TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mapas Cartográficos

Casos: Mapas Cartográficos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 2

Mapas Cartográfico

A cartografia como atividade já aparece nas descobertas Pré-Históricas, antes mesmo da invenção da escrita. Como vocábulo, Cartografia foi criado pelo historiador português Visconde de Santarém em carta de 8 de dezembro de 1839, escrita em Paris e dirigida ao historiador brasileiro Adolfo de Varnhagem.

Conceitualmente pode-se dizer que a Cartografia é uma atividade meio. Seu uso é abrangente, servindo de suporte à diversas ciências e tecnologias, a cartografia constrói seu produto conforme as necessidades apresentadas e o entrega na forma de mapas, único instrumento capaz de representar em escala, com o grau de exatidão requerido, informações quantitativas e temáticas necessárias ao planejamento.

Antes da consagração deste termo o vocábulo usado era cosmografia. As informações cartográficas constituem as bases sobre as quais se tomam decisões e encontram soluções para os problemas sócio-econômicos e técnicos existentes. A Cartografia foi a principal ferramenta usada pela humanidade para ampliar os espaços territoriais e organizar sua ocupação.

Hoje ela está presente no cotidiano da sociedade, levando soluções para problemas urbanos, de segurança, saúde pública, turismo e auxiliando as navegações.

Comparação de mapas Cartográficos antigos x moderno

Os mapas são a mais antiga representação do pensamento geográfico. Registros que mostram que eles existiam na Grécia antiga e no Império Romano, entre outras civilizações da Antiguidade. Os primeiros eram feitos de madeira, esculpidos ou pintados, ou desenhados sobre a pele de animais.

.

Os mapas antigos não contavam com as tecnologias da atualidade (ex: satélites, computação...) era repleto de imperfeições principalmente quando se tratava de proporcionalidade, não contavam com escalas. Mostrava apenas a rosa dos ventos, vegetação, relevo, e clima do certo território, que por sinal não eram de fácil entendimento, ou seja, não eram mostrados de forma detalhada, pelo fato de não serem explicadas por meio de legendas. Servia basicamente para delimitar território, sendo deste modo uma referência para viajantes e comerciantes que precisariam de tal método de orientação para seguir com sua navegação.

Os mapas modernos diferentemente dos antigos contam com as novas tecnologias da informação (satélites, computação e telecomunicações, por exemplo) que têm possibilitado a utilização de novas técnicas de coleta e processamento de dados do espaço geográfico. Além de legendas, os mapas atuais contam com informações detalhadas sobre tal território, como por exemplo: Escala, altitude, relevo, e clima ( informações sobre o clima são bastante precisas, pois auxiliam na agricultura, previsão do tempo, construção de rodovias, aviação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com