TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curriculares

Pesquisas Acadêmicas: Curriculares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/2/2015  •  3.900 Palavras (16 Páginas)  •  1.686 Visualizações

Página 1 de 16

 Questões obrigatórias para o dossiê

Leia os livros indicados para a Unidade 1 e os PCNs, volume “História e Geografia”, e pesquise na internet, em outros livros e revistas, a fim de executar as atividades abaixo.

1. Segundo os PCNs, qual é o objetivo da Geografia?

R: Levar o aluno a aprender de forma mais ampla a realidade, possibilitando que nela interfiram de maneira mais consciente.

2. O que faz com que os espaços geográficos sejam alterados?

R: a necessidade do homem, alem das ações internas e externas da terra, necessidade do homem produzir.

3. Conceitue espaço geográfico, paisagem, território e lugar.

R: O espaço geográfico e o espaço que já foi determinado, pelo homem e uma sequencia de paisagem, e esta ligada não apenas a observação, mas ao entendimento dos processos, que criam essas paisagens. Mpassagem e tudo aquilo que se vê ou que a visão alcaça, dependendo do seu ponto de vista ou ela seja observada, paisagem e visível. Lugar e um território e sua paisagem siguinifica fazer deles o seu lugar de vida estabelecer uma identidade com eles. A categoria lugar revela os espaços com os quais as pessoas tem vinculo mais efetivos e substantivos que racionais e objetivos. O território e uma área de vida de uma espécie, onde ela desempenha todas as suas funções vitais ao longo de seu desenvolvimento. Para a geografia o território representa uma parcela do espaço identificada pela posse. E dominado por uma comunidade ou pór outro estado. E preciso que os alunos entendam que os limites territoriais são variáveis e dependem do fenômeno geográfico considerado território nacional, o contorno de cada pais.

4. Apresente 10 práticas pedagógicas relacionadas ao ensino da Geografia, que contemplem o uso das novas tecnologias.

R: O ensino de geografia deve ser voltada para a compreensão da realidade a praticado professor deve envolver procedimentos de problematizaçao, observação, registro, descrição documentação, representação e pesquisa dos fenômenos sociais, culturais ou naturais que compõem a paisagem e o espaço geográfico.O professor precisa trabalhar esses procedimentos, partindo da observação e descrição, os quais são pontos de partidas básicos para o inicio da leitura da paisagem e construção de sua explicação. Para trabalhar esse procedimento e preciso sair da sala de maneira planejada o trabalho de campo e o uso de imagens da TV, fotos, mapas etc, fazer comparações para entender as diferentes paisagens.

5. Que meios, recursos e estratégias devem ser utilizados pelos professores para que as crianças conheçam e se sensibilizem com os problemas socioambientais; desenvolvam os conceitos e competências em Geografia, previstos nos PCNs?

R: conforme o pcn espera-se que os alunos desenvolvam a capacidade de identificar e refletir sobre diferentes aspectos da realidade, compreendendo a relação sociedade-natureza EX. noticias, começando pelo bairro.

6. Pesquise o que são fenômenos sociais, culturais ou naturais, explicando como tais aspectos inferem no ensino da geografia.

R: m fenómeno natural é um acontecimento não artificial, ou seja, que ocorre sem a intervenção humana. Note-se que até as acções humanas (um automóvel em andamento, por exemplo) continuam sempre sujeitas às leis naturais, contudo, não são consideradas, neste sentido, fenómenos naturais, já que dependem do arbítrio ou vontade humana. Os fenómenos naturais podem, isso sim (ou não), influenciar a vida humana que a eles está sujeita, como a epidemias, às condições meteorológicas, desastres naturais, etc. Repare-se que, na linguagem vulgar, fenómeno natural aparece quase sempre como sinónimo de evento incomum, espantoso ou desastroso sob a perspectiva humana. Contudo, a formação de uma gota de chuva é um fenómeno natural da mesma forma que um furacão. Redemoinho, Furacão, Nevasca, Terremoto, Inundação, Levantamentos, Vendaval, CicOs fenômenos naturais são regidos pela interação dos elementos físicos da Terra. Água, massa continental e massas de ar .

É pela interação dos seus elementos e pela oscilação no comportamento dos mesmos que eles acabam ocorrendo. Sempre que existir uma mudança nas características observadas como estáveis, temos a possibilidade de que ocorra um fenômeno natural. Por exemplo, aumento na temperatura oceânica do Oceano Pacífico = El Niño, aumento na temperatura das águas do Atlântico Norte = Ciclone, Elevação do nível do Pacífico Norte = Corredor de tornados. Estes são apenas alguns exemplos do que ocorre entre os elementos físicos naturais da Terra .

A massa continental é regida por três princípios, o magnetismo, a força de rotação e a de equilíbrio.

O magnetismo confere à todas as massas continentais acima da superfície terrestre, a atração para o norte magnético, à uma razão ínfima, porém contínua e maior quanto mais próxima do norte do magnético

Entre as mudanças ocorridas na Terra e que nos trouxeram à geografia atual, temos as evidências pela condição apresentada por porções como Canadá, a Península da qual Noruega e Suécia, índia, italia . .

A força de equilíbrio é exercida também de maneira contínua e simplifica-se pela palavra dispersão. A melhor maneira de se fazer idéia é pelo exemplo práticolone, Geada, Vulcão, Enxurrada, Ciclos de Chuva,

Tempestade, Tufão, Maremoto, Incêndio (qdo não provocado pelo homem), Estiagem, Tornado, Granizo, Tsunami, Deslizamento, Ondas de Calor, Ressaca

7. Faça um plano para uma excursão com os estudantes contendo os seguintes itens:

I. Justificativa da excursão (importância, viabilidade...)

R: Investigar como uma atividade de aprendizagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com