TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCOLA ABERTA A COMUNIDADE

Pesquisas Acadêmicas: ESCOLA ABERTA A COMUNIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  754 Visualizações

Página 1 de 3

TITULO

Escola aberta a comunidade - Pais participaivos alunos presentes

INTRODUÇÃO

A relação família-escola é, hoje, tema em questão na discussão sobre o alcance do sucesso dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. Partindodo pressuposto de que à falta do acompanhamento dos pais ou responsáveis na vida escolar das crianças pode comprometer a aprendizagem e o desenvolvimento escolar dos mesmos, o objetivo deste trabalhodera de analisar o desenvolvimento escolar dos alunos que tem e os que não têm acompanhamento dos pais. Pois, freqüentemente, ouve-se dos professores que o apoio da família é essencial para o bom desenvolviemnto e aproveitamento escolar.

A escola precisa necessariamente ser um espaço aberto à comunidade. Pais e responsáveis devem conceber a instituição educadora como uma aliada no desenvolvimento de seus filhos.

JUSTIFICATIVA:

A escola precisa necessariamente ser um espaço aberto à comunidade. Pais e responsáveis devem conceber a instituição educadora como uma aliada no desenvolvimento de seus filhos, trabalhando com a participação da comunidade, acreditando na parceria entre os pais e a escola, como forma de melhorar a qualidade da educação, uma vez respeitando os saberes dos pais e havendo uma troca de conhecimentos variados contribuirá para a formação do aluno.

OBJETIVOS:

Oferecer aos pais oportunidade de participar da rotina escolar de seus filhos partilhando seus conhecimentos;

Propor aos pais que participem de atividades planejadas pelos professores sob a orientação da supervisão escolar;

Valorizar a cultura e os saberes dos pais, favorecendo ao aluno através da participação dos pais, oportunidades de aprofundar conhecimentos sobre: cultura atitudes e valores

Reconhecer que os pais são os primeiros educadores dos filhos, promovendo a interação entre toda comunidade escolar.

Planejamento para elaboração de um cronograma de atividades;

Reunião com pais,mestres e supervisor;

Convite aos pais a participarem de várias atividades;

Aplicação das atividades planejadas;

Avaliação com alunos, professores e supervisor a fim de observar o desenvolvimento das atividades.

Uma escola que não conta com a participação de todos os envolvidos naeducação, direta ou indiretamente, através de reuniões de pais, conselho de classe,reuniões pedagógicas e em tantos outros momentos oportunos como: dia de festa,de confraternização, dificilmente consegue aproximar a escola da família e dacomunidade, pois uma escola não caminha sozinha, a participação de todos éessencial para garantir o bom desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem e do sucesso escolar na construção da escola que se quer. O bom relacionamento é um fator que interfere no desempenho dequalquer equipe e influencia nos resultados estabelecidos por ela. Por isso, éfundamental ter uma equipe coesa e bem liderada. Acredito ser a coesão da equipe,um dos grandes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com