TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mapas

Trabalho Escolar: Mapas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 2

Principais Atividades

elaborar projetos de melhoria na qualidade de vida da população promover a inclusão social trabalhar em locais menos favorecidos das periferias, na tentativa de tirar pessoas das ruas e acomoda-las em abrigos públicos planejar e supervisionar projetos de saneamento, saúde, alimentação, empregos, lazer, etc, que atingem toda a população trabalhar junto à grupos excluídos, na tentativa de atenuar as desigualdades sociais fiscalizar a realização dos trabalhos sociais junto ao governo trabalhar em presídios, em projetos de profissionalização e reintegração dos internos à sociedade realizar projetos em abrigos e albergues de melhoria das condições de vida fiscalizar instituições como asilos, orfanatos e abrigos, para verificar as condições mínimas de higiene e alimentação fiscalizar adoções trabalhar junto à orfanatos na integração da criança à nova família

O que é ética?

Pode-se conceituar ética como sendo o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal.

A ética propõe-se a desvendar não aquilo que o homem de fato é, mas aquilo que ele deve fazer em sua vida, criando necessidades e capacidades antes inexistentes.

A ética não cria a moral, visto que a moral é um conjunto de princípios, valores e normas de comportamento. A ética procura determinar a essência da moral, sua origem, as condições subjetivas e objetivas, entre outros. Conclui-se então, que a ética não é moral, por não poder ser resumida a um conjunto de normas e prescrições.

Comportamento ético no mundo globalizado

Com a globalização, a responsabilidade ética está, cada vez mais, sendo discutida pela sociedade. Vivemos num mundo de muitas diversidades, principalmente desigualdades e exclusões sociais, econômicas e culturais, criando uma a indignação do homem, pois o "capitalismo selvagem" torna as pessoas individualistas, não pensando nos outros e apenas nelas próprias. A partir daí a ética vai procurar explicar o comportamentos humano.

Com o questionamento e a reflexão da ética, nasce a possibilidade de crítica à moral, permitindo a desmitificação do preconceito, do individualismo e do egoísmo, impulsionando o exercício da valorização e da liberdade.

Ao desenvolver as suas capacidade, o homem se diferencia dos outros seres, sendo capaz de "se comportar como ser ético, porque só ele é capaz de agir teleológicamente. Para tal, ele cria alternativas de valor, escolhe entre elas, incorporando-as em suas finalidades, por isso o ser social é tão capaz de viver em liberdade, capacidade fundamental do agir ético. Para que a liberdade exista, é preciso que os homens tenham, objetivamente, condições sociais que lhes permitam intervir conscientemente na realidade, transformando os seus projetos ideais em alternativas concretas de liberdade, ou seja, d novas escolhas e novos projetos." ( BARROCO, 1999, pg.122).

Ética profissional

...

Baixar como  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »