TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Ambiental

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE PAULISTA

UNIP INTERATIVA

CARLOS EDUARDO DA COSTA PEREIRA

RA: 1406139

RONE DE SOUZA SANTOS

RA: 1406008

TRABALHO EM GRUPO - TG

ESTUDOS DISCIPLINARES III

PORTO REAL

2014

Educação Ambiental e Sustentabilidade

A importância da educação ambiental (EA) no processo educativo é fundamental para que haja maiores informações a respeito dessa causa. Diante desse assunto é certo dizer que hoje mais do que nunca é necessário instruir os estudantes dos problemas ambientais, que por vezes são movidos por um sistema capitalista que contribui para um consumo exagerado das riquezas naturais de forma inadequada.

É necessária a implantação e mudanças no cotidiano escolar buscando a maior interação dos alunos e da sociedade a se conscientizarem das transformações que tem ocorrido no meio ambiente. É inquestionável a necessidade de maior investimento no sistema de ensino para que cresça os projetos socioambientais e que chamem mais a atenção dos estudantes para essa causa tão nobre.

Realizar a conscientização envolve todo um processo, uma nova filosofia de vida um novo ideário comportamental, um envolvimento que garante o compromisso com o futuro.

A preocupação da EA é promover e ajudar a preservação do meio ambiente e da sua biodiversidade, auxiliando na maneira sustentável da sua utilização, haja em vista que seja necessário e essencial renovar a maneira que lidamos com o meio no qual vivemos.

É evidente que para que mudanças ocorram seja primordial combater interesses socioeconômicos, que regem o sistema capitalista que influenciam diretamente na degradação do meio ambiente.

Além das atividades de educação ambiental no comportamento escolar é indispensável que seja promovido também projetos que englobe a sociedade nos mostrando que é possível reciclar, mostrando caminhos diferentes para utilização sustentável dos recursos naturais.

Capacitar informar desde o âmbito escolar até a sociedade é uma maneira eficaz de conquistar uma população mais envolvida e compromissada com a temática ambiental, que ao longo do tempo ficou esquecida.

A educação para um futuro sustentável passa pela reflexão ética que é preciso uma nova visão, viabilizando a maneira correta no qual tratamos a natureza.

Existem fatores como o aquecimento global que nos impulsionam a entender o quanto é fundamental que desde cedo é importante a começar a se preocupar com o futuro do meio ambiente, pois dependemos dele pra nossa sobrevivência.

Ensinar nas escolas a importância desse assunto é mais do que essencial, pois sabemos que o EA é um instrumento de participação de pessoas com o caráter critico para ajudar no auxilio da sustentabilidade.

A preocupação com o desenvolvimento sustentável representa a possibilidade de grandes mudanças sociais, pois temos visto o grande risco que os danos ao meio ambiente tem nos causado, e o termo sustentabilidade surge com o papel de harmonizar os processos ambientais com os socioeconômicos, as relações entre sociedade humana e a natureza, pois sabemos que somos a única espécie que degrada o ambiente em que vive.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (68.4 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com