TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MAPAS E CARTOGFRAFIA

Casos: MAPAS E CARTOGFRAFIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  4.827 Palavras (20 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 20

FACULDADE ANHANGUERA DE GUARULHOS - PEDAGOGIA

FUNDAMENTO E METODOLOGIA DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

ATPS

Prof. Andressa Tasso

Curso: Pedagogia

Semestre: 4º A

Período: noturno

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..................................................................................................

PLANO DE AULA..............................................................................................

MAPA DO TRAJETO PERCORRIDO ATÉ A FACULDADE...........................

ETAPA 1- PASSO 4 RELATÓRIO DA PESQUISA............................................

ETAPA 2- PASSO 3 LINHA DO TEMPO..............................................................

ETAPA 2-PASSO 4 RELATÓRIO DA PESQUISA............................................

PLANO DE AULA

Da casa a escola

Objetivos

Desenvolver o trajeto da residência até a escola

Identificar os pontos de referência.

Aprender diferentes representações cartográficas do bairro.

Conteúdo

Cartografia.

Anos

4º e 5º.

Tempo Estimado

3 aulas

Material necessário

Croquis (desenhos, esboços de plantas) de propagandas de apartamentos, fotos do bairro (aéreas e de satélite) conseguidas no Google Earth.

Desenvolvimento

1ª ETAPA Peça que cada aluno observe o trajeto entre a casa e a escola. Desperte a atenção para os nomes das principais ruas e outros pontos de referência (prédios comerciais e outros locais conhecidos). Oriente-os a anotar as observações, escrevendo um texto descritivo com nomes de ruas e pontos de referência.

2ª ETAPA Peça que passem as informações do texto para outra linguagem: a do desenho. Assim como nos croquis distribuídos, devem constar informações para localizar o leitor.

3ª ETAPA Distribua fotos aéreas e de satélite da rua da escola e do bairro, explicando que elas são nossa real localização vista no plano aéreo. Solicite que a turma identifique o trajeto e os pontos citados nos desenhos.

Avaliação

Pergunte se os pontos de referência mencionados podem ser vistos na foto aérea e na de satélite. Compare os croquis confeccionados e as fotos, questionando as diferentes representações cartográficas.

MAPA:

RELATÓRIO DA PESQUISA

VANESSA

História da Paróquia

Diz a tradição, pelas vozes de Bráulio Coutinho, Elelvira Martins Guimarães e outros, cujas vozes soaram alto em nossa tradição, que uma das histórias mais conhecidas sobre a origem da capela do Senhor Bom Jesus, e divulgada pela imprensa durante a comemoração do primeiro centenário de Arujá, que por volta de 1741, diz a tradição, segundo crença popular, uma imagem de Jesus Cristo foi encontrada pelos índios, no lugar onde hoje está situada a igreja do Senhor Bom Jesus. Recebeu a imagem o nome de Senhor Bom Jesus. Recebeu a imagem o nome de Senhor Bom Jesus do Arujá.

Conta ainda a tradição que foi construída uma orada para abrigar a imagem. Por várias vezes a imagem foi retirada da orada e levada para fazendas próximos. Por milagres, segundo a crença do povoado, ou arrependimento dos fazendeiros, a imagem sempre retornava para a orada.

Foi então que sitiantes da região, impressionados com o fato e sua repercussão passaram a acreditar que a imagem queria que fosse construída uma capela naquele lugar. Esta foi então construída por escravos, na mesma época.

QUEILA

IGREJA NOSSA SENHORA DO BONSUCESSO

Erguida por volta de 1670, a capela em homenagem a Nossa Senhora do Bonsucesso, no centro da região. Um vilarejo que se desenvolveu ao redor dela, originando assim a Vila Bonsucesso ou Bonsucesso Velho, após essa data muitas outras igrejas foram levantadas em várias regiões no Brasil.

Existe a crença, que ao redor a igreja seja milagrosa, ali também acontece a Festa da Carpição onde romeiros várias partes do Brasil, principalmente de Minas Gerais e interior e de São Paulo se reúnem para a carpição ao redor da igreja que acontecem nos três dias que antecedem o início da Festa do Bonsucesso que é constituída de várias missas e apresentações de artistas locais, bazar e etc. Estas duas festas são as amis antigas de Guarulhos, seu primeiro registro e de 1741 mas acredita-se que sejam bem mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com