TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTAÇÃO DE MEDIDA EM CLIMATOLOGIA

Por:   •  11/2/2016  •  Artigo  •  1.186 Palavras (5 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 5

ESTAÇÃO DE MEDIDA EM CLIMATOLOGIA

Antônio Santos Ramires, antonio.geo13@hotmail.com

Ana Catarina Hayden Gonçalves, haydengoana@hotmail.com

Joicirlene da Cruz Costa, joycetbt@hotmail.com

Janderson da Silva Monteiro, Connengo_1988@hotmail.com

Veronilde Marinho de Azevedo, veronildecf@hotmail.com

Orientador Paulo Almeida da Silva, geopalmeida@gmail.com

 

RESUMO: Este artigo tem como objetivo geral apresentar dados meteorológicos coletados através de uma pesquisa quantitativa a fim de evidenciar os elementos climáticos que influenciam na definição do clima do bairro das comunicações.  Esses elementos relacionado aos fatores climáticos e fundamentado na ciência que constitui o estudo científico do clima (climatologia), por meios desses dados vêm propiciar a compreensão do clima desta região. De modo que o trabalho esta organizado da seguinte forma, com uma introdução explanada com os objetivos que o trabalho propõe a alcançar. Seguindo com a fundamentação teórica reforçando a pratica da pesquisa e dando ênfase aos temas abordados. Na metodologia contam informações de como foi aplicada e desenvolvida esta pesquisa, e através da mesma chegamos aos resultados.

Palavras-chave: dados meteorológicos, clima, tempo, climatologia.

INTRODUÇÃO

A geografia sendo uma disciplina com grande abrangência no ramo do saber acaba dando aportes a outras ciências, pois ela relaciona os meios físicos, e o meio social e a interferência de ambos, uma vez que visualiza temas relacionados à sociedade e à natureza e a climatologia surge derivada da geografia.  Com isso o estudo dos fenômenos atmosféricos é realizado pela meteorologia e pela climatologia, a Climatologia nasce baseada nos estudos da Meteorologia, que estuda a atmosfera e seus fenômenos preocupando-se com o registro e a medição destes fenômenos cuja finalidade seria determinar as condições físicas sob as quais foram produzidos. E assim os autores Mendonça e Danni-Oliveira (2007, p. 15) conceituam a climatologia:

A Climatologia constitui o estudo científico do clima. Ela trata dos padrões de comportamento da atmosfera em suas interações com as atividades humanas e com a superfície do planeta durante um longo período de tempo. Esse conceito revela a ligação da Climatologia com a abordagem geográfica do espaço terrestre, pois ela se caracteriza em um campo do conhecimento no qual as relações entre sociedade e natureza configuram-se como pressupostos básicos para a compreensão das diferentes paisagens do planeta e contribui para uma intervenção mais consciente na organização do espaço.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A climatologia surgiu de uma concepção atribuída pela meteorologia essas duas ciências contrapõem-se em bases conceituais como o conceito de clima e tempo, para a meteorologia o tempo seria o “conjunto de valores que, em um dado momento e em um determinado lugar, caracterizam o estado atmosférico, enquanto para a climatologia o tempo seria é uma combinação passageira, efêmera, de curta duração dos fenômenos atmosféricos. (BARROS, 2009)

 O conceito de clima mais adequado aos estudos da climatologia seria proposto por Max Sorre, por ele tratar em sua analise conceitual de todos os tipos excepcionais, não utilizando média cujos índices mascaram a realidade como o apresenta o conceito proposto por Julius Hann. O conceito de Max Sorre leva em consideração a sucessão dos tipos de tempo, ou seja, o seu ritmo e a sua duração, o que o torna apropriado para a Climatologia Geográfica, permitindo assim explicar os mecanismos do clima. (PÉDELABORDE, 1970).

Assim como a meteorologia possui subdivisões a climatologia por basear-se nela possui divisões consolidadas a partir de sua base meteorológica, a climatologia divide-se em climatologia Separativa cujas bases encontram-se na Meteorologia Tradicional e apoia-se no conceito que Hann atribuiu ao clima; entretanto a Climatologia Sintética está diretamente ligada à Meteorologia Dinâmica utilizando a analise do complexo atmosférico em porções individualizadas sob a concepção de Max Sorre. (MONTEIRO, 1962). O ritmo expresso por Monteiro se conecta a ideia de Sorre sob a concepção de que o ritmo exprime o retorno mais ou menos regular dos mesmos estados, a partir do paradigma rítmico consolidaram-se as bases metodológicas da climatologia geográfica no Brasil por meio do método dinâmico. (Barros, 2009)

METODOLOGIA

Para cumprir os objetivos propostos deste trabalho o professor Paulo Almeida pediu que fizéssemos uma estação para coletar dados referente climatologia. De modo fundamentado em uma pesquisa quantitativa podendo assim realizar uma análise descritiva dos dados meteorológico obtidos de fonte produzidas pelos próprios discentes. Onde os dados foram obtidos durante o período de 24.08.2015 a 24.112015 sempre às 12h (ao meio dia) no bairro das Comunicações, através do pluviômetro, barômetro, anemômetro, termômetro e biruta.

Pluviômetro é um aparelho de meteorologia usado para recolher, e, milímetros lineares a quantidade de líquidos ou sólidos precipitados durante um determinado tempo e local. 

 Barômetro  é um instrumento científico utilizado em meteorologia para medir a pressão atmosférica.

Anemómetro  é um instrumento utilizado para medir a velocidade de um fluido que pode ser o ar (vento) ou a água em modelos físicos em laboratórios de hidráulica, de aerodinâmica ou qualquer outro fluido como os gases existentes em estrelas e planetas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (250.5 Kb)   docx (122.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com