TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE GEOGRAFIA LICENCIATURA PLENA

Por:   •  31/10/2019  •  Resenha  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA[pic 1]

CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS

DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS

CURSO DE GEOGRAFIA LICENCIATURA PLENA 

PIBID GEOGRAFIA UFSM

PROJETO DE AULA

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO GRUPO

  1. Alunos (as): Daniel Balin, Raquel, Gabriele Kobs Ribero, Naomi Barbosa
  1. Temáticas: Coordenadas geográficas e projeção

TEORIA QUE NORTEOU A PRÁTICA DESENVOLVIDA

“O estudo do espaço geográfico, para geografia escolar requer a leitura dos fenômenos espaciais, a partir das suas representações. Tais representações espaciais tem na cartografia seu embasamento teórico e técnico, e cabe à geografia escolar aproximar os educando dessa linguagem imprescindível para conhecer o mundo a sua volta. Conhecer a cartografia é um conteúdo essencial para a compreensão das relações entre espaço e tempo, permite ao aluno atender às necessidades que aparecerão no seu cotidiano. A Cartografia apresenta-se como uma solução fundamental para o ensino, pois, permite a representação dos diferentes detalhes do espaço geográfico e na escala que convém para o ensino, que pode ser de escala local, regional ou global. Por meio de mapas e de outros recursos ele saberá apontar os mais diferentes e distantes locais, permitindo-lhes uma visão mais crítica da realidade que se expõe. A importância da cartografia é ratificada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998 p.76) “a cartografia torna-se um recurso fundamental para o ensino e a pesquisa”. A partir disso podemos perceber a importância do desenvolvimento da cartografia desde as séries iniciais, pois a mesma é importante não apenas para que os alunos compreendam os mapas, mas também para que eles possam adquiram habilidades na representação e leitura do espaço geográfico.” (Silva, p. 4)

DADOS RELACIONADOS À PRÁTICA PEDAGÓGICA

  1. Objetivo geral: propor atividades que auxiliem na compreensão de conteúdos relacionados à cartografia escolar como, as projeções, as coordenadas geográficas, a história dos mapas e a sua finalidade.
  1. Objetivos específicos: é usar a oficina como facilitadora na hora da compreensão pelo aluno a respeito das coordenadas geográficas e as projeções.
  1. Metodologia (descrição detalhada dos momentos): Inicialmente, há uma apresentação das noções de representações cartográficas e as diferentes projeções cartográficas. Pode-se propor aos alunos que tentem representar um objeto tridimensional em uma folha de ofício como forma de dar ênfase à dificuldade que se encontra em representar a Terra (objeto tridimensional) em um sistema plano. No momento seguinte, trazem-se diferentes mapas e representações do espaço geográfico.  A partir disso, questionar os alunos sobre qual seria a finalidade de cada um deles e a qual território corresponde. Nesta etapa pode-se desenvolver a história sobre os mapas (Mercator e Peters) e o seu processo de criação.

No último momento, apresenta-se as projeções plana, cilíndrica e cônica. Usando-se uma bola de isopor, uma folha, pincel e tinta. Pinta-se a área onde quer que esteja o foco da representação e faz-se a impressão na folha –demonstrar as áreas de deformação e as áreas de poucas distorção. Para as projeções utilizaríamos uma espécie de caça ao tesouro.

Onde os alunos seguiriam instruções para se chegar ao destino. Os alunos irão pegar as instruções e segui-las, como por exemplo (Duas casas ao norte, três casas ao sul), desta forma os alunos poderão compreender como utilizar as coordenadas.  

  1. Recursos didáticos utilizados: Objeto tridimensional, bola de isopor, uma folha, pincel, papel a4, caneta, cartolina.

DADOS RELACIONADOS À (AUTO) AVALIAÇÃO DA PROPOSTA EMPREENDIDA

  1. Possibilidade de envolvimento dos alunos: Alta

  1. Principais termos geográficos a serem compreendidos pelos alunos: Projeção plana, cônica e cilíndrica. Latitude e Longitude. Coordenada geográfica.  

DADOS REFERENTES ÀS OBRAS CONSULTADAS

  1. Obras acadêmicas: SILVA, Lucas G.;PINTO, Paula T.D.;JÚNIOR, Otoniel F. da S.; ENSINAR E APRENDER CARTOGRAFIA ATRAVÉS DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: PRÁTICAS PARA ENTENDER AS PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS. Disponível em < http://www.eng2016.agb.org.br/resources/anais/7/1467857097_ARQUIVO_ENSINAREAPRENDERCARTOGRAFIAATRAVESDEOFICINASPEDAGOGICAS.pdf>  

  1. Obras didáticas e/ou paradidáticas:
  1.  Sites:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (191.2 Kb)   docx (59.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com