TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Faculdade de Formação de Professores – São Gonçalo

Por:   •  7/1/2023  •  Resenha  •  1.238 Palavras (5 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Centro de Educação e Humanidades

Faculdade de Formação de Professores – São Gonçalo

Departamento de Geografia

[pic 2]

Curso: Geografia

Metodologias e Práticas Pedagógicas da Geografia

Profª Ana Claudia e Prof. Manoel Santana

MPPG- Metodologia e Práticas Pedagógicas

Professores: Ana Cláudia Sacramento

Estudante: Sarah Machado                                                        Turma: 2

A importância do ensino de Geografia

Neste presente texto podemos trazer discussões no qual os alunos possam entender como o entorno e o espaço se relacionam com suas vidas diárias. Esse discernimento vem do estudo da geografia e de como ela afeta o pensamento crítico dos estudantes. Ajude-os a refletir e compreender a proeminência da geografia na educação. Este texto tem como propósito estabelecer por que a geografia é significativa para obter a educação . O texto aborda primeiramente o propósito da escola e discute sua construção ética e moral. Logo, são discutidas dificuldades escolares, como avaliações de desempenho ruins. E por conseguinte, são discutidas questões do pensamento geográfico como N-H-E - natureza-homem-economia. Isso foi progredido por uma discordância de conceitos geográficos importantes, como limites políticos e análise demográfica.

A escola tem um papel específico de criar maneiras importantes com o objetivo de mudar a sociedade e seu pensamento crítico de forma que possa elevar os moldes de uma geração futura, consequentemente mudando os conceitos e pensamentos críticos e cívicos dos alunos como sociedade ao todo. A geografia tem seu valor ao ponto de exercer seu trabalho na escola devido a sua importância para o melhor entendimento do mundo. Contudo, isso promove melhores desafios para serem enfrentados, preparando os aluno para um futuro promissor e melhor. Analisar o conteúdo, gerar discussões, trazer para a sala de aula fatos e acontecimentos diários da sociedade são importantes metodologias a serem consideradas pelos professores de Geografia. Logo, a Geografia por ser uma ciência que estuda o espaço, local e global, onde os processos sociais se desenvolvem, tem fundamental importância para contribuir com a visão de como a educação deve assumir a formação do cidadão.

A ciência geográfica passa há muito tempo por uma fase de reformulação e revisão de seus conceitos e teorias em decorrência das várias mudanças ocorridas no seu objeto de estudo que é o espaço geográfico, fruto da apropriação da natureza pelas sociedades humanas através de suas relações de poder.

“O conceito vem basicamente de nossa relação lógica - intelectiva com o mundo, num ato de racionalização dos dados sensíveis. Todo conceito tem de um lado forte ligação com os princípios lógicos que o norteiam e de outro com a categoria através da qual intervém. De modo que princípios lógicos, conceitos e categorias são, assim, os elementos essenciais da construção da representação científica." (MOREIRA, 2010, p.108).

Moreira (2010), traz em suas reflexões a importância do modelo N-H-E (Natureza, humano, e Econômico) e destacando sempre suas dificuldades na educação básica. É muito interessante interligar os conceitos geográficos de Ruy Moreira com o que Manoel Santana (Filho 2006) traz em seu texto sobre “A educação geográfica na escola: elementos para exercício desafiante na cidadania”, trazendo consigo um processo de ensino e da aprendizagem geográfica, dando ao aluno acesso ao conhecimento para que ele possa propriamente construir dentro de si o seu próprio caráter, sendo assim produzindo seu próprio saber.

A reflexão apresentada versa sobre essas questões considerando a educação e a cidadania. Vivemos num mundo que tem em suas histórias as culturas, os modos de viver, de conviver, os processos de produzir bens e de produzir as próprias vidas. Neste sentido, é importante reconhecer que somos educados pelo lugar que habitamos, onde moramos, pelos lugares próximos e, também, pelos lugares mais distantes que têm interligação com as nossas vidas.

“Ponto de partida e de chegada da metodologia do ensino e da didática da geografia, a investigação e a problematização da práxis socioespacial pode servir ao ensino mais articulado com a realidade dos alunos, mas também sinalizar os conteúdos/conceitos que a questionem. E, na medida em que a escola é parte desta realidade – incluindo alunos e professores –, o ensino de geografia pode servir às reflexões e práticas contra sua precarização. Embora se viva sob forte hegemonia das ideias e das ações dos sujeitos neoliberais, estes sabem que têm que combater permanentemente aqueles que não concordam com este projeto de sociedade”. ( COUTO, 2014).

 As reflexões dos autores acima revelam que os mesmos têm convicção de tal papel da Geografia e de seu ensino na contribuição para a formação cidadã de seus alunos. Segundo Pontuschka (1996), os professores de Geografia, por trabalharem com noções de tempo e espaço, com a história das sociedades e da natureza, têm um importante papel na contribuição para a formação da cidadania de seus alunos.

Com a ajuda da geografia é possível entender as transformações do espaço e das relações do homem com a natureza englobando outros diferentes âmbitos. Tendo como foco principal a Geografia é compreender a dinâmica do espaço para ajudar no desenvolvimento das construções de ações do aluno sobre si próprio como também cidadão. Além da Geografia conceber a compreensão para as relações sociais, ela também possibilita estudar os fenômenos que ocorrem na superfície terrestre assim como tais fenômenos afetam os seres humanos e como podemos lidar com a sociedade em que vivemos. Se faz necessário o conhecimento da natureza e das relações sociais ou entre a interação entre ambos para um maior entendimento do mundo. Sendo a partir dessa dinâmica que conseguimos analisar a dinâmica do mundo, dos povos e dos processos históricos que os influenciam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (231.2 Kb)   docx (98.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com