TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHA DE LEITURA A TERRA COMO MERCADORIA

Por:   •  30/11/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

FICHA DE LEITURA

DISCIPLINA: Geografia Urbana

PROFESSORA: Renata Sibéria de Oliveira

ALUNO: Cosme Rau Talles Alves Nascimento

  1. TÍTULO:

A terra como mercadoria (Arlete Moisés Rodrigues).

  1. REFERÊNCIA:

RODRIGUES, Arlete Moysés. Moradia nas cidades brasileiras. São Paulo, Contexto, 1997.

  1. TEMA CENTRAL:

Trabalhar e discutir aspectos que vão fazer parte da terra, apresentando algumas considerações acerca da terra enquanto mercadoria e apontando como uma das principais fontes de produção de capital.

  1. OBJETIVOS DO AUTOR:

O objetivo da autora é apresentar algumas considerações sobre o planejamento do espaço urbano, com pontos discutindo a precificação da terra, sua valorização em um contexto histórico e a terra como papel social; abordar aspectos modo de acumulo de capital; realizar um apanhado histórico da terra, já que a terra tende a valorizar com o passar do tempo.  

  1. PROBLEMATIZAÇÃO:

A autora durante o texto apresenta e discuti os problemas habitacionais no Brasil, envolvendo situações das grandes cidades do Brasil com ponto atuais ligados a moradia popular nas cidades brasileiras e correlacionando a especulação imobiliária junto com os movimentos sociais.

  1. ESQUEMATIZAÇÃO:

O texto está estruturado com pontos que são discutidos ao decorrer do texto muito importante. “Todos os cidadãos contribuem para esta produção, seja como já foi dito, pelo pagamento direto ou indireto de taxas e impostos, seja pela produção de sua casa na cidade” (RODRIGUES, p. 20, 1997).

Os pontos abordados no texto vão mostrar a terra por diversos pontos de vista passando por valorização a especulação imobiliária “Os mecanismos de chamada especulação imobiliária relacionada com a ocupação da cidade, podem ser praticadas de várias formas[...] A simples ocupação de alguns já faz aumentar o preço dos demais lotes, “valorizado” o loteamento. Esta é uma forma de ocupação programada, onde é também comum.” (RODRIGUES, p. 21, 1997).

  1. OPINIÃO EM RELAÇÃO AO TEMA:

O assunto abordado sobre moradia é essencial já que a moradia é algo indispensável, realizando um apanhado histórico sobre a terra, contemplando ainda mais a discursão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (56 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com