TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio Ambiente

Por:   •  3/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.433 Palavras (6 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho abordará a Responsabilidade Social e o Meio Ambiente, classificando e descrevendo a diversidade de ecossistemas presentes no Brasil, bem como os componentes principais para o funcionamento do ecossistema. Bem como a natureza e seu comportamento natural e aquecimento global, com afirmações cientificas de como está a situação atual e previsões para o futuro caso o mundo não mude de atitude.

2. RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

2.1 ECOSSISTEMAS

O ecossistema é a unidade principal de estudo da ecologia e pode ser definido como a junção de condições físicas, biológicas e químicas, ou seja, envolve os meios bióticos (seres vivos) e abiótico (cilma, rochas, mineral). – Faria, Caroline.

Para o funcionamento do ecossistema, é necessário que haja quatro componentes principais em que um organismo é dependente do outro:

Fatores Abióticos: caracterizam-se por não possuir vida, como por exemplo os fatores físicos e químicos (luz solar, radiação, calor, umidade do ar, nutrientes presentes na água). Apesar de serem componentes básicos, são fundamentais para o total funcionamento do ecossistema.

Fatores Autótrofos : são organismos capazes de produzir seu próprio alimento através da fotossíntese e quimiossintese, podendo citar como exemplo algas ou plantas angiospermas.

Fatores heterotróficos: caracterizados por não serem capazes de produzir seu próprio alimento, alimentando-se de outros seres, que podem ser animais ou vegetais, como por exemplo elefante, girafa e leão.

Fatores Heterotróficos: são os seres decompositores, que se alimentam de matéria morta, podendo citar os fungos e bactéricas como exemplo.

No Brasil, podemos identificar diferentes tipos de ecossistemas, os quais citaremos a seguir.

2.1.1 FLORESTA AMAZÔNICA

Um perfeito exemplo de equilíbrio do ecossistema pois tudo o que é produzido por ela é aproveitado de forma eficiente. O solo da floresta amazônica não é muito rica, pois possui apenas uma fina camada de nutrientes. Esta é formada pela decomposição de folhas, frutos e animais mortos. Este rico húmus é matéria essencial para os milhares de espécies de plantas e árvores que se desenvolvem nesta região. De acordo com Natália Petrin, atualmente este ecossistema apresenta 1,5 milhão de espécies de vegetais já identificadas pelos cientistas.

2.1.2 MATA ATLÂNTICA

Infelizmente desde o descobrimento do Brasil, este ecossistema vem sendo destruído pelo homem, iniciado pelos portugueses com a extração do pau-brasil. A poluição e desmatamento ilegal se tornaram o motivo da extinção desta mata. Caracteriza-se por arvores altas e médias e por uma fauna rica de mamíferos, anfíbios, aves, insetos, peixes e répteis.

2.1.3 CERRADO

Comemorado em 11 de setembro, o Cerrado é um ecossistema típico de locais com as estações climáticas definidas (uma época bem chuvosa e outra seca) e regiões de solo arenoso, com aspecto avermelhado. Suas arvores são baixas e com galhos tortuosos, cascas grossas, e raízes profundas. Existem variadas espécies de animais como lagartos, onça pintada, buriti, lobo guará e tamanduá-bandeira.

2.1.4 CAATINGA

As arvores deste ecossistema se adaptaram para longos períodos sem agua, pois, a caatinga é típica de regiões com pouca chuva. Algumas de suas arvores tem armazenamento de agua, outras tem raízes profundas e galhos retorcidos. Seu solo é pedregoso, inviável para a agricultura. Veado-catingueiro, preá, gambá, sapo-cururu, cutia, tatu-peba, ararinha-azul, asa-branca, sagui-de-tufos-brancos, pica-pau-anão-da-caatinga são alguns dos animais que compõe a fauna da caatinga.

2.1.5 PAMPA

Se caracterizam pela presença de uma vegetação rasteira e pequenos arbustos e não dependem de grande quantidade de chuva. Tornou-se muito útil para a pecuária. Além disso, é possível o plantio de arroz, soja, milho e trigo.

2.1.6 PANTANAL

Considerado pela UNESCO um patrimônio natural mundial e reserva da biosfera, o Pantanal é um dos ecossistemas mais ricos do Brasil, por ser uma área de inundação continua e pelos animais viverem em perfeito equilíbrio ecológico. Há uma grande diversidade vegetação nesse ecossistema. Nas planícies encontra-se uma vegetação de gramíneas. Nas regiões intermediárias, desenvolvem-se pequenos arbustos e vegetação rasteira. Já nas regiões mais altas, podemos encontrar árvores de grande porte.

2.1.7 VEGETAÇÃO LITORÂNEA

Típicas do litoral brasileiro, os ecossistemas dessa categoria abrigam uma biodiversidade grande, tanto nas restingas quanto nos manguezais. São grandes também as variedades em espécies de animais crustáceos, peixes e aves.

2.2 A NATUREZA E O COMPORTAMENTO DOS SISTEMAS NATURAIS

O sistema terrestre é constituído a partir da interação dos elementos, denominados subsistemas. São eles: Litosfera (ou Geosfera), Atmosfera, Hidrosfera e Biosfera.

2.2.1 LITOSFERA

É a camada rígida que forma a crosta terrestre. Este manto terrestre pode se estender por 30Km de profundidade dependendo da sua localização de acordo a altitude em que nos encontramos. A Litosfera envolve em seu sistema as rochas, vulcões e placas tectônicas, bem como os materiais que se encontram no interior da Terra.

2.2.2 ATMOSFERA

De acordo com Rodolfo Alves Pena, atmosfera é a dinâmica climática e dos gases que envolvem a camada de ar da Terra. O funcionamento dos climas e os fatores a ele relacionados, tais como as chuvas, a umidade, a pressão atmosférica, entre outros dispositivos, são itens incluídos nesse subsistema. Ela composta por azoto (78%) e oxigénio (21%), seguindo-se o árgon (0.9%) e o dióxido de carbono (0.03%), para além de outros gases menos significativos.

2.2.3 HIDROSFERA

É a camada ou esfera líquida do planeta, formada pelos oceanos, mares, glaciares, rios, lagos e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (88.3 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com