TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EJA: como construção social de ensino brasileiro

Por:   •  4/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 2

A educação é um direito garantido em Constituição, é um direito comum a todos os civis, e requer atenção em todas as suas fases. O ensino é permanente, acontece em todas as fases da vida do indivíduo e transcende o ambiente escolar.

A história da educação de jovens e adultos é marcada por preconceitos e estigmas, o aluno em EJA por vezes fora marginalizado, tido como desinteressado, mas pouco se sabe sobre este indivíduo e o que faz com que este abandone os estudos. O Estado que não prima pela educação da sua sociedade, não valoriza a construção da sua história e retarda seu desenvolvimento.

A pesquisa propõe a discussão acerca dos conteúdos didáticos de geografia que são aplicados no ensino médio em EJA no que tange à construção de um indivíduo que vá além da alfabetização que fora proposto no início da história brasileira na educação de adultos. O intuito desta é investigar a EJA e a geografia que possa possibilitar o crescimento social que auxilie na construção de um indivíduo reflexivo. O presente estudo é delineado em quatro fases que pretendem discorrer sobre a educação de jovens e adultos e o ensino de geografia.

A primeira parte do trabalho é composta pela história do ensino de Jovens e Adultos. Já a segunda parte é dedicada ao levantamento do perfil dos educandos a partir de um questionário. Na terceira, me dedico a analisar a geografia da modalidade.

Em uma quarta etapa, será realizado o levantamento do perfil do docente e a explanação acerca da instituição em que se dá a pesquisa.

A primeira parte do trabalho discorre sobre a questão dos jovens e adultos nas literaturas atuais; o currículo de geografia: os conceitos, conteúdos e fenômenos geográficos ensinados no EJA- realmente ajudam a pensar a prática social; as instituições pesquisadas, os sujeitos e os matérias produzidos para o EJA; como pensar uma geografia para o EJA a partir das práticas vividas pelos estudantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (25.1 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com