TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Espaço Geográfico Na Atualidade

Artigos Científicos: Espaço Geográfico Na Atualidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  1.151 Visualizações

Página 1 de 2

• Espaço geográfico na atualidade

Espaço geográfico é o palco das realizações humanas, no entanto, abriga todas as partes do planeta passíveis de serem analisadas, catalogadas e classificadas pelas inúmeras especialidades da ciência geográfica.

• O espaço geográfico é resultado da Revolução tecnológica.

O espaço geográfico atual é resultado também da revolução tecnológica, especialmente na área da informática, Essa revolução teve início na década de 1970 e foi promovida para atender aos interesses econômicos das grandes transnacionais. Em apenas duas décadas a revolução da informática ligou instantaneamente os lugares e passou a integrar as diversas estruturas de todos os setores da economia, como vias de transporte, hidrelétricas, fábricas e empreendimentos agrários.

Conseqüentemente, o espaço geográfico se tornou extremamente técnico, capaz de funcionar como uma máquina eficaz para garantir o lucro das empresas transnacionais. O computador tornou-se o instrumento básico das transnacionais, tanto das que produzem como daquelas que atuam no mercado financeiro. A velocidade da informação globalizada aproxima os lugares e toma possível saber dos fatos ao mesmo tempo que ocorre em estabelecendo uma relação imediata entre lugares e acontecimentos. Assim, o computador permite uma resposta rápida às mudanças econômicas, políticas e sociais. Esse fato configura um novo espaço geográfico, que acelera a obtenção do lucro em escala mundial. Num primeiro momento da História da humanidade, a natureza determinava a sobrevivência e a mobilidade do homem sobre a Terra. O desenvolvimento técnico e a construção de instrumentos de trabalho tornaram possíveis a transformação da natureza e a produção dos elementos vitais ao ser humano, abolindo a necessidade dos freqüentes deslocamentos. Na medida em que tornaram as comunidades sedentárias surgiram as noções de propriedade da terra. A partir de então, o progresso técnico tornou-se cada vez mais freqüente. O uso da metalurgia e da cerâmica constituiu outro passo decisivo para o desenvolvimento das comunidades. O comércio foi outra importante atividade humana que contribuiu para o aprofundar as transformações espaciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com