TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCEITO DE REGIÃO E SUA DISCUSSÃO

Por:   •  7/8/2021  •  Resenha  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha sobre o texto O CONCEITO DE REGIÃO E SUA DISCUSSÃO, de Paulo Cesar da Costa Gomes.

O termo região remonta os tempos do Império Romano, quando a palavra regione era utilizada para designar áreas, independentes ou não, subordinadas a Roma. A questão é a mesma que deu origem ao conceito de região na Antiguidade Clássica, e se refere à “relação entre centralização, uniformização administrativa e a diversidade espacial, diversidade física, cultural, econômica e política, sobre a qual este poder centralizado deve ser exercido”.

A partir sobre o conceito de região, o autor chega a três grandes conclusões: o conceito de região permitiu, em grande parte, o surgimento das discussões políticas sobre a dinâmica do Estado, a organização da cultura e o estatuto da diversidade espacial; o debate sobre o conceito permitiu também a incorporação da dimensão espacial nas discussões relativas à política, cultura e economia, e no que se refere às noções de autonomia, soberania, direitos, etc; e, por último, foi na Geografia que as discussões atingiram maior importância, já que região é um conceito-chave dela.

No texto evidencia-se também pelo menos três grandes domínios nos quais a noção de região está presente. O primeiro é “linguagem cotidiana do senso comum”. Onde os princípios fundamentais são o de localização e extensão. Emprega-se expressões como “a região mais pobre”, “a região montanhosa”, ou “a região da cidade X”. Percebe-se que os critérios são diversos, não há precisão nos limites e a escala espacial também varia bastante. O segundo domínio é o administrativo, ou seja, a região é vista como uma unidade administrativa. Nesse caso, a divisão regional é a base para definição e exercício do controle na administração dos Estados e de suas subunidades, quando for o caso. O terceiro domínio é o das “ciências em geral” nas quais o emprego da noção de região associa-se também a ideia de localização de determinados fenômenos. Aqui, o emprego resguarda a etimologia, pois região é vista como “área sob um certo domínio ou área definida por uma regularidade de propriedades que a definem”.

As tentativas de “elevar” o conceito de região ao nível de um conceito científico têm se verificado como fundamentais na Geografia. As dificuldades são muitas, já que os geógrafos, assim como outros cientistas sociais, herdaram “as indefinições e a força de seu uso na linguagem comum e a isto se somam as discussões epistemológicas que o emprego mesmo deste conceito os impõe”. Os geógrafos passam, então, a adjetivar a noção de região como uma tentativa de “diferenciá-la de seu uso pelo senso comum”. Nos últimos dois séculos surgiram os conceitos de região natural, região geográfica, região homogênea etc. As discussões que passam a ser travadas sobre eles acabaram provocando debates nos quais o tema predominante passou a ser “a natureza, o alcance e o estatuto do conhecimento geográfico”.

Referência Bibliográfica: SOBRE O CONCEITO DE REGIÃO - Luiz Alexandre Gonçalves Cunha.

Diego Neris Isidoro.

Geografia Bacharelado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (57 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com