TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de espaço

Por:   •  29/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 3

O eixo escolhido para o trabalho final foi uma breve análise do conceito de espaço por uma, ou mais, perspectivas de cada um dos três autores estudados durante o semestre; David Harvey, Milton Santos e Ana Fani.

No livro Por uma outra Globalização, o autor reflete acerca do atual contexto da sociedade através da análise do espaço geográfico. Milton, acredita que encontrar uma única definição para espaço, ou até mesmo território, é uma difícil tarefa, uma vez que nenhuma definição é imutável ou fixa.

Santos, define o espaço sendo a acumulação de tempo de maneira desigual. Assim, o espaço geográfico é a solidificação do trabalho social, materialização das ideias e ações da sociedade sobre a natureza. O espaço concretiza diferentes tempos sociais, seu início e evolução integram o objeto da geografia.

Os objetos formam o espaço geográfico juntamente com as ações. Eles são as formas espaciais e as ações o conteúdo social. Quando altera o espaço, a sociedade altera a si mesma. Um momento histórico do passado pode perder a função original e passar a ter uma nova função no espaço, por exemplo.

O autor diferencia o espaço social do espaço geográfico. No espaço geográfico os objetos e as ações estão interligados , não podendo ser considerados de forma separada porque perderiam o sentido. Por sua vez, o espaço social está contido no espaço geográfico.

A concretização das experiências vividas, que ligam o indivíduo ao espaço e criam sentimentos de identidade e pertencimento unem profundamento o conceito de lugar geográfico e a compreensão do espaço.

Dessa forma, a paisagem revela a herança entre a sociedade e a natureza, enquanto o espaço geográfico se expressa nas formas espaciais concomitantemente com a vida social presente.

Para David Harvey, o espaço não tem nenhum papel na exploração do trabalho e na formação do capital no processo da reprodução ampliada. O que introduz o espaço na teoria marxista é a própria dinâmica do capitalismo

Para o autor de O novo Imperialismo, também não há uma análise satisfatória sobre o espaço geográfico. Assim, um objetivo na sua jornada intelectual foi entender a performance e a dinâmica espacial do sistema capitalista e sua posição nas relações sociais contemporâneas.

Ele aborda a ideia de espaço geográfico diferente das concepções do espaço absoluto, espaço relativo e espaço relacional. Esse pensamento foi o embrião do que viria a ser um dos mais importantes conceitos do pensamento geográfico, a compressão do espaço-tempo.

Para conceituar a lógica capitalista do imperialismo, Harvey descreve as relações entre capital e Estado, aliados à circulação do capital no espaço e no tempo.

Com a diminuição da fricção do espaço, monopólios locais tem que se adaptar ou são consumidos por monopólios de maior escala.

O principal motivo disso são os avanços tecnológicos conseguidos nas áreas do transporte e da comunicação, que impactam a economia espacial do capitalismo.Diante dessa compressão de espaço-tempo, a reorganização político-espacial torna-se quase uma necessidade.

Já para Ana Fani, o espaço é o produto das relações que ocorrem na sociedade . O homem produz o espaço de forma dialética, homem-espaço - os processos que deram origem a esta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com