TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Bastos

Por:   •  17/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.047 Palavras (9 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 9

Unifeob

Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Bastos

Geografia

Atividades

Camila Zamboni Pitarelo

Profª - Jaqueline

Junho/2015

São João da Boa Vista – SP

População Brasileira

Tema:

A População Brasileira

Escolhemos este tema, pois a população brasileira está irregularmente distribuída no território, pois há regiões densamente povoadas e outras com baixa densidade demográfica. A população brasileira estabelece-se de forma concentrada na Região Sudeste, com 80.364.410 habitantes; o Nordeste abriga 53.081.950 habitantes; e o Sul acolhe cerca de 27,3 milhões. As regiões menos povoadas são: a Região Norte, com 15.864.454, e o Centro-Oeste, com pouco mais de 14 milhões de habitantes.

Objetivo Geral:

  • Levar o aluno a compreender e explicar as relações da sociedade com o meio em que vive, a partir de conceitos, imagens, dados estatísticos, categorias e procedimentos básicos que fundamentam a ciência geográfica. Além disso, permitir a capacidade de instrumentalizar o espaço geográfico no qual as relações se harmonizem em busca de uma sociedade justa, cidadã e ciente da importância da preservação do espaço geográfico.

Objetivos Especifico:

  • Conhecer dados da população;
  • Entender a importância do estudo da população;
  • Compreender e identificar os diversos tipos de população;
  • Analisar a importância da Geografia Regional no estudo da população;
  • Observar e debater curiosidades sobre a população brasileira.

Metodologias

  • Aulas expositivas;
  • Mapas;
  • Analises de figuras;
  • Computadores.

Cronograma

  • Aula 1 : Brasil, um país populoso.
  • Aula 2 :Como a população brasileira cresceu.
  • Aula 3 : As diversas culturas do povo brasileiro.
  • Aula 4:  Distribuição desigual da população.
  • Aula 5 : Pirâmide etária.
  • Aula 6 : Avaliação

Aula 1

  • Brasil, um país populoso;

Nesta aula inicial vamos abordar a questão da população, onde iniciaremos a aula com alguns comentários sobre o assunto, alguns pequenos textos que em seguida analisarão um mapa e responderemos algumas questões oralmente, levando o aluno a interagir com o assunto a ser trabalhado.

Texto: Ao estudar a população de determinado lugar, como um município, um estado, um país, um continente ou até mesmo do mundo inteiro, podemos conhecer o numero total de pessoas que vivem nesse lugar, como elas estão distribuídas pelo território, quais são as suas condições de vida, entre outros aspectos. Você saberia dizer, por exemplo, quantas pessoas vivem atualmente no Brasil? De acordo com a contagem da população realizada no ano de 2010 pelo IBGE, a população absoluta do Brasil, ou seja, o numero total de habitantes do nosso país, foi calculada em aproximadamente 191 milhões de pessoas. Se compararmos a população absoluta do Brasil com a de outros países, pode dizer quem o Brasil é um país populoso. Ao contrario dele, vários países do mundo possuem uma população bem menos numerosa, como é o caso, por exemplo, do Uruguai, na America do sul, que possui apenas 3,3 milhões de habitantes; do Congo, África, com 4 milhões de pessoas; e da Noruega, na Europa, com 4,8 milhões de habitantes.

Mapa: Os Dez países mais populosos do mundo (milhões de habitantes)2010[pic 1]

Questões:

  1. De acordo com as informações do mapa, quais são os dois países mais populosos? China e Índia
  2. Em que colocação está o Brasil? 5° colocação

  • O censo demográfico e a contagem da população.

Neste segundo momento da aula vamos entender o conceito de censo demográfico e como ele funciona através de gráficos, mostrando ao aluno informações sobre a população e elencando pequenos debates de onde vive a maior parte da população de quais faixas etárias ela é composta, etc.

Censo Demográfico: Pesquisa de dados sobre a população, o censo fornece informações sobre as mais diferentes características da população.

IBGE: Instituto brasileiro de Geografia e Estatística.

Texto: A contagem da população brasileira é feita por meio do censo demográfico, uma grande pesquisa realizada de dez em dez anos pelo IBGE. Alem de fazer a contagem dos habitantes, o censo também permitem conhecer outras características da nossa população, como a proporção de homens e mulheres, crianças e adultos e idosos total da população. Após coletada as informações são organizadas com auxilio de cálculos complexos de matemática, com bases nesses cálculos são elaboradas tabelas que ajudam a retratar o perfil demográfico do país, auxiliando a analise geográfica da população.

Gráficos

  1. População urbana e rural do Brasil em % em 2010

[pic 2]

  1. Distribuição da população por idade em %

[pic 3]

Com a analise dos gráficos orientarem os alunos como esses dados ajudam a compreender melhor as características da população de nosso país.

  • Como cresceu a população brasileira?

Neste terceiro momento da aula vamos começar a aula com perguntas para os alunos de como eles acham que a população cresceu como ela começou instigar o aluno a pensar nessa questão, após essa breve introdução vamos analisar um gráfico, e levantar hipóteses de porque e como a população brasileira cresceu em tão pouco tempo, além de fazermos uma pequena atividade em grupo com duas questões e uma breve apresentação.

Palavras-chave: Imigração - Imigrar, no sentido da palavra propriamente dita, significa entrar em um país que não é o seu de origem para ali viver ou passar um período de sua vida.

Texto: Ate meados do século XX, a população brasileira cresceu lentamente. No período colonial o numero de portugueses que veio para o Brasil não foi tão expressivo. Alem disso muitos africanos, trazidos como escravos acabaram morrendo. A população indígena também foi diminuindo devido aos conflitos e as doenças trazidas pelos colonizadores. A população brasileira passou a crescer de forma mais acelerada somente a partir do século XIX, quando os imigrantes começaram a chegar ao país. Em apenas cinco décadas, de 1880 a 1930, calcula-se que a cerda de, 4 milhões de imigrantes entraram no território brasileiro. Os imigrantes vinham para trabalhar nas lavouras de café, sobretudo nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, em substituição ao trabalho escravo africano, oficialmente proibido no país em 1888. Por volta da década de 1930, o governo brasileiro passou a restringir a entrada de estrangeiros no Brasil e, com isso, os fluxos migratórios diminuíram sensivelmente. Desde então, a imigração deixou de contribuir de maneira efetiva para o crescimento populacional do nosso país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (392.2 Kb)   docx (188.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com