TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Clima Geografico

Artigo: Clima Geografico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  1.287 Palavras (6 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 6

Fundamentação Teórica

Considerando que a geografia estuda a distribuição dos fenômenos físicos biológicos e humanos pela superfície da terra. Resolvemos fazer um estudo de maneira precisa ordenada e detalhada sobre o clima do município de Canudos, com o objetivo de entender melhor as causas da variação climática e da alta temperatura com relação a outras regiões. No decorrer deste estudo entendemos que clima é um conjunto de fenômenos meteorológicos que caracterizam o estado médio da atmosfera num determinado lugar da superfície terrestre e também a sucessão habitual dos tipos de tempo. O clima é constituído pela ação habitual de diferentes elementos climáticos como. Temperatura massas de ar vento umidade do ar e precipitação.

A precipitação corresponde as diferentes maneiras pelas quais o vapor de água apos condensado na atmosfera chega até a superfície terrestre; As principais são:

Chuva granizo e neve. Entre estas a forma mais comum em nosso município é a chuva, e também a mais benéfica para todos os seres humanos. Ela resulta do contato de uma nuvem saturada de vapor de água com uma camada de ar frio e através deste contato sofre condensação e precipita-se caindo na terra em forma de chuva. Já o granizo que também é uma chuva, só que de pedras é a mais violenta forma de precipitação. Ela é muito rara em nossa região. Porém não é impossível de acontecer, até porque já aconteceu em tempos próximo passado por volta da década de 80 Este é um fenômeno que ocorre durante o verão nas trovoadas em momentos de tempestades, e por este motivo o município de canudos não está

Isento deste acontecimento mais vezes por ser um local de clima quente que pode elevar bastante a sua temperatura em determinado momento dependendo da intensidade de calor transmitido pelos raios solares podendo levar para as camadas mais elevadas, uma grande quantidade de massa de ar quente que ao entrar em contato com as esferas de gelo as quais tem a denominação de granizo que estão suspensas no ar acontece a precipitação ,e caem na superfície terrestre em forma de chuva de granizo conhecida também como chuva de pedras. Os granizos são esferas compactas de gelo formadas por gotas de água que são transportadas para as camadas mais elevadas e mais frias por correntes ascendentes ou convectivas onde se da o congelamento das mesmas. O contato entre estes dois fenômenos provoca a precipitação.

A única forma de precipitação que não existe possibilidade de acontecer em Canudos é a presença de neves por que ela constitui uma característica das regiões temperadas e frias do planeta terra ocorrendo durante o inverno. É óbvio que este município tendo um clima tropical semiárido, fica quase impossível de este fenômeno acontecer.

Outro elemento climático que influi muito no clima de Canudos é a umidade do ar, esta é a presença de vapor de água na atmosfera e É proveniente da evaporação que se processa tanto nas superfícies líquidas como rios lagos ou mares, como também nos vegetais pela ação do calor do sol e dos ventos. E por não dispor desses recursos com abundância esta região perde grande parte da umidade do ar e o seu clima passa a ser um clima seco. Porém temos o vento como aliado que colabora na distribuição de umidade `podendo nos trazer um pouco de chuva e deixar o clima mais leve e a temperatura agradável Esses elementos climáticos podem ser modificados por fatores climáticos que atuam diretamente no clima como: altitude, latitude, massas líquidas, correntes marítimas e vegetação

Entre esses fatores transformadores dos elementos climáticos se destacam como de maior importância para o clima deste município ,a latitude que é a distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre em relação a linha do equador até o polo, e como Canudos está localizado abaixo da linha do Equador muito distante dos polos o clima será sempre quente e pela distância que se encontra do mar ,muitas vezes a chegada de correntes marítimas é dificultada. .A vegetação também é uma grande transformadora da umidade do ar nesta localidade. Porque durante a estação do inverno a caatinga brota e realiza o processo de evaporação enviando para a atmosfera um pouco de umidade do ar. Porém no verão ela perde sua folhagem não tendo como fazer o mesmo processo e as massas de ar voltam a serem secas como antes aumentando a temperatura.

Convém lembrar que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com