TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Supervisionado

Por:   •  26/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.594 Palavras (15 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

Universidade de Uberaba – UNIUBE EAD

Curso: Bacharelado em Serviço Social

UP: Esperantina – PI

PROJETO DE PESQUISA

O Papel da Família no Processo de Habilitação e Reabilitação da Pessoa com Deficiência, atendida na APAE de Esperantina - PI.

                 Adelita Melo Ribeiro Sampaio RA 1039840

                                                        Brendda Walacce Carvalho Portela RA1041171

                                               Brynna Walacce Carvalho Portela RA 1041204

Esperantina-PI

Novembro-2012

Adelita Melo Ribeiro Sampaio

Brendda Walacce Carvalho Portela

Brynna Walacce Carvalho Portela

O Papel da Família no Processo de Habilitação e Reabilitação da Pessoa com Deficiência, atendida na APAE de Esperantina - PI.

Projeto de Pesquisa apresentado para elaboração do trabalho de conclusão de Curso, em cumprimento parcial às exigências do Curso Bacharelado em Serviço Social, da Universidade de Uberaba-UNIBE/EAD, Esperantina-PI, sob orientação da Tutora Elizangela Amorim.

                                                             Esperantina-PI

                                                             Novembro-2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO         4

2 JUSTIFICATIVA        6

3 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA        5

4 OBJETIVOS        10

    4.1 OBJETIVOS GERAL        10

    4.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS        10

4 HISPÓTESE        11

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        15

4 METODOLOGIA DE PESQUISA        18

6 REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO         19


INTRODUÇÃO

O Serviço de Habilitação e Reabilitação da Pessoa com Deficiência desenvolvido pela  APAE  em Esperantina atua dentro do Serviço de Proteção Especial de Média Complexidade, no qual as intervenções nas famílias em situações de violação de direitos e cujos vínculos estão frágeis, mas não rompidos, envolvem desde a garantia até sua inclusão em redes sociais de atendimento e solidariedade. As ações na comunidade compreendem o acompanhamento sistemático a pessoas com  deficiência e suas famílias, a capacitação de cuidadores, sensibilização da comunidade, a inserção nas políticas públicas e geração de trabalho e renda.

Neste contexto, a família cumpre um papel central na vida do individuo. A família é o primeiro grupo social ao qual o individuo faz parte e constrói sua história. A família em si mesma constitui uma unidade social significativa. Ela é parte de uma unidade social maior, a comunidade imediata e a sociedade. É na família que se aprende a se aprende a ser único, a desenvolver a individualidade e a tornar- se uma pessoa criativa, em busca da auto – realização.

Todas as famílias têm uma estrutura própria, com papeis definidos, com regras estabelecidas e com valores próprios. Ao se deparar com noticia de que irá acolher em seu seio uma criança com deficiência, todos estes valores e estrutura existente tomam um novo sentido, o que nem sempre é fácil para a família.

Ao trabalhar o tema: O papel da família no processo de Habilitação e Reabilitação da pessoa com deficiência, atendida na APAE de Esperantina _ PI, busca analisar como a família se coloca dentro deste processo de habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência, Identificando quais as dificuldades que impedem a família de participar do processo de Reabilitação. Ao estudar o tema pretende- se contribuir cientificamente com a temática.

A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica, estudos e pesquisa na internet. O com o artigo busca-se identificar as dificuldades que impossibilitam a plena participação da família no processo de Habilitação e Reabilitação da Pessoa com Deficiência, apontando quais os caminhos a serem percorridos para superação destas dificuldades.

Desta forma espera- se não somente identificar as dificuldades, mas principalmente construir alternativas e métodos que possibilitem a família a participar de todo o processo de Habilitação e Reabilitação da Pessoa com Deficiência, superando os preconceitos e medos existentes.


JUSTIFICATIVA

O Pesquisar sobre o tema “O papel da Família no Processo de Habilitação e Reabilitação da Pessoa com Deficiência, atendida na APAE de Esperantina - PI” é de grande importância, pois a realização da pesquisa irá possibilitar analise das dificuldades que impedem ou impossibilitam a família de participar plenamente do Processo de Habilitação e Reabilitação da Pessoa com Deficiência. Compreender este processo irá possibilitar a elaboração de mecanismo e técnicas que promovam esta integração, fazendo com que a Pessoa com Deficiência se sinta parte integrante da família.

A análise do descuido familiar no processo reabilitativo da Pessoa com Deficiência e a detecção das causas ou fatores que impossibilitam a participação de forma efetiva irá nortear as ações a serem desenvolvidas pela equipe de profissionais da Clinica de Habilitação e Reabilitação junto às famílias de forma a possibilitar a estas o conhecimento necessário ao reconhecimento da importância do envolvimento de todos os membros do núcleo familiar em todo o processo reabilitatório.

Com a pesquisa deseja-se alcançar os objetivos propostos que é fomentar nas famílias a importância do diagnóstico precoce, orientando sobre os benefícios do tratamento, possibilitando a estas famílias o conhecimento sobre algumas das causam prováveis da ocorrência de determinadas deficiências, um ponto importante é a orientação acerca de medidas preventivas da deficiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (181.8 Kb)   docx (35.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com