TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Licenciatura em Geografia

Por:   •  2/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 3

 

CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO

Curso de Licenciatura em Geografia

Disciplina – Geografia Econômica

Docente  – Karina Assunta Moro         

Atividade 1

                                                                                               

                                                                                                                                                        Geografia Econômica

 Descrição da atividade

Baseado no conteúdo estudado na Unidade 1 da obra Geografia Econômica (2013), escolha dois autores da economia política clássica e elabore um texto crítico de, no máximo, duas laudas, comparando as teorias e apontando sua importância para o desenvolvimento da economia espacial.

Milton Santos e Ruy Moreira trazem uma abordagem que nos faz refletir sobre quem são os ilustres dos trabalhos concretizados e das pesquisas que foram efetuados nos temas geografia brasileira, realizando assim uma abordagem da trajetória do conhecimento dos conceitos clássicos até os que são aplicados no pensamento atual.

Como a geografia moderna foi diferente da geografia clássica com uma caminhada grande sobre a ótica de grandes autores se tornando assim fundamentais para os estudos de geografia, que apresentam vários ramos de teorias metodológicas sobre o pensamento e discurso geográfico.

Partindo para essa analise completa e critica que os autores abordam Ruy Moreira e Milton Santos das influencias acarretadas vitais na formação do pensamento geográfico brasileiro.

Milton Santos e Ruy Moreira criticaram a maneira de dar a geografia de forma linear, mostrando os problemas que impedem a construção de uma geografia orientada nos que se baseia nas problemáticas sociais, mas que fosse mais ampla e construtiva.

Assim Ruy e Milton dedicam a uma analise critica da evolução da geografia para propor uma nova forma de pensar e fazer geografia.

Milton criou seu argumento em 3 parte: estudo dos sistemas técnicos e dos sistemas normativo e baseado no estudo do lugar que o mundo é empiricamente percebido, nesse caso Milton Santos coloca a geografia tal como é hoje como uma reprodutora de saber ideológica.

Logo mais Milton propôs uma geografia preocupada principalmente com o bem estar do homem e nova.

Ruy Moreira traz também o pensamento geográfico em 3 períodos: A modernidade e o holismo iluminista, a modernidade industrial e Geografia fragmentada dos séculos e ultra modernidade e a tendência pluralista atual, sendo assim podemos analisar por essas 3 fases que o foco de Moreira era fugir do modelo de interpretação que se tem de uma geografia reta , assim sendo ele trabalha com um modelo de evolução geografia em espiral, onde um período não só sucede outro, mas traz elementos do anterior .

Essa Visão é mais adequada pois da para perceber e encontrar elementos dos períodos anteriores.

Ambos trouxeram muitos conceitos sobre a geografia econômica e sua importância para os estudos dos fatores geográficos em escala global.

Contudo, as constantes transformações ao longo do tempo têm desenvolvido a geografia a necessidade de tratar as mudanças no espaço de forma real e profunda.

 

REFERÊNCIAS

http:/miltonsantos.com.br/>acesso 13 de maio de 2020. 

ABRÃO, V. L. S.; LOPES, P. E. V. P. Geografia Econômica. Batatais: Claretiano, 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (63.2 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com