TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ELABORAÇÃO DE UM MAPA GEODIDÁTICO DO MUNICÍPIO DE ANTONIO OLINTO – PR

Por:   •  5/10/2015  •  Artigo  •  3.092 Palavras (13 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 13

FELICIANO NUNES PROCHERA

UNIDADE DIDÁTICA

ELABORAÇÃO DE UM MAPA GEODIDÁTICO DO MUNICÍPIO DE ANTONIO OLINTO – PR

ANTONIO OLINTO 2011

Sumário

1 - INTRODUÇÃO         3

2 - HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE ANTÔNIO OLINTO – PR        4

3 - CONCEITOS BÁSICOS DA GEOGRAFIA        5

3.1 Paisagem        5

3.2 Lugar        7

3.3 Região        7

3.4 Território        9

3.5 Natureza        9

3.6 Sociedade        11

 4- NOÇÕES DE CARTOGRAFIA        12

4.1 Mapas        12

5 - LEVANTAMENTO DE PAISAGEM        15

5.1 Análise da investigação inicial        15

5.2 Exposição dos resultados        16

6 - REFÊRENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        17

  1. 1 - INTRODUÇÃO

        Nos livros didáticos de geografia utilizados pelos alunos aparecem muitas imagens, fotografias, gravuras, tabelas e gráficos, geralmente de lugares distantes da sua realidade local. Este distanciamento vem provocando dificuldades na sua aprendizagem, tornando as aulas desinteressantes, sem motivação e pouco atrativas, pois há uma defasagem na compreensão das relações entre o espaço local e o espaço global.

A Geografia assume, deste modo, um papel de grande importância na escola em face da necessidade de bem conhecer o lugar em que a sociedade está instalada e sua interação com o espaço. Cabe à Geografia, estudando as relações entre a sociedade e a natureza, analisar a forma como a sociedade atua, criticando os métodos utilizados e indicando as técnicas e as formas sociais que melhor mantenham o equilíbrio ecológico  e o bem-estar social (ANDRADE, 1987).

O material didático “Elaboração de um mapa geodidático do município de Antonio Olinto-PR”, onde os alunos realizarão um levantamento das paisagens mais relevantes do seu lugar, seguindo critérios naturais, econômicos e sociais, contribuirá para uma análise da paisagem e permitirá atingir o significado de espaço geográfico. Por definição este espaço é formado por um “conjunto indissociável de sistemas de objetos e sistemas de ações não considerados isoladamente, mas como o quadro único no qual a historia se dá” (SANTOS, 1986), e fornece elementos sociais e científicos para que os alunos possam olhar a natureza e suas alterações de maneira mais crítica e consciente. Além disso desenvolve posicionamentos sobre as questões sociais, políticas, econômicas do seu lugar, e leva a interagir com ele, para a melhoria de qualidade de vida.

Para que esse material seja desenvolvido, serão utilizadas aulas teóricas (fundamentação), aulas de campo (participação no levantamento) e aulas práticas com recursos didáticos diversos, como imagens, fotografias, gravuras, recortes de jornais e revistas que os próprios alunos irão confeccionar da paisagem.

Com esse material didático espera-se que os estudantes envolvidos façam o reconhecimento de seus espaços locais, correlacionando com outros lugares, em função dos processos de ocupação e de apropriação da natureza pelo homem.

  1. 2 - HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE ANTÔNIO OLINTO – PR

         A colônia de Antônio Olinto foi fundada em 1895, pelo Dr. Candido Ferreira de Abreu recebendo esse nome em homenagem a Antônio Olinto, então ministro de obras públicas. Naquele tempo a localidade era conhecida como Água Amarela, São José do Colaço ou Membéca. Foram assentadas 374 famílias de imigrantes rutenos (ucranianos) e 84 de poloneses, vindos da Galícia na Áustria, segundo o padre Heriberto Goettersdorfer. O município foi emancipado através da Lei Estadual n° 1.245 de 25 de julho de 1960 e instalado em 24 de outubro de 1961 foi desmembrado da Lapa.

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

Ilustração 1 - Esboço dos limites de município de Antonio Olinto (Fonte: autor)

  1. 3 - CONCEITOS BÁSICOS DA GEOGRAFIA
  1. 3.1 Paisagem

Em grande parte dos materiais didáticos e também na escola, a paisagem, por muito tempo foi tratada como o objeto da Geografia. Atualmente, a abordagem desse conceito vem considerando a paisagem como um aspecto do espaço geográfico.

Para analisar a paisagem e atingir o significado de espaço geográfico é necessário que os alunos compreendam que a paisagem atende a funções sociais diferentes, é heterogênea, porque é um conjunto de objetos com diferentes datações e está em constante processo de mudança. Portanto, a análise da paisagem deve ser no sentido de sua aproximação do real estudado, por meio de diferentes linguagens. (CAVALCANTI, 2005)

Quando falamos em paisagem, geralmente nos vêm à mente as florestas, os rios, as grandes construções, os monumentos históricos de lugares distantes do nosso.

Muitas vezes sabemos coisas do mundo, admiramos paisagens maravilhosas, nos deslumbramos por cidades distantes, temos informações de acontecimentos exóticos ou interessantes de vários lugares que nos impressionam, mas não sabemos o que existe e o que está acontecendo no lugar em que vivemos. (CALLAI, 2000)

As paisagens se definem e se explicam a partir de sua morfologia, e as formas da combinação entre o meio natural (relevo, clima, vegetação, hidrografia, estrutura geológica, solo) e a intervenção humana deixando suas marcas no espaço geográfico. Por paisagem entende-se “o domínio do visível, aquilo que a vista abarca. Não é formado apenas de volume, mas também de cores, movimentos, odores, sons, etc.” (SANTOS, 1988).

[pic 4][pic 5]

        

[pic 6]

Ilustração 2 - Esboço da rede hidrográfica do município de Antonio Olinto (Fonte: autor)

  1. 3.2 Lugar

     O conceito de lugar está ligado a uma noção de localização definida por características naturais e culturais próprias, cuja organização os diferencia uns dos outros. O que um lugar é, num determinado momento, sempre constitui o resultado de ações de diversos elementos, que se dão em diferentes níveis. Esses elementos são variáveis, pois mudam de significação através do tempo. (SANTOS, 1988).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (368.3 Kb)   docx (815.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com