TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modernização da agricultura

Por:   •  17/10/2015  •  Resenha  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 2

4.1.3 Modernização da Agricultura


A modernização da Agricultura começou em meados do século 20, e mudou muito a organização agrícola brasileira. Com as sérias dificuldades da agricultura tradicional, os países capitalistas buscaram ampliar os seus investimentos.        

        A agricultura começou a crescer muito, não se produzia mais apenas para botar a comida dentro de casa, e sim para obter cada vez mais lucros e acumulo de capital, seja com indústrias ou mercados, além disso gerou muitos empregos para quem não queria ficar no campo.

        A partir disso, começou a se produzir sementes adequadas para diferentes tipos de solos e climas, máquinas, equipamentos, implementos, fertilizantes, pesticidas, etc, que gerava muito mais lucros, tanto para os agricultores, como para as indústrias.

        As mudanças se intensificaram após 1965, veio as grandes tecnologias de alto valor: tratores, colheitadeiras, automotrizes, plantadeiras, etc. Outra mudança foi as físico-químicas, com a incorporação de fertilizantes industriais, agrotóxicos, produtos veterinários, etc. Com essas mudanças físico-químicas veio alguns problemas, surgiram novas espécies de pragas, e uso exagerado de pesticidas que atacaram os inimigos naturais, gerando um desiquilíbrio do agroecossistema.

        Com o passar dos anos, novas tecnologias surgiam, as terras passavam de inúteis, para produtivas, surgiam novas sementes (como o milho híbrido), e a agricultura ficou altamente valorizada, e o estado brasileiro teve um papel muito importante, ajudando os agricultores, seja com financiamentos, seguro, etc. Outras fontes de ajudas aos agricultores foi a Embrapa  e a Emater.

        Virou um grande ciclo, onde todo mundo lucrava: Agricultores, indústrias, bancos, governo, transporte, comércio, etc. Dentro de tudo isso, como em tudo, ouve desvios e algumas perdas. Algumas pessoas não utilizavam corretamente os recursos, e muitas vezes atingiam o meio ambiente, por meio de desmatamento, envenenamento de águas... Com isso alguns animais iam sumindo.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (27.5 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com