TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Por:   •  10/6/2015  •  Monografia  •  5.991 Palavras (24 Páginas)  •  945 Visualizações

Página 1 de 24

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O HUMANO COMO POSSIBILIDADE DE TRANSFORMAÇÃO

Mércia de Mello Tristão Celestino

Colatina/2015

MÉRCIA DE MELLO TRISTÃO CELESTINO

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O HUMANO COMO POSSIBILIDADE DE TRANSFORMAÇÃO

Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Geografia e Educação Ambiental, da Universidade Candido Mendes, sob orientação da Prof.ª Anderléia Maria Donateli.

Colatina/2015

MÉRCIA DE MELLO TRISTÃO CELESTINO

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O HUMANO COMO POSSIBILIDADE DE TRANSFORMAÇÃO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Universidade Candido Mendes – UCAM, para obtenção do título de Especialista em Geografia e Educação Ambiental.

ORIENTADOR(A):

______________________________________________________

Anderléia Maria Donateli

Tutora do Curso de Geografia e Educação ambiental

_________

Nota

Colatina, _____de _____________de 2015.

RESUMO

Neste trabalho, através de uma revisão de bibliografias, algumas linhas serão traçadas com o intuito de delinear uma paisagem: o contexto capitalista, seus impactos no ambiente e na subjetividade humana, e como através da Educação ambiental podemos romper com práticas agressivas ao meio-ambiente. Muitas vezes, em nossa vida diária, nos deparamos com falas que tratam o homem como vilão quando o assunto é ecologia, e que tratam o capitalismo quase que como uma entidade dotada de vida e vontade próprias – características bem humanas, por sinal. Sendo assim, o que se buscou foi traçar o contexto histórico que possibilitou a emergência do capitalismo e como este impactou na vida das pessoas e no mundo a sua volta, e em seguida articular como podemos mudar nosso cenário, tomando a Educação Ambiental como ferramenta e a potência inventiva humana como mobilizador e operacionalizador.

Palavras–Chave: Capitalismo; Subjetividade; Ecologia; Ambiente.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................................................ 5

1. BREVE TRAÇADO HISTÓRICO............................................................................ 8

2. CAPITALISMO E DEGRADAÇÃO AMBIENTAL.................................................. 11

3. PRODUÇÃO DESEJANTE E CRISE ECOLÓGICA.............................................. 14

4. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O HUMANO COMO POTÊNCIA............................. 18

CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................... 22

REFERÊNCIAS......................................................................................................... 24

INTRODUÇÃO

Ao se falar de natureza, questões ambientais, sustentabilidade e outros temas relacionados, não é raro nos depararmos com a concepção do ser humano como o lado mau da história, o que certamente produz um rótulo, um estigma. Não obstante, ao expandirmos nosso olhar e buscarmos exemplos como a Suécia, ou como o Mosteiro Zen de Ibiraçu no Espírito Santo, observamos que o ser humano traz consigo uma potência. A potência criativa de ser o lado que opera transformações positivas e menos degradantes do mundo a seu redor.

A Suécia é um país desenvolvido que recebe por ano milhões de turistas e ainda assim continua cada vez melhor, bem como o Mosteiro Zen de Ibiraçu. O Mosteiro consiste em área de preservação da Mata Atlântica, tendo sido construído em uma fazenda completamente desmatada. Com trabalhos de reflorestamento e preservação durante anos, a Mata Atlântica na região do Mosteiro foi restaurada, e hoje recebe milhares de turistas por ano, estando cada vez melhor.

A questão que norteia esta pesquisa é se a cultura influencia na relação que os sujeitos desenvolvem consigo mesmo, com o ambiente a sua volta, com o mundo, e como podemos lançar mão da Educação Ambiental como ferramenta de ruptura e transformação. A importância deste trabalho se apresenta ao passo que permite às pessoas repensarem suas práticas cotidianas, e repensarem como estas – mesmo que de maneira despercebida e não intencionais, por vezes – podem contribuir para um melhor desenvolvimento, ou para um declínio, do mundo que os cerca, e do qual fazem parte. Sendo assim, o grande ponto que se busca é demonstrar que é possível estabelecer relações positivas entre o desenvolvimento humano e a sustentabilidade, mantendo uma atmosfera harmônica do sujeito com seu meio, de modo que o desenvolvimento de ambos está interligado.

Para tanto, será realizada um trabalho de revisão bibliográfica, delineando um desenho histórico que possibilitou a emergência deste modo de existir com o qual nos deparamos – um modo consumista e individualista – e analisando vídeos e bibliografias de autores transversais, que conversam entre si de alguma forma e,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.4 Kb)   pdf (173.9 Kb)   docx (32.7 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com