TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impactos da Revolução tecnológica no espaço geográfico e no sistema produtivo

Por:   •  11/9/2017  •  Dissertação  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  2.913 Visualizações

Página 1 de 4

Colégio Inova-ação

Curso de geografia

Kauê Vilhegas

        Impactos da Revolução tecnológica no espaço geográfico e no sistema produtivo

São Paulo

2017


Kauê Vilhegas

Impactos da Revolução tecnológica no espaço geográfico e no sistema produtivo

Trabalho apresentado no curso

de geografia do colégio Inova-Ação

Orientadora: Fabíola Pancera

São Paulo

2017

Sumário

Revolução tecnológica......................................................................página 1

Imagens e infográficos......................................................................página 3

Bibliografia........................................................................................página 5

Revolução Tecnológica

 A revolução Tecnológica também pode ser conhecida como, terceira revolução industrial ou revolução técnico-científica, teve início após a segunda guerra mundial onde ingressou em uma etapa de profundas evoluções no campo tecnológico desencadeada principalmente pela junção entre conhecimento científico e o processo de produção industrial.

A Revolução Técnico-científica permitiu o desenvolvimento de atividades na indústria que aplicam tecnologias de ponta em todas as etapas produtivas. Foi responsável pela total integração entre a ciência, a tecnologia e a produção. Hoje as descobertas científicas encontram-se em grande parte, voltadas para o mercado. Quando uma inovação é realizada, especula-se como aquilo poderá transformar o cotidiano das pessoas.

Esse processo também foi o responsável pela instrumentalização da economia financeira, mais conhecida por Economia de Mercado, e sua integração mundial, vinculada com globalização.

Apesar de tudo isso, a revolução tecnológica apresenta impactos no espaço geográfico como, a criação de série de mecanismos para facilitar a manipulação dos elementos da natureza e dinamizar o processo de exploração de recursos, com o auxílio de máquinas.

Na produção agropecuária é necessário retirar toda cobertura vegetal original que é substituída por pastagens e lavouras, surgindo impactos ambientais, como a erosão, poluição, contaminação do solo e entre outros.

Na extração mineral, o espaço geográfico é bastante atingido, como no Brasil onde a extração mineral vem desde a época da mineração do ouro em Minas Gerais, sofrendo profundos impactos e mudando de forma drástica todo arranjo espacial do lugar que está sendo explorado.

Nos centros urbanos, as alterações são percebidas nas edificações, essas transformações ocorrem em áreas que antes eram desabitadas e passaram a abrigar construções residenciais, além das áreas destinadas ao comércio e a indústria.

As décadas de exploração ocasionaram a extinção, somente no século XX pelo menos 15% das espécies da fauna e da flora foram extintas.

 As constantes intervenções humanas no espaço causam uma infinidade de problemas como o aquecimento global, efeito estufa e escassez de água, que reflete na própria sociedade, seria a natureza se voltando contra o próprio homem.

1

Podemos concluir que fica evidente que o homem necessita da natureza para obter seu sustento, no entanto, o que tem sido promovido é uma exploração irracional dos recursos.

Já no sistema produtivo a introdução de novas tecnologias desencadeou uma série de efeitos sociais que afetaram os trabalhadores e sua organização. Esses efeitos repercutiram nos processos de trabalho, na qualificação da força de trabalho, nas próprias condições de trabalho, na saúde do trabalhador e consequentemente nas políticas de ocupação, afetando diretamente a questão do emprego. O uso de novas tecnologias trouxe em muitos países a diminuição do trabalho necessário, que gera uma economia líquida do tempo de trabalho, uma vez que, com a presença da automação microeletrônica, começou a ocorrer uma diminuição dos coletivos operários e uma mudança na organização dos processos de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (568.2 Kb)   docx (560 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com