TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ficha de Leitura Negros da Terra

Por:   •  30/1/2022  •  Resenha  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 2

Ficha de Leitura

Profa. Glaucia Fraccaro

Disciplina: Formação do Brasil (02.2020)

Informações: As fichas de leitura são parte da avaliação geral do curso. Escolha três textos dentre aqueles que foram apontados para leituras obrigatórias ou complementares. Realize a leitura cuidadosa do texto e preencha as informações abaixo. Cada ficha vale um ponto. A entrega de todas as fichas somará três pontos na nota final.

Nome: Ana Maria Switalski

Texto: MONTEIRO, John. Negros da Terra: índios e bandeirantes nas origens de São Paulo. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. 

Ficha:        1      

Data de Entrega:  05/03/2021

Tema: A escravização dos indígenas pela a Coroa

Qual o objetivo geral do texto?

O texto mostra qual foi o papel dos indígenas durante a construção da cidade de São Paulo.

Descreva dois argumentos usados pela autoria para sustentar o seu objetivo geral.

1°. O autor argumenta sobre o ponto de vista dos colonos na época, onde eles afirmavam que os jesuítas eram uma grande afronta para a economia pois queriam a libertação dos indígenas, os acusavam de estarem abusando de sua autoridade e até roubando estes indígenas. Os jesuítas acreditavam que os indígenas deveriam ser salvos de seu espírito pagão, criaram assim os aldeamentos. Os aldeamentos serviam para catequizar um grupo de indígenas e somente depois que seu espírito pagão estivesse salvo eles poderiam servir periodicamente como escravizados. Isso causou revolta nos colonos pois eles necessitavam de imediato dos indígenas para a criação de capital.

2° É citada a necessidade dos indígenas pelos os colonos, onde a escravidão indígena se desenvolveu como forma de produção dominante. Pela a falta de investimento da Coroa se tinha um capital muito pequeno para a compra e transporte de escravos africanos, deste modo existia os indígenas que já estavam em território brasileiro onde era de mais fácil acesso. Por isso os colonos queriam a posse destes povos.

Quais os tipos de informação que são usadas pela autoria para sustentar seu argumento? (Exemplo: outros livros, jornais, revistas, leis, filmes)

Relato de Carvalho;
Epístola de Domingos Jorge Velho ao Rei Dom Pedro II;
Testamentos de Antônio Domingues, Isabel Fernandes, de uma senhora de escravos Inês Pedroso, Lourenço de Siqueira, Maria do Prado e Lucrécia Leme;
Resposta do Governador à petição de Hilária Luís;
Relato Histórico do século XIX;
Parecer de Antônio Vieira;
Relatório do Padre Luís Mamiani;

De que forma essa leitura contribuiu para a visão sobre a formação do Brasil?

Na leitura conseguimos entender melhor através de relatos da época como a mão de obra indígena foi usada para construir cidades do Brasil e explorar riquezas. Principalmente na região de São Paulo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (36.7 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com