TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMENTÁRIO DE CRÔNICAS DO LIVRO: AULAS DE GEOGRAFIA DE MANOEL FERNANDES

Por:   •  5/3/2016  •  Resenha  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  3.347 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – UFCG

CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES – CFP

UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS – UACS

CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

PROFESSORA: RISOMAR SANTOS

DISCIPLINA: DIDÁTICA

ALUNA: KASSIA JANNY GONÇALVES ROCHA

COMENTÁRIO DE CRÔNICAS DO LIVRO: AULAS DE GEOGRAFIA DE MANOEL FERNANDES

FUI A BODEGA COMPRAR FARINHA (pág. 46)

     A farinha foi citada na crônica como forma de relacionar a vida de algum tempo atrás com a vida atual. No passado a vida era simples sem tecnologia, os produtos eram artesanais, os alimentos eram produzidos manualmente de forma rústica, com o passar do tempo o mundo foi evoluindo junto com a tecnologia, mas mesmo diante de tanta evolução ainda é possível conviver com a cultura e costumes de décadas passadas como o citado supermercado, com produtos originados de várias partes do mundo com uma diversidade enorme de produtos e as bodegas com produtos artesanais e a velha “caderneta” para notar os “fiados”, ambos dividindo o mesmo espaço no centro das cidades. Essa cultura e esses costumes tão misturados nos dias de hoje dificulta os estudos geográficos, compreender a dinâmica espacial, relacionar lugares e executar a cidadania tornou-se uma tarefa complexa para os geógrafos.

O MAPA NOSSO DE CADA DIA (pág. 54)

     Apresenta a magia escondida nos mapas e desconhecidas por quem não os sabe interpretar. O mapa não é apenas uma forma de representação geográfica, mas uma forma de viajar pelo mundo conhecendo suas belezas. A viajem começa ao abri o mapa, onde é possível navegar pelos oceanos e até sobrevoar os Andes, através da interpretação de um mapa, ele é a prova real que um lugar existe. Permite-nos tanto ver continentes ou países como pequenos detalhes como nossa cidade ou o bairro que moramos ou até mesmo nossa rua, é a forma mais fácil de chegarmos a algum lugar é uma forma de nos orientar dentro do mundo como um todo, tanto real como imaginário.

   

OS SOLOS SÃO (pág. 59)

     Essa crônica remete um pouco nossa vida real, podemos associar a importância da rocha e do clima e sua influência nos processos naturais com a importância dos pais para a formação do caráter e personalidade dos filhos. Os solos herdam das rochas os minerais e suas características e sofrem modificações ao longo do tempo de acordo com outros agentes naturais como o clima. Os filhos herdam as características dos pais e são influenciados ao longo do tempo de acordo com as suas ações.

BIBLIOGRAFIA:

SOUSA NETO, Manoel Fernandes de. Aula de geografia: aula de geografia e algumas crônicas. 2. ed. Campina Grande: Bagagem, 2008. 109 p.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (87.8 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com