TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos Geográficos

Por:   •  21/6/2015  •  Dissertação  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1

Brasil-Colônia: Com seus rios navegáveis, a Baía era responsável pelo fortalecimento da função portuária e comercial. Ela também exercia uma importante função defensiva.

Atualidade: Hoje, ela abriga em um alto número de indústrias, o que favorece a expansão industrial do nosso país, e também é o maior ponto de escoamento fluvial de mercadorias do estado do Rio.

Questão 2

Espaço Geográfico

O espaço geográfico é o espaço construído através da transformação do mesmo pelo homem, tendo como finalidade observar alguns aspectos da sociedade humana (relações econômicas, políticas e culturais). O espaço geográfico também visa observar formas naturais (rios, planaltos, planícies etc.) e artificiais (casas, avenidas, pontes, indústrias etc.), procurando entender a influência das relações nessas formas.

Em geral, o espaço geográfico é o espaço ocupado e organizado pelas sociedades humanas. Sendo que para seu entendimento é necessário o estudo de todo o processo histórico de sua formação.

         Entretanto, o mais importante a se fazer é observar as relações que ocorrem nele, sendo elas entre o mesmo grupo social que modificou o ambiente, o próprio ambiente ou até mesmo entre outros grupos sociais, o que acaba abrangendo o mundo inteiro.

Colocando este conceito no contexto da Baía de Guanabara, podemos observar alguns pontos muito interessantes:

  • Relações Econômicas

- As empresas petrolíferas instaladas ao redor da Baía de Guanabara, que a usam para mandar seus navios petroleiros para diversos cantos do mundo.

  • Questões Ambientais

- O modo como as formas naturais da Baía e dos lugares que a cercam foram modificados pela ação da sociedade e pelas relações econômicas, já que boa parte da poluição com que a Baía sofre vem dos navios petroleiros e das plataformas industriais.

Lugar

O conceito de lugar pode ser definido como um espaço que surge através de laços; através de vivência com um certo local. Este conceito é relacionado ao “espaço afetivo”, ou seja, quando uma pessoa tem um conhecimento sobre um espaço devido á convivência que ela teve com este espaço.

A Baía de Guanabara, para as pessoas que pescavam nela, tinha uma importância muito grande, não só porque a pesca era o trabalho delas, mas porque a Baía era um “lar” para elas. Os pescadores passavam muito tempo na baía, então construíram um laço com ela. Se perguntassem a um pescador qualquer coisa sobre a Baía ele saberia responder; talvez até melhor do que um biólogo, devido ao forte laço que aquela pessoa tem com o lugar.

Território

Pode-se dizer que o território é um espaço delimitado; esta delimitação é construída com base em fronteiras, que podem ser definidas tanto pela natureza, quanto pelo homem. Quando essas fronteiras são definidas pelo homem, elas podem não ser muito visíveis, já que se baseiam em uma relação de poder, podendo se referir a um território relativamente grande (o território marcado por um domínio histórico, social e político, como um país, por exemplo) ou a um espaço menor (o território marcado pelo domínio de uma facção criminosa, como uma favela, por exemplo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (73.2 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com