que a bacia hidrográfica é definida topograficamente segundo as áreas. Essas bacias são conhecidas como seção de controle. A água que nascem nas cabeceiras de uma bacia fluem para a seção de controle, estas consiste de uma área onde há uma ocorrência da captação da água derivado da atmosfera é convertida em escoamento, segundo os limites geográficos.  

As bacias à rede hidrográfica não possuem dimensões fixas.  Uma bacia pode ser subdividida levando em consideração as ordens hierárquicas de seus canais. Autores, como Rodrigues & Adami in: Venturi (2005, p.163) afirma que:

o primeiro modo de hierarquização amplamente aplicado foi proposto por Horton em 1945. Nesse esquema, os canais sem afluentes são considerados de 1ª ordem, e, apenas na confluência de dois rios de igual ordem, acrescenta-se mais um à ordenação, ou seja, dois canais de mesma ordem hierárquica, formam um canal de ordem hierárquica superior.

        Sobre a água, devemos conserva-la e fazer bom uso, pois a mesma e fundamental para a sobrevivência do ser humano. É importante ressaltar  que a água é um recurso natural e  único.

Sobre a gestão ambiental, os recursos hídricos ocupam um lugar extraordinário, pois assim, podem controlar o uso e fluxo da água. Sobre o ambiente, á uma aplicabilidade em um processo consecutivo de análise, organização, tomada de decisão, controle das atividades e as avaliação dos resultados com o intuito de melhorias e de implementação para o futuro.

A gestão de recursos hídricos esta relacionados a questões de desenvolvimento nacional, assim como práticas e tecnologias diretamente direcionadas à distribuição, conservação e uso de água.

DESENVOLVIMENTO

De acordo Magalhães (2007) as bacias hidrográficas são unidades com dimensões variadas, onde são organizados os recursos hídricos superficiais em prol das condições climáticas e da estrutura geológica-geomorfológica. Segundo o autor no ano 1980, a atualização dos modelos de gestão da água passou a utilizar o conceito de sustentabilidade, impondo uma importância reforçada a gestão ambiental e da água em diversos países em relação as políticas públicas.  

Barrella (2011) Conceitua bacia hidrográfica como um conjunto de terras drenado por um rio e seus afluentes, constituído por altas regiões do relevo.  Se as águas das chuvas escoam superficialmente formando riachos e rios, ou infiltram no solo, formando nascentes são consideradas bacias hidrográficas.

Lima e Zakia (2000) acrescentam uma abordagem sistêmica ao conceito geomorfológico da bacia hidrográfica. Segundo esses autores as bacias hidrográficas são sistemas abertos, ou seja, recebem energia por meio de agentes climáticos e perdem energia por meio do deflúvio, podendo ser descritas em termos de variáveis interdependentes, que brandem em volta de um padrão, e, desta maneira, mesmo quando movidas por ações antrópicas, se encontram em equilíbrio dinâmico. Assim, qualquer modificação na forma do sistema ou no recebimento ou na liberação de energia, poderá acarretar em uma compensável mudança com o intuito de minimizar o efeito de transformação, modificando assim o estado de equilíbrio dinâmico.

De acordo Yassuda (1993) a gestão é a integração dos vários aspectos que interferem no uso dos recursos hídricos e na sua proteção ambiental, deve ser a questão com maior enfoque. O autor diz que a bacia hidrográfica permite uma abordagem integrada, relata que a bacia hidrográfica é o centro único de interação das águas com o meio físico, o meio social, cultural e econômico.

 As Regiões Hidrográficas Brasileiras, ou seja, o território brasileiro foi dividido num primeiro nível de macrodivisão hidrográfica, representado  na figura a seguir.

[pic 1]

São destacados numa bacia hidrográfica os principais elementos fisiográficos, como exemplo:

  • A Seção de Controle que é o local de drenagem da água apreendida na bacia;
  • Divisores de Água: linha representada pelos os limites da bacia, esses divisores podem determinar para onde vai  o  fluxo da rede de drenagem assim como a área de captação da bacia hidrográfica;
  •  Rede de Drenagem: Esta é constituinte dos corpos de água dos canais de escoamento e da bacia hidrográfica. Com a estação hídrica em falta, os canais de escoamento podem vir a secar. Os canais que fluem água provenientes de enxurrada são temporários, estes podem ser interrompidos em pouco tempo.

Essa rede de drenagem citada anteriormente e de extrema importância no manejo e na caracterização das bacias hidrográficas. Essa rede pode determinar as características de escoamento superficiais, assim como o potencial de produção e os transporte de sedimentos.   Podemos observar no contexto ambiental, que as propriedades hidrológicas se fazem importantes e estas são diretamente influenciadas por características da rede de drenagem. A classe de solos e a cobertura vegetal também são importantes na caracterização do ambiente, estes podem controlar a dinâmica da água presente na bacia hidrográfica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (219.1 Kb)   docx (91.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com