TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução Do Conhecimento Geográfico

Pesquisas Acadêmicas: Evolução Do Conhecimento Geográfico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  985 Palavras (4 Páginas)  •  1.022 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 RESUMO DO CAPÍTULO 1 4

3 O PAPEL DO POSITIVISMO PARA A CONSTITUIÇÃO DA GEOGRAFIA 5

3.1 MÁXIMAS DA GEOGRAFIA 5

3.2 PRINCÍPIOS 5

4 TABELA DOS PRINCIPAIS FILÓSOFOS GREGOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Resumo dos primeiros três capítulos do livro “Geografia-Pequena história crítica. Fazendo o resumo do primeiro capítulo, no segundo capítulo analisando o papel do Positivismo para a constituição da Geografia, mostrando as máximas e os princípios que deram suporte a chamada Geografia Tradicional.

No capítulo 3 faremos uma tabela mostrando os filósofos gregos que contribuíram para o pensamento geográfico e as influências nos dias atuais de sua obras e idéias.

2 RESUMO DO CAPÍTULO 1

A geografia é mais conhecida como a ciência que estuda a superfície terrestre. Por convenção esse conceito é aceito e o mais usado por todos. Em termos científicos esse conceito é muito vago, pois a ciência da Geografia vai muito além disso.

Segundo Kant a Geografia se divide em duas classes, a especulativa, apoiada na razão, e a Empírica, apoiada na observação dos fatos ocorridos na paisagem.

Na Empírica , a Geografia analisaria dos aspectos : a Antropologia , que estudaria a relação do homem com o meio em que vive, e a Geografia, que direcionaria seu objeto de estudo a natureza e suas transformações.

Uma outra idéia da Geografia é que ela estuda as paisagens, restrita a visão do real. Essa linha de pensamento deu origem a uma das vertentes da Geografia chamada MORFOLOGIA, que foi oriunda dos estudos de HUMBOLT.

Outra proposta da Geografia, está na idéia do estudo dos fenômenos em uma determinada parte isolada de uma região do globo, comparando com outras informações de regiões próximas, encontrando dados que servissem para explicar fatos ocorridos ou para se antecipar a outros ainda não ocorridos, contribuindo para o desenvolvimento de uma determinada região.

Essa corrente de pensamento foi iniciada por Heródoto e Estalão, estudiosos clássicos da antiguidade, e que muito contribuiu para o avanço da Geografia como ciência.

Existe ainda outra abordagem sobre a área da atuação da Geografia, ou que teria como objeto de estudo o espaço. Tal concepção é minoritária dos estudiosos da Geografia e pouco explorada pelos os mesmos, em virtude de ser muito vago e de difícil determinação de qual ponto serviria como base para estudo do que é o espaço.

Finalmente, alguns estudiosos definem a Geografia como a ciência que estuda as relações entre o homem e o meio em que vive, ou, entre a sociedade e a natureza.

Essa breve discursão demonstra como é difícil dizer qual é o objeto de estudo da Geografia. Diante das inúmeras áreas de estudo e a diversidade de caminhos que a Geografia poderia abordar e estudar.

3 O PAPEL DO POSITIVISMO PARA A CONSTITUIÇÃO DA GEOGRAFIA

3 O Positivismo restringe o estudo da Geografia ao aspecto puramente do estudo do visual e real, no mensurável, palpável, o que se demonstrou de vital importância para o desenvolvimento da ciência. Essa proposta tem um aspecto negativo, pois se apega só e tão somente a descrição, enumeração e classificação dos fatos estudados. A Geografia tradicional limitou-se basicamente a essa linha de pensamento, o que se mostrou pobre em realidades mais próximas dos nossos dias, diante da enorme complexidade de fenômenos e fatos que são desencadeados decorrente de uma determinada ação do homem ou da própria natureza.

3.1 MÁXIMAS DA GEOGRAFIA

Esses pensamentos refletiram no meio científico a criação de algumas máximas da Geografia, seguem algumas: “ A Geografia é uma ciência Empírica, pautada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com