TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Física Bacharelado Atividade de Portfólio

Por:   •  18/5/2020  •  Monografia  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 2

Bruno Henrique Augusto – 1185464        

Educação Física Bacharelado

Atividade de Portfólio

Nutrição e Dietética

Batatais

2020

Questão 01

As variáveis relacionadas ao comedor podem ser praticamente explicadas por todas as influências que são capazes de determinar e delimitar os gostos culinários de quem come.

O determinante biológico pode ser dividido em três componentes: fisiológico, patológico e genético e que se caracteriza por saciar as necessidades energéticas através dos nutrientes responsáveis pelo equilíbrio e manutenção do bom estado do metabolismo do indivíduo sofrendo também uma influência genética para definição das preferências na hora da alimentação.

O determinante sociocultural se dá pela influência do meio em que o indivíduo está inserido, a sua cultura culinária e as formas de comportamento do grupo.

O determinante antropológico se conceitua pela liberdade que o individuo tem de escolher o que comer, caminhando paralelamente ao que ele prefere ingerir a partir da situação em que está inserido no momento.

O determinante econômico como o próprio nome já diz, vem da condição econômica do individuo que come aquilo que lhe convém em sua condição financeira.

Por fim o determinante psicológico caminha paralelamente com os determinantes socioculturais e antropológicos podendo ter uma influência voltada ao bem estar físico e mental de maneira individual ou voltada ao desejo de ser aquilo que o meio em que o individuo o propõe através da “maneira correta” da alimentação.

Questão 02

A influência de todas essas variáveis são bastante significativas, ao pedir uma refeição em um estabelecimento o individuo se torna querendo ou não um critico que busca mais do que tudo a saciedade, variedade para não repetir sempre a mesma refeição – algo que ele não precisaria sair de casa para fazer - e também o bem estar advindo de uma boa refeição, portanto, fica ainda mais visível que ao estar diante do pedido ele primeiramente avalia a aparência e a partir disso ele decide se come ou não, ao decidir que sim os modos de preparo e sabor são avaliados pelo paladar.

Questão 03

Os métodos de avalição para a escolha alimentar não fogem muito do mesmo conceito dos determinantes citados na primeira questão. Muito escolhem os alimentos por uma questão de saúde, outros se alimentam daquilo que o seu orçamento pode comprar, outros respeitam costumes e comportamentos éticos e culturais, portanto, os métodos podem ser divididos em várias categorias, respeitando diversas variáveis que são fundamentais para que o indivíduo possa de alimentar da maneira que lhe convém.

Referências Bibliográficas

JOMORI, Manuela Mika; PROENÇA, Rossana Pacheco da Costa; CALVO, Maria Cristina Marino. Determinantes de escolha alimentar. Revista de Nutrição, Campinas, p. 63-73, fev. 2008.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (26 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com