TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História do Pensamento Geográfico

Por:   •  10/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.342 Palavras (6 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 6

A) Apresente os principais aspectos do projeto científico de A. Humboldt e discuta sua importância para a ciência no século XIX.

As ideias de Humboldt foram inspiradas, principalmente, na síntese entre ciências e uma corrente de pensamento filosófica, baseada do idealismo alemão e no romantismo. Considerado como pai da geografia moderna por muitos estudiosos, foi essencial para a configuração de muitas ideias geográficas, em principal, no ramo da geografia física.

Influenciado pela botânica e geognosia, por meio do uso do método comparativo com abordagens “ecológicas”, comparava sistematicamente às paisagens que estudava com a de outras partes do mundo, o que se tornou uma das essências do método geográfico invés, apenas, do método classificatório. Também teve perspectiva histórica em suas análises rompendo com a visão que a natureza seria algo imóvel e estático. Portanto, quando estudou sobre plantas e sua distribuição espacial, ele conseguiu concluir que é fundamental conhecer o passado dos organismos para se entender como estão espalhados pelo planeta, juntando assim seus pensamentos com a teoria evolucionista.

Os pensamentos de Darwin com um elo com a concepção mecânica, dotou uma perspectiva diferente da ciência de seu tempo, se tornando influente para diversos ramos ciência moderna como a geologia, mineralogia, meteorologia, climatologia e a oceanografia. Conseguiu criar ecos para posteridade principalmente por sua dualidade com discursos que demonstravam a importância da ciência em dois níveis de analise, cosmológica e regional, pois são formas que se completam. Nesta linha de pensamento, teve um enfoque em na “fisionomia das regiões”, trabalhando a relação do homem e da paisagem.

Suas expedições científicas fora da Europa, clarearam a ideia de investigar sempre a ação combinada das forças, da criação inanimada sobre o mundo vegetal e animal e sobre essa harmonia, investigando a complexa e rica problemática das relações entre os distintos fenômenos do planeta, em principal, a síntese que ligasse o estudo da natureza física com o da natureza moral. A forma como criou um sentimento íntimo sobre a natureza, influenciado pelo romantismo, transformou o estudo cientifico, o difundindo para um maior público. Humboldt dava um ponto de vista próprio à Geografia com sua metodologia, por isso é uma grande peça, se não a maior, para a Geografia moderna.

B) Apresente os principais objetivos da Antropogeografia de F. Ratzel e discuta suas relações com a teoria da evolução.

Friedrich Ratzel foi altamente influenciado pelas teorias da evolução, que estavam em plena discussão no momento em que Ratzel desenvolvia seus estudos e assim, no final do século XIX, considerou a influência exercida pelas condições naturais na vida do ser humano como objeto de estudo da Geografia, utilizando como base trabalho de Darwin – sendo de extrema importância para a Antropogeografia.

O pensamento é que, em algum momento durante a evolução, havia uma “humanidade única”, onde haveria centros civilizatórios que assumiram um papel de expandir o processo de civilização. Isto seria a causa da existência de traços culturais semelhantes, encontrados em diferentes lugares. Essas semelhanças depois de um período de tempo se alteram devido ao determinismo locacional, que modificaria a cultura de cada grupo humano disperso em diferentes espaços. Esse determinismo locacional, para Ratzel, também é caracterizado pela parte ambiental, como desequilíbrios ecológicos, efeitos climáticos, características dos solos, escassez de água, falta de alimentos e taxas de mortalidade e natalidade, pois determinam o desenvolvimento de um grupo a partir do momento que pode - se examinar as influência desses agentes sobre a atitude dos homens.

Ratzel trabalha com a ideia onde povos e culturas são hierarquizados desde um nível primitivo (menos evoluído) até o modelo ideal, o mais evoluído possível. Ele analisava as fronteiras desses estados, ao relacionar o tamanho e mobilidade de povos civilizados e de baixo escalão que residem dentro do território e concluiu que quanto maior o grau civilizatório, maior a fronteira e mais bem definida e quanto menos civilizado, mais flexível e menor será a sua delimitação.

A antropogeografia consiste em uma análise da ação humana, levando em consideração a história da relação do homem com o espaço que habita e entender como esse espaço também é fator essencial no homem a partir das condições naturais de cada espaço, é uma ciência descritiva que procura estabelecer classificações para os fenômenos análogos a vida dos povos e dos Estados que possuem territórios semelhantes.

Por exemplo, o Oceano Atlântico influência de maneira distinta na América do Sul e na Europa. Mesmo sendo o mesmo mar e sendo o mesmo onde quer que esteja, a forma que influencia em cada lugar, varia de zona para zona. A distribuição da sociedade humana diferencia um povo de uma região X do povo de uma região Y. Portanto, para ter um estudo sobre um determinado povo, deve-se estudar a história da terra, especialmente, a evolução dela.

A antropogeografia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (51 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com