TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da Logistica

Por:   •  14/4/2015  •  Dissertação  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 4

A importância da logística

Hoje, fala-se muito em logística. As empresas cada vez mais estão criando departamentos de logística como se estivessem fazendo algo revolucionário, inovador, que não existia antes. Mesmo sem utilizar esse nome, toda empresa tem que utilizar a logística para produzir e entregar os seus produtos com qualidade e dentro do prazo. A logística está intimamente ligada à ideia de planejamento de cada detalhe que não pode falhar, sob pena de colocar em xeque a credibilidade da empresa. Eu tive problemas há alguns dias com a entrega da Folha. Reclamei no 0800, não obtive solução, o jornal continuou não chegando. Aí escrevi e-mails ao presidente da Organização Folha, Sr. Otávio Frias de Oliveira Filho, justamente reclamando da falha na logística da empresa. Se o produto que a empresa produz, no caso o jornal, não chega ao assinante que paga por débito automático todo mês pelo produto, há uma falha de logística muito grande. Não há uma conexão entre o produto fabricado e o consumidor final. Anteontem, domingo, voltei a receber o jornal, às 10h.

Ontem, segunda-feira, recebi às 7h30, horário normal. Espero que continue assim. A partir desse fato, fiquei pensando: toda empresa, por menor que seja, tem que possuir um departamento de logística que funcione de fato. Se você ligar para o disque-pizza, e a pizza chega duas horas depois fria, significa que houve uma falha de logística imperdoável. O termo logística sempre foi utilizado pelos exércitos nas guerras. Uma falha de logística como não enviar os tanques ao front, no momento certo, significava a morte dos soldados e a perda da batalha. Sou contra qualquer tipo de guerra, mas concordo que a logística significando planejamento e estratégia é um recurso que hoje toda empresa deve utilizar com rigor. Uma fábrica de telhas, por exemplo, aqui na região, vende uma encomenda de 1 milhão de telhas para o Nordeste, com data de entrega marcada para daqui a um mês. Se a empresa não tiver estrutura, não adianta fazer uma venda desse porte porque o produto não será entregue a tempo ou será feito com material inferior, sem controle de qualidade. Cabe à logística prever tudo isso: a capacidade da empresa de produzir, de vender e de entregar. Conheço pouco desse tema, mas cheguei à conclusão que cada vez mais é necessário planejar a nossa vida a partir de uma logística. Há pessoas que marcam encontro com várias na mesma hora, em locais diferentes, e que não comparecem a nenhum. Faltou logística nesse comportamento. E o resultado é que, da próxima vez, ninguém aparecerá para se encontrar com esse indivíduo desorganizado e furão. Com empresa funciona da mesma maneira. Troquei os pneus do carro semana passada, hoje recebi telefonema da empresa para saber se a troca foi bem feita. A logística funcionou.

(http://www.jornalcidade.net/rioclaro/colaboradores/jaime-leitao/37338-A-importancia-da-logistica/)


Redação

Hoje em dia, vivemos em um mundo onde a logística está muito presente em nossas vidas. E com falta de conhecimento, não sabem a importância dela no dia-a-dia, e não sabem onde ela atua.

Vivemos tempos de oportunidades para o mercado de logística, em especial aqueles setores que exigem especialização, tal como a logística para e-commerce. Muito diferente do tradicional, a logística de uma loja virtual requer precisão, velocidade, baixo tempo de resposta e um serviço de pós-venda de alto nível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (95.8 Kb)   docx (297.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com