TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXERCÍCIO DO PENSAMENTO QUESTIONAMENTO CRÍTICA

Por:   •  12/5/2015  •  Artigo  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 2

PRECONCEITO “Triste época! Mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito!” Albert Einstein Preconceito, estereótipos, discriminações, racismo, sexismo – os termos muitas vezes se sobrepõem. Cada uma dessas situações acima descritas envolve uma avaliação negativa de algum grupo. Isso é a essência do preconceito: o julgamento negativo preconcebido de um grupo e de seus membros individuais. O preconceito aparece em muitas formas: religião, obesidade, orientação sexual, idade, imigrantes;

O preconceito é uma atitude. É composto de sentimentos (afeto), inclinações à ação e crenças. Podem se referir a atitudes preconceituosas ou comportamento discriminatório de indivíduos, ou a práticas institucionais opressivas (mesmo que não sejam intencionalmente preconceituosas). Uma pessoa preconceituosa pode não gostar daqueles que são diferentes dela e se comportar de forma discriminatória, acreditando que sejam ignorantes e perigosas. As bases são construídas em torno de si e no senso comum.

CONCEITO                                         PRECONCEITO                

EXERCÍCIO DO PENSAMENTO QUESTIONAMENTO CRÍTICA               É, EM SI, VERDADEIRO SEM QUESTIONAMENTO SEM CRÍTICA.

As avaliações negativas que marcam o preconceito muitas vezes são sustentadas por crenças negativas, chamadas estereótipos. Estereotipar é generalizar. “Conjunto de crenças, valores, saberes, atitudes que julgamos naturais, transmitidas de geração em geração sem questionamentos, e nos dá possibilidade de avaliar a julgar positiva ou negativamente coisas e seres humanos” (Marilena Chauí, 1996/1997) Cristaliza as ideias acerca do mundo dos sujeitos e das ideias construídas histórica e socialmente ao longo do tempo. São disseminados em nossa cultura e enraizados.
Ex: "mulher no volante perigo constante", “homens não choram”, "os mulçumanos são terroristas", "os portugueses são burros", "Os mendigos são mendigos por opção", "os sem-terra são preguiçosos", “todo político é ladrão”, “negro não é gente”.

O Estereótipo trata-se de uma:

Categorização > Identidade grupal ↓

 Sofrendo consequências por isso!

 O preconceito é encontrado em diversos setores da sociedade, apresentando se em - diversos modos - diversas vítimas - diversos modos violentos e irracionais Sem se dar conta, a violência contra mulheres, negros e homossexuais eram práticas consideradas tão comuns que passavam desapercebidas como formas de violência em nossa sociedade, onde seus grupos oprimidos escondiam o seu sofrimento sem poder seque denunciá-los ou compreendê-lo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (107.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com