TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo dirigido geo - Ciclo das rochas

Por:   •  12/5/2018  •  Exam  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 3

RESPOSTAS

  1. A diversidade das rochas magmáticas se baseia na diferenciação do magma. Esse magma pode ser dividido em três tipos, sejam eles: Ácido; Intermediário e Básico. Cada um deles apresenta características particulares, isto é, esses magmas vão ter diferenciações importantíssimas para o estudos das rochas magmáticas. Vejamos algumas diferenciações desses magmas:

M. ÁCIDO

M.INTERMEDIARIO

M. BASICO

VICOSIDADE

+

+/-

-

TEOR DE SiO2

+

+/-

-

MINERAIS PRESENTES

Biotita, Quartzo, Muscovita, K-Feldspato

Quartzo, Biotita, Anfibólio, Plagioclásio(Na>Ca), K-Feldspato

Anfibólio, Piroxênio, Plagioclásio(Ca>Na), Olivina

TEMPERATURA

600 – 900º

800 – 1000º

1000 – 1000º

COMP. QUIMICA

SiO2, K, Na

Ca, Na, Mg, SiO2

Ca, Mg, Fe

ROCHAS FORMADAS

RIOLITO E GRANITO

ANDESITO E DIORITO

BASALTO E GABRO

 


  1. Anfibólio, Piroxênio, Plagioclásio(Ca>Na) e Olivina. Esses minerais são encontrados nos magmas básicos por causa das suas composição química predominar Fe, Mg e Ca, por teor o teor de SiO2 menor e por sua cristalização em alta temperatura (Série de Bowen).

  1. Diorito(Magma intermediário) e Granito(Magma ácido).
  1. Os cristais encontrados em um sill que tem uma profundidade de 12km vai ser maiores do que o sill de profundidade de 0,5km. Isso ocorre devido ao fato de quanto maior a profundidade, o magma vai demorar mais a resfriar e os cristais vai se desenvolver melhor.
  1. Existe 6 processos formadores de rochas sedimentares, sejam eles: Intemperismo, Erosão, Deposição, Soterramento e Diagênese. Intemperismo: É o conjunto de alterações físicas e químicas que as rochas sofrem quando são expostas na atmosfera ou biosfera; Erosão: é o desgaste do solo e das rochas e seu transporte, em geral feito pela água da chuva, pelo vento ou, ainda, pela ação do gelo; Transporte: Correntes de água e vento ou o deslocamento das geleiras transportam partículas para jusante ou “morro abaixo”; Deposição: É o acumulo de sedimentos transportados por água, vento ou gelo. Essa deposição ocorre na medida que o meio transportador vai perdendo energia; Soterramento: À medida que as camadas de sedimentos se acumulam, o material anteriormente depositado é compactado e, então, soterrado na crosta terrestre; Diagênese: Conjunto de mudanças físicas e químicas que ocorre depois do soterramento dos sedimentos (pressão, calor e reações químicas) e nele ocorre a transformação dos sedimentos inconsolidados em rochas.

 


  1. As rochas clásticas diferem das outras por serem formados essencialmente de fragmentos de outras rochas e as outras rochas(químicas e bioquímicas) por serem formadas através de precipitação química de sais ou pela acumulação de restos orgânicos de animais e plantas.

  1.  De acordo com o tempo e a distancia de transporte. Se um sedimento é transportado por uma distancia curta, ele vai ser maior, menos arredondado e pobremente selecionado; Ao contrario de que se um sedimento tiver uma longa distancia de arredondamento, a granulometria dele vai ser menor, ele vai ser mais arredondado e seus grãos vão ser bem selecionados.
  1. De acordo com os minerais apresentados no arenito. Geralmente os arenitos são composto por quartzo, mas pode ter feldspato, micas e algumas impurezas.
  1. Os principais tipos de Rochas Metamórficas são as Foliadas e Granoblasticas. As Rochas Foliadas são as rochas que são resultados de um metamorfismo regional, ou seja, através da pressão, como o nome já diz, elas são organizadas em foliações, formando uma textura bem orientada. Exemplo: Gnaisse, Xisto e Ardosia; As Rochas Granoblasticas são as rochas que são resultados de um metamorfismo de contato, ou seja, atráves da mudança de temperatura, ao contrario das foliadas, as granoblasticas não são bem orientadas e não são organizadas em foliações. Exemplo: Anfibolito, Piroxenito, Mármore.
  1.  Pelo fato de que uma mesma rocha apresenta associações minerais distintas quando submetidas a diferentes condições de T e P, e Rochas com paragênese desenvolvida sob mesmas condições pertencem a uma mesma fácies metamórficas. Exemplo: de acordo com o grau de metamorfismo, sabemos a fáceis e assim, sabemos a zona metamorficas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (131.6 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com