TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia Regional

Por:   •  9/7/2018  •  Dissertação  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Disserte sobre a história epistemológica do conceito de região.

 Resposta: Uma das soluções para a crise da geografia, foi a vertente crítica. Essa é basicamente construída a partir das contribuições marxistas, Que em pondera o espaço como categoria central, Uma vez que nele se desenvolve a luta de classes. Qual a dificuldade de se elaborar essa vertente, visto que Marx não tinha necessariamente preocupação espacial, nesse sentido a região ganhar importância para identificar a desigualdade da riqueza. Observando os bens Vidalianos, entendemos a ideia dos regionalismos como sentimento de pertencimento.

  1. Disserte sobre as regionalizações às do Brasil.

Resposta: Se falando sobre regionalização às do Brasil podemos ver que o IBGE é o órgão principal que produz as regionalização as oficiais desde quando foi criada, Elas são basicamente é produzidas por características físicas e humanas, pelo conceito do IBGE. Outras são feitos os arranjos territoriais, Independente Do limite entre os estados. As regiões São subdivididas em: nordeste, região Das perdas política, econômica e demográfica; Centro-sul E Amazônia. Porque é onde tem a maior concentração de pessoas é onde temos um estudo mais profundo sobre a parte política econômica e demográfica do país. E por fim a criação de macro regiões são elas que: concentrado em Centro-Oeste nordeste Amazônia. Amazônia, em preservação da natureza e exploração de madeira, concentrada em toda região sul e sudeste é onde está a maior parte da população brasileira; o centro-oeste com a parte de agricultura e o Nordeste com a parte de desenvolvimento turístico devido ao solo no sertão rico então a parte de agricultura no nordeste fica comprometida , mas com isso a regionalização é formada.

3) Disserte sobre a história regional da região norte.

Resposta: A região Norte do Brasil tem como principal característica a presença da Amazônia, representando uma área de vazio demográfico, a princípio pelo seus aspectos naturais que dificultaram a sua ocupação mais intensiva, com algumas exceções devido a imigração.

 

4) Disserte Sobre as sub-regiões do nordeste.

Resposta: Podemos classificar as sub regiões da região Nordeste, como Agreste, Que a área mais populosa da região, onde nós temos a maior parte da população, as ondas de encontro do espaço nordestino com feiras, festas e e rede urbana integrada. Já no sertão o clima é mais seco, a presença de criações de gado é menor. As criações e e as plantações são feitas para sobrevivência da população e a grande presença da pobreza no sertão, justamente por não ter tantos recursos necessários para sobrevivência do povo. Onde os fatos de parte do Nordeste conseguir produzir o próprio alimento É o desvio Das águas do rio São Francisco, o que fez com que o sertão tivesse vida.

5- Disserte sobre a modernização conservadora e o centro-oeste.

Resposta: A modernização conservadora e do-Oeste, vem desde os primórdios da colonização onde se concentrava a maior parte da população nas capitais. Com isso a parte de agricultura ficou defasado sendo necessária somente a exploração de mão-de-obra humana, nas lavouras, nos campos, nas meninas, nos Cafezais e onde não houve tanta modernização principalmente na região conservadora. No centro-oeste com a formação de Brasília, foi aumentada as técnicas para colheita, já que lá os recursos hídricos são poucos, Ficando longe do litoral, Eles aprimoraram certas técnicas para poder aprimorar agricultura do local, por isso lá ficou a maior concentração de pecuária e agricultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com