TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História do Pensamento Geográfico

Por:   •  4/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 2

AD1 – 2018

Curso: Licenciatura em Geografia

Disciplina: História do Pensamento Geográfico

1. Estabeleça a diferença entre História da Geografia e História do Pensamento Geográfico.

R: Enquanto a História da Geografia se preocupa em estudar os fatos geográficos que ocorreram na Terra através dos tempos, a Históra do Pensamento Geográfico se ateve em estudar as principais correntes geográficas (Geografia Clássica, Neopositivista, Radical, Cultural e Pós-moderna), ou seja, entender as multiplas interpretações e obras de geógrafos no que se refere aos objetos de estudo da Geografia.

2. Explique como David Livingstone definiu o que ele veio a chamar “tradições geográficas”.

R: Ele definiu “tradições geográfica” como sendo um conjunto de histórias que se misturaram em diversos tempos e sociedades, formando o que conhecemos hoje como sendo geografia

3. Quem foi Vidal de la Blache? Qual a sua importância no desenvolvimento do pensamento geográfico clássico?

R: Geografo francês, ícone da história do pensamento geográfico, afirmava que “o homem também transforma o meio onde vive e não é modificado pelo meio em que vive”, afirmava também que geografia não deveria estudar o homem, mas sim o meio em que ele vive.

Pois foi fundador da corrente de pensamento denominada por Possibilismo, trazendo para a geografia a importância do tempo e da história.

4. Como você explicaria o que foi o período pré-científico da Geografia? Qual era a produção geográfica que se fazia nesse período?

R: Foi o período no qual as primeiras civilizações pensavam em geografia de acordo com suas aptidões e necessidades, seja em um desenho em uma parede em uma caverna para indicar um acontecimento ou lugar, seja para indicar formações geológicas de um determinado arquipélago, seja para descrever detalhes topográfico e formação hidrográfica precisa de uma determinada região, seja para descrever um determinado fato histórico ou descrever a natureza de um lugar, chegando a evoluídos povos que realizavam até senso demográfico e tinha noções de movimento de rotação e translação da terra, passando pelos Egípcios, Mesopotâmicos, Chines, Gregos, Romanos.

Representação da superfície da Terra através dos mapas e descrição do que há nos lugares e uma ordenação

5. Que influência os pesquisadores ou pensadores do período do Renascimento exerceram no desenvolvimento científico da Geografia?

R: Popularizaram a Geografia como ciência através de suas diversas reedições, realizaram diversas contribuições teóricas, promoveram a elaboração do primeiro atlas com descrições perfeitas para a época, bem como desenvolvimento de teorias e tradições geográficas importantíssimas até os dias atuais.

l

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com