TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade cultural

Por:   •  7/4/2015  •  Artigo  •  3.262 Palavras (14 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 14

GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA

SEGUNDA LICENCIATURA / GEOGRAFIA

“As Interfaces da Geografia: um estudo sobre a diversidade Cultural do sexto ano “A” da Escola Maria de Lourdes Neves”

                                                 Professora: Cândida

                                                                           Acadêmicas: Elizeth Santos R. Silva                      

                                                            .

.

Março/2015

RESUMO

Esse artigo busca apresentar um olhar sobre a As Interfaces da Geografia: um estudo sobre a Diversidade Cultural do sexto ano “A” da Escola Maria de Lourdes Neves, que faz parte da rede estadual de ensino do Estado de Roraima. Com objetivo de valorizar as diferenças e contribuir no ensino de qualidade explorando a escola e suas diversidades, enquanto espaço de reflexão e intervenção de situações diárias de conflitos no âmbito escolar marcadas por relações de gênero, raça e cor.  E foi a partir da realidade encontrada na comunidade escolar, que se tornou  indispensável realizar um estudo que trabalhe a Diversidade Cultural, a fim de entender e avaliar tal realidade. Visto que, a falta de conhecimento dos alunos, e a falta de aceitação de outras culturas provocam sérios problemas de convivência em sua vida acadêmica e ocasionando por vezes baixo rendimento escolar.  Com isso, o foco é estudar estratégias que venham superar essas diferenças. E assim, obtermos como resultado relações sociais adequadas, boa convivência entre os alunos, sem qualquer tipo de discriminação, no que se refere suas origens, suas diferenças e por fim, contribuindo para  um ensino de qualidade e aprendizagem significativa.

Palavras chave: Interfaces da Geografia. Diversidade Cultural. Aprendizagem significativa.

ABSTRACT

 This paper aims to present a look at the Interfaces Geography: a study on Cultural Diversity in the sixth year "A" School Maria de Lourdes Neves, who is part of the state schools of the State of Roraima. In order to value differences and contribute to the quality of teaching school and exploring its diversity, while reflection and intervention daily situations of conflict in schools marked by relations of gender, race and color. It was from the reality found in the school community, which has become essential to carry out a study that works cultural diversity in order to understand and appreciate this reality. Whereas, the lack of knowledge of the students, and the lack of acceptance of other cultures causes serious problems of coexistence in their academic life and sometimes causing poor school performance. Thus, the focus is to study strategies that will overcome these differences. And so, as a result obtain appropriate social relationships, good relationships between students, without any discrimination, as regards their origin, their differences and ultimately contributing to a quality education and meaningful learning.

Tags: Interfaces of Geography. Cultural Diversity. Meaningful learning.

INTRODUÇÃO

1º CAPÍTULO

 AMBIENTE INSTITUCIONAL

 A Escola Estadual Maria de Lourdes Neves foi Inaugurado dia 05 de Outubro de 1995. Através do Decreto 1063/E, com o objetivo de ministrar apenas o ensino Pré-escolar. Em Janeiro de 2001, esse Decreto sofreu alterações pelo Decreto nº 4151/E, passou a atender as séries iniciais do ensino fundamental.

 A Escola está situada na Rua Genésio Alcimiro Lopes, 171, bairro Pintolândia. Município de Boa Vista, RR. Atende cerca de 740 alunos, do 3º ao 9º ano. Incluindo a Educação Especial que funciona de forma integrada nas salas de aula. Ninguém educa ninguém, como tão pouco ninguém se educa sozinho. Os homens     se educam em comunhão mediada pelo mundo. (Freire,1981,p.79).

De acordo com as informações sobre a escola, a instituição está inserida em uma comunidade com baixo poder aquisitivo e com problemas sociais diversos, tais como: violência, desestruturação familiar, gravidez na adolescência e outros.

A diretora da escola demonstrou  total confiança na aplicação deste trabalho com os alunos do 6º ano da escola Maria de Lourdes Neves.

A escola Maria de Lourdes Neves pertence a  rede estadual,  e sua mantenedora é a Secretaria de Estado de Educação do Estado de Roraima, funciona nos três turnos, sendo apenas ensino fundamental , nos períodos matutino e vespertino e EJA  no noturno.

Quanto à estrutura física, a escola dispõe de 10 salas de aula, sala de orientação educacional, secretaria, sala de diretor, sala para os professores e biblioteca juntos, copa, sala de coordenação, multimídia, sala de vídeo; cantina comercial, seis banheiros para os alunos, dois banheiros para os professores e quatro bebedouros para os alunos; todavia, até o presente momento, a escola não dispõe de instalações para atender  os alunos com necessidades especiais, como, por exemplo, salas, banheiros ou bebedouros adaptados. "Estado tem o dever de garantir padrões mínimos de qualidade de ensino definido como a variedade e quantidade mínimas, por aluno, de insumos indispensáveis ao desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem". (BRASIL, 1999, p.40).

A estrutura apesentada a escola Maria de Lourdes Neves, não atende as necessidades, e não oferece padrões de qualidade sociais, cognitivas e motoras aos alunos. O ambiente em questão não permite que nem os alunos e nem os funcionários exerçam suas atividades de forma satisfatória. A LDB lei nº 9394/96, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional em seu Art. 3º, que o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

- igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;

III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;

IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância;

- coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;

VI - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;

VII - valorização do profissional da educação escolar;

VIII - gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino;

IX - garantia de padrão de qualidade;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (351.6 Kb)   docx (760.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com